
A MercurySteam trabalhou em estreita colaboração com a Nintendo no ano passado trazendo Metroid: Samus Returns, que foi lançado para o Nintendo 3DS. Essa não foi a primeira vez que o estúdio colaborou com uma empresa japonesa, pois a Konami estava presente quando a equipe estava criando os jogos da série Castlevania: Lords of Shadow.
Em uma nova entrevista recente, Enric Álvarez, da MercurySteam, foi questionado sobre as diferenças de trabalho com produtoras japoneses e ocidentais. Álvarez falou especificamente da Nintendo e afirmou que eles valorizam a qualidade, o polimento e a satisfação dos jogadores acima de tudo.
“Especialmente com a Nintendo, a maior diferença é que eles se preocupam com qualidade. Tudo o que eles gostam é dar satisfação aos seus jogadores. O resto é secundário.
Você não pode encontrar este trabalho em uma desenvolvedora ocidental, porque há sempre restrições de tempo, há sempre muita pressão. Também há pressão para trabalhar em qualquer ambiente, especialmente quando estamos falando de enormes quantidades de dinheiro – eles estão sempre um pouco preocupados com esse dinheiro, o que é normal e justo. Mas acho que a maior diferença que encontramos está em nossa direção. Não estamos dizendo que não há pressão envolvida em ambos os lados, mas a pressão de uma publisher japonesa vem desse aspecto – qualidade. E a pressão em nossa experiência … a pressão vinda de uma editora ocidental vem de muitas outras direções ”.
Enric Álvarez também disse como a MercurySteam foi escolhido para Metroid: Samus Returns. Segundo ele, a Nintendo gostava de Castlevania: Lords of Shadow – Mirror of Fate (3DS), e achava que o estúdio estaria à altura para esse trabalho.