[Review] YIIK A Postmodern RPG

Desenvolvedora: Ackk Studios LLC
Publicadora: Ysbryd Games
Gênero: RPG
Data de lançamento: 17 de janeiro de 2019
Preço na eShop (US): $19,99
Formato: Digital

YIIK segue o típico estilo de RPG com muita influência de RPGs japoneses apresentando um mundo totalmente em 3D e câmera em terceira pessoa. Particularmente me lembrou um pouco os jogos modernos da série Tales of, o que é algo grande, já que a maioria dos jogos indies tendem a ser em estilo 8 ou 16 bits. A arte do jogo segue um estilo bastante minimalista com poucas texturas prezando por objetos de cores solidas, gerando como resultado um mundo vibrante.

YIIK_SS_3-2

A história lhe coloca no papel de Alex, um jovem de vinte e tantos anos que acabou de chegar da faculdade. Alex é o faz o tipo de personagem nerd que gosta de videogames e às vezes chega a ser meio fresco em algumas situações. A narrativa também ajuda bastante a formarmos um conceito sobre o personagem, onde em situações os personagens agem de forma exagerada, lembrando um bocado os filmes dos anos 90.

YIIK_SS_5

Aliás, a história se passa nessa época. No jogo temos inúmeras referências aos videogames do passado, como o Super Nintendo e o Playstation na TV do quarto de Alex ou o Game Boy Clássico em cima do criado mudo. Há inclusive um diálogo em que eles citam jogos como Secret f Mana, Lufia 2 e Chrono Trigger, e não perdem a deixa para fazer propaganda de Two Brothers, outro jogo da desenvolvedora – aliás, Two Brothers está presente em todo o jogo na estampa da camisa de Alex – Encontramos pelo cenário aparelhos de VHS, percebemos que a TV é de tubo, o telefone é com fio e o computador lembra um bocado o Macintosh. Ainda falando sobre a história, ela mistura humor nerd com suspense e teorias da conspiração.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o gameplay, como já dito, é um RPG 3D em terceira pessoa, e suas batalhas ocorrem tanto de maneira aleatória no mapa do mundo, quanto por encontro com monstros dentro das dungeons. As lutas são por turnos, mas fogem um pouco dos padrões, pois cada personagem possui um minigame para realizar o golpe. Por exemlpo, Alex utiliza um disco de vinil e você tem que apertar o botão o máximo de vezes dentro de um espaço específico enquanto o disco gira. Outro personagem usará uma câmera fotográfica (não, não é a Camera Obscura de Fatal Frame) para desferir seus golpes, e para ter sucesso, você deverá apertar uma combinação de botões aleatórios no momento certo, como se fosse um jogo de ritmo.

YIIK_SS_4

Fora das batalhas há também a possibilidade de utilizar skills que irão servir para passar por diversos tipos de puzzle, seja para avançar no jogo, seja para pegar itens. E prepare-se para vasculhar cada lixeira, jarro ou objetos do tipo para ver se encontra algum item ou dinheiro.

YIIK_SS_2

O sistema de níveis aqui é um pouco diferente do convencional. Ao vencer uma batalha, você ganha uma quantidade de experiência correspondente aos inimigos que derrotou, mas só poderá se fortalecer numa área especial que só fica disponível a partir do segundo capítulo do jogo. Uma vez nessa etapa, você poderá escolher quais atributos irá
aumentar, e então pagar 100 pontos de experiência ao corvo para subir seu nível.

YIIK_SS_3

A trilha sonora do jogo tem pontos altos e baixos: umas músicas são muito cativantes, enquanto outras são um tanto enjoativas, mas nada que irá quebrar o ritmo do jogo.
Um ponto negativo do jogo, é que para iniciar uma batalha há um tempo um tanto longo de carregamento, que às vezes pode durar de 5 a 10 segundos. Entenda que num jogo de RPG com batalhas por turno aleatórias esse tempo de espera pode ser um pouco frustrante. Outro ponto negativo é ainda em relação às batalhas, por mais que os golpes dos protagonistas sejam variados e baseados em minigames, a ação em geral é um tanto lenta, e dependendo da quantidade de inimigos que estiver enfrentando, você ficará um tempo considerável na luta.

YIIK é um belo jogo, feito com muito capricho e que apesar do ritmo lento no início, irá fazer com que você fique intrigado para prosseguir jogando a fim de descobrir o que está acontecendo no enredo. Se você é fã de RPG, este é um prato cheio, com muitas horas de gameplay para lhe manter ocupado por um bom tempo.

Avaliação: 8.5

*Jogo avaliado no Switch com o código fornecido gentilmente pela Ysbryd Games*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *