[Review] Storm Boy: The Game

Storm Boy: The Game é a adaptação de um livro infantil homônimo escrito por Colin Thiele em 1966 para os video games que foi desenvolvido pelo estúdio australiano Blowfish Studios e está sendo lançado para o Nintendo Switch, PS4, Xbox One, PC, Mac, iOS e Android.

18

O jogo é muito simples: basta avançar e a história irá sendo contada gradualmente enquanto o menino percorre o cenário. A qualquer momento em que você apertar o botão “B”, o jogo voltará para a tela de título e você poderá continuar ou iniciar tudo novamente.

Durante o jogo, há diversos mini-games opcionais e alguns colecionáveis para encontrar perdidos pelo caminho, que podem ser conferidos depois numa opção a ser acessada pela tela de menu do jogo. O jogo em si é muito simples, mas é notável que não foi a intenção da Blowfish Studios criar uma mecânica inovadora ou algo do tipo, mas simplesmente contar a história do livro, e isso eles fazem muito bem.

beach-storm

Talvez tenha faltado adicionar alguns elementos de desafios que condicionassem o avançar da história, mas aqui tudo ficou mesmo focado no conto, e, apesar disso retirar do jogo um dos elementos chave de um jogo, também trouxe uma nova maneira de se contar uma história. Storm Boy: The Game pode ser entendido portanto, como um livro interativo.

No jogo, há um ponto em que eu destaco que poderia ser melhorado: O texto aparece “solto” na tela, sem nenhum balão de fala ou uma sombra para evidenciar as letras. Quando o cenário é mais escuro, a s letras são brancas, e quando o cenário é mais claro, as letras são pretas. As vezes isso acaba fazendo com que fique um pouco difícil de ler.

beach

Graficamente falando, o jogo é muito bonito e parece uma pintura. É muito agradável ficar parado apenas observando cada cantinho do cenário antes de prosseguir para a próxima sessão. Já a trilha sonora é bastante melancólica e combina com o tom em que a história é contada. Sobra a trama, não posso entrar em detalhes para não entregar spoilers.

Concluindo, se você está atrás de desafios, este não é o jogo para você, pois aqui não lhe é oferecido nenhum. Caso esteja procurando uma experiência diferenciada, e/ou uma boa história, este é um jogo ideal. Deve-se também observar que este jogo apresenta uma excelente oportunidade para crianças pequenas que estejam começando a jogar video games, pois seus mini-games apresentados são simples e não há penalidades.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Avaliação: 7

*Jogo avaliado com o código fornecido gentilmente pela Blowfish Studios*