[Review] Touhou Azure Reflections

Desenvolvedora:  souvenir circ.
Publicadora: Unties
Gênero: Shoot-‘Em-Up
Lançamento: 30 de agosto, 2018
Preço na eShop (US):  $24.99
Formato: Digital
Touhou Azure Reflections é um side-scrolling bullet Hell que trás a experiência de um jogo tradicional de Touhou. O jogo tem um visual bem agradável, onde mistura modelos em 3D com uma jogabilidade em 2D. Você pode joga-lo solo ou em cooperativo de duas pessoas localmente com os joy-cons divididos.

Ao iniciar o jogo, você primeiro deve passar pelo tutorial, para quem já é familiarizado com jogos de Touhou, pode simplesmente ignora-lo, mas para quem nunca jogou até mesmo um jogo no estilo shoot ‘em up, recomendo primeiro aprender os movimentos. Use os direcionais digitais ou analógicos para se mover na tela; os botões atiram para o lado direito e esquerdo respectivamente; o butão ativa o Spell Card que são os ataques especiais; o botão ativa o Danmaku Rush para dar um dash e destruir vários inimigos seguidos; o botão ativa a barreira. Sabendo disso agora vamos para o gameplay!

O jogo possui apenas dois modos, o modo história e o Practice. O modo história tem quatro tipos de dificuldades: Fácil, Normal e Difícil – com o modo Lunatic para ser desbloqueado. Escolha o tipo de tiro que irá usar e/ou equipe acessórios antes de começar sua partida (pois ao iniciar o jogo você não poderá voltar ao menu ao menos que o conclua por completo). São cinco fases no total, cada uma pode ser concluída rapidamente e todas possuem um bossno final.

DmquGj3U0AAantE

Durante a batalha, enfrentamos uma horda de inimigos que vai aumentando conforme chegamos perto do boss. Os inimigos aparecem de qualquer lado da tela, muitas das vezes não há um sinalizador indicando a chegada deles, o que faz com que você tenha que prestar bastante atenção. A parte do boss é bem desafiadora, já que há muitos tiros em sequencias que cobrem praticamente toda a tela. Cada boss tem uma sequência de ataques diferentes e que podem mudar em cada etapa da batalha.

DmqIgomV4AEUDnE

Esse jogo tem um sistema de atordoamento, em que ao receber danos, você acaba ficando atordoado sem poder se mover ou atirar por alguns segundos. Para morrer no jogo basta tomar dois tiros seguidos – um vai te atordoar e o outro  o fará cair e perder a vida. O número de vidas depende do nível de dificuldade que escolher.

Dependendo da dificuldade escolhida você completa o jogo em menos de 1 hora! Sim, o jogo é bem curto, mesmo para o bullet Hell. O que implica com o preço cobrado na eShop ($24.99), que considero relativamente alto para a pouca quantidade de conteúdo oferecido.

DmqIYvFVAAM6vBT

A história do jogo é sem sal e genérica, não é algo que precise se preocupar. A trilha sonora também é dispensável, já que a maior parte do tempo você ficará preocupado em desviar dos projeteis na tela e derrotar o inimigos o mais rápido possível para avançar. O jogo possui também alguns extras como uma galeria, ranking online, uma playlist com as músicas do jogo, e um lugar onde você pode ver os modelos das personagens.

Cabe aqui um parágrafo para falar da modelagem das personagens. Em comparação com o outro jogo da franquia Touhou lançado para o Nintendo Switch (Touhou Kobuto V: Burst Battle), com personagens em 3D, a modelagem evoluiu muito! Talvez por serem de desenvolvedoras diferentes (CUBETYPE x souvenir circ.), mas como se trata da mesma franquia no geral, acho a comparação válida. Fato é que em Azure Reflections, as meninas estão mais bonitas do que na experiência anterior.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No geral, Touhou Azure Reflections é um jogo de partidas rápidas, mas sem um fator replay. Você precisa apenas concluir as três dificuldades disponíveis e o modo Lunaticque é desbloqueável conforme vai jogando. Caso não esteja acostumado com esse tipo de jogo, pode acabar se frustrando no início mesmo no modo mais fácil. A variedade de inimigos na tela é bem pobre, sempre se repetindo e o background conforme você vai progredindo durante a fase, o que deixa o jogo bastante monótomo.

Infelizmente o preço do jogo não compensa o conteúdo oferecido. Talvez se fosse um jogo em mídia física, o preço valesse pelo conjunto do pacote, mas se tratando de um jogo digital, recomendo a compra apenas quando estiver com uma boa promoção na eShop.

AVALIAÇÃO: 6

* Jogo avaliado com o código concedido gentilmente pela Unties *