[Review] The Liar Princess and the Blind Prince

Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
Publicadora: NIS America
Gênero: Aventura, Plataforma 2D
Data de lançamento: 12 de fevereiro de 2019
Preço na eShop (US): $19,99
Preço físico (US): $39,99 Storybook Edition

The Liar Princess and the Blind Prince é um jogo de aventura e plataforma 2D com sua estética baseada nos livros de contos de fadas, mas com um tom mais sombrio. A história do jogo se passa em uma floresta dominada por monstros e sob os cuidados de uma bruxa. Por isso, raramente os humanos ousam a entrar nesta floresta por temer as criaturas que lá habitam.

História do jogo

O jogo começa com uma cena de um lobo cantando sob o luar. É dito que esse lobo faz serenatas todas as noites e uma bela voz pode ser escutada saindo daquela sombria floresta. Isso acabou despertando interesse de um príncipe, que acabou indo até a floresta para saber de onde vinha aquela voz. Ao perceber a visita de um humano, o lobo decide não se mostrar, já que humanos e monstros são eternos inimigos. O lobo agora tem uma platéia para ouvir sua bela voz todas as noites.

Uma noite, após ouvir o lobo cantar tão graciosamente, o príncipe decide que chegou a hora de conhecer a dona daquela voz e então resolveu subir o penhasco. Com medo de saber que o dono da voz era de um monstro, o lobo tenta bloquear a visão do príncipe, mas acaba cegando-o com suas garras. Para corrigir o seu erro, o lobo vai até a bruxa da floresta e a pede para receber uma forma humana para que assim possa ajudar o príncipe a recuperar a visão. A bruxa aceita o pedido, mas em troca impossibilita o lobo de cantar novamente.

Ao encontro do príncipe no castelo, o lobo, agora em forma humana, diz que há uma forma do príncipe recuperar sua visão e o ajudará. Então, uma jornada se inicia onde a “princesa lobo” terá que guiar o “príncipe cego” através do perigo da floresta para recuperar sua visão!

Como o jogo funciona

O jogo é um side-scrolling tradicional com puzzles e alguns inimigos. Você controla a princesa, que precisa guiar o príncipe sempre de mãos dadas. No inicio não há muito que o príncipe possa fazer para ajudar, mas a medida que o jogo avança ele será essencial para resolver a maioria dos puzzles. Devo lembrar que tanto o príncipe quanto o lobo em forma humana são bem frágeis, basta cair de um penhasco ou receber um único golpe um inimigo que você morrerá e terá que voltar desde o último checkpoint.

A princesa pode mudar sempre para sua forma original de lobo apertando apenas um botão (mas não pode voltar a forma humana quando está sob a luz da lua). Sua forma lobo é praticamente invencível, mas você deve usa-la para matar os inimigos que vão aparecendo e ir em áreas que sua forma humana normalmente não pode acessar. A desvantagem do lobo é que ele também não pode passar por algumas áreas devido o seu tamanho, então é sempre necessário mudar para a forma de humano para resolver isso.

Jogabilidade

Você terá que controlar tanto a princesa quanto o príncipe o jogo inteiro. O príncipe sempre dependerá da princesa para se locomover, então bastar mantar o botão Y pressionado que o príncipe não soltará a mão da princesa. Enquanto estiver em forma de lobo, a princesa não pode segurar a mão do príncipe – obviamente pelo medo que a princesa tem do príncipe descobrir sua real forma real ao tentar segurar sua mão em forma de lobo.

O príncipe também pode andar sozinho com um comando usando o direcional digital, ele pode se mover para direita e para a esquerda em uma pequena área da fase. O direcional para baixo pode fazer o príncipe pegar objetos, como pedras que ajudará a resolver alguns puzzles e tochas para iluminar caminhos escuros.

A princesa como eu já disse antes, pode alternar sua forma apertando um único botão. Sua forma humana é necessária para guiar o príncipe, enquanto sua forma lobo é usada para atacar os monstros, ter um pulo mais alto do que a forma humana, acessar alguns locais e cair de grandes alturas sem se preocupar em se machucar.

Administrar dois personagens enquanto tenta atravessar todas as fazes do jogo pode parecer uma tarefa um pouco chata e difícil, mas é bem simples e funciona bem. Isso porque a falta de dificuldade deixa o isso bem menos trabalhoso, o que não acho ruim para esse jogo em específico.

Sobre o jogo em geral

The Liar Princess and the Blind Prince pode ser finalizado em apenas um dia caso esteja disposto. Sua história contada como se alguém estivesse lendo um livro para você é um dos seus pontos fortes. O jogo tem uma ambientação sombria mas não chega a ser algo como um gênero de terror e a trilha sonora combina muito bem. Esteticamente, é um jogo que teve muito capricho.

Mesmo sendo um jogo curto, ele ainda pode parecer fácil demais para quem curte jogos de plataforma 2D, já que seus puzzles são na maioria repetitivos e previsíveis e falta variedade e quantidade de inimigos.

Caso tenha interesse por achievements e colecionáveis, o jogo oferece um sistema de conquistas que pode prolongar um pouco mais sua jogatina, e em cada fase há alguns coletáveis escondidos onde o incentiva a explorar mais a fundo o jogo.

Por fim, The Liar Princess and the Blind Prince é um jogo de aventura e plataforma 2D com um uma campanha rápida e com seu foco maior na sua história, que apesar de simples é muito bonita. O jogo funciona bem e tanta ser único pelo fato de você controlar dois personagens e usá-los da maneira correta para resolver seus problemas, mas ao mesmo tempo peca por ter uma gameplay um pouco repetitiva e a quantidade limitada de inimigos.

Você pode comprar The Liar Princess and the Blind Prince por 20 dólares na eShop do Nintendo Switch, um preço bem convidativo e já vale pelo capricho que a NIS teve no jogo. Uma edição física chamada de Storybook Edition onde inclui vários brindes físicos além do jogo em cartucho também está disponível por 40 dólares, o que tá um preço muito bom também. Então seja físico ou digital, vale apena dar uma chance ao jogo.

Avaliação: 8

*Jogo avaliado no Switch com o código fornecido gentilmente pela NIS America*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *