[Review] ToeJam & Earl: Back in the Groove!

Desenvolvedora: HumaNature Studios
Publicadora: HumaNature Studios
Gênero: Aventura/multiplayer
Data de lançamento: 01 de março de 2019
Preço na eShop (US): $19,99
Formato: Digital / Versão física pela Limited Run Games

Quase duas décadas se passaram desde o lançamento de ToeJam & Earl III: Mission to Earth para o Xbox original e Dreamcast. Agora, a série está de volta com a proposta de trazer uma jogabilidade clássica em plataformas modernas com ToeJam & Earl: Back in the Groove!.

Lançado em 01 de março de 2019 para o Nintendo Switch, Playstation 4, Xbox One e PC, ToeJam & Earl: Back in the Groove! é uma homenagem ao primeiro jogo lançado para o Mega Drive em 1991. O jogo traz a mesma perspectiva que tínhamos anteriormente no clássico e manteve o visual do jogo e design dos personagens o mais fiel possível, claro que usando todos os recursos modernos. A jogabilidade também é toda similar a versão do Mega Drive, acredito que o jogo seja um prato cheio para os fãs da época.

História do jogo

ToeJam & Earl: Back in the Groove! é um sandbox simples e divertido, ainda mais se você jaga-lo em cooperativo. A história é bem simples: Ao ativar um buraco negro sem querer, Toejam, Earl, Lewanda e Lathisha acabaram indo para a Terra novamente e para voltar ao seu planeta natal, você precisará coletar todos os pedaços da nave que estão divididos em vários níveis do jogo. Como eu disse, a história do jogo é simples e direta, então o todo o foco do jogo será na gameplay. Mas caso tenha dificuldade em ler a descrição dos itens e falas dos personagens, o jogo pode ser jogado todo em português do Brasil.

Jogabilidade

Repetindo, a jogabilidade e o design do jogo é todo parecido com o primeiro título lançado para o Mega Drive. Você se encontra em um cenário visto de cima e em forma de planície, seu objetivo é encontrar os pedaços da nave (são 10 peças) para assim concluir o jogo. Você pode escolher entre 9 personagens jogáveis, mas três deles terão que ser desbloqueados. Cada personagem possui atributos e habilidades que lhe darão vantagem durante sua aventura. Infelizmente, uma vez que escolher um personagem, toda campanha deverá ser concluída com aquela personagem. Caso nunca tenha jogado o ToeJam & Earl na vida, recomendo começar pelo tutorial onde a campanha é bem curta e você pega o jeito rápido.

Enquanto estiver explorando, humanos estranhos tentarão te atacar, outros apenas irão te atrapalhar, mas outros irão te ajudar como curar sua vida ou aumentar seus status e reputação. Para se livrar daqueles que tentam te atacar, você pode simplesmente fugir, ou usar itens específicos que você adquire através dos presentes que você coleta pelo chão. Falando em presentes, há vários espalhadas por aí, cada um te dar algum efeito maluco que pode te prejudicar ou te beneficiar. Além disso existe presentes “quebrados” onde uma vez aberto, ele irá explodir e te infligir um dano grave.

Além dos presentes, você também pode coletar dinheiro pelo chão ou escondido entre os arbustos e árvores. Você usa o dinheiro para fazer apostas e ganhar (ou perder) mais dinheiro, comprar comida para restaurar sua vida, aumentar seus atributos, subir de reputação, entre outras coisas. É importante que você use esse dinheiro para aumentar principalmente seus atributos, onde deixará seu personagem mais preparado para os níveis superiores que vão aumentando de dificuldade.

Por fim, há um mini-game que é encontrado conforme você vai vasculhando os níveis. Ao encontrar uma porta misteriosa, você vai parar um mundo estranho e seu personagem vai andando automaticamente enquanto seu objetivo é desviar dos obstáculos. Quanto mais longe estiver, mais EXP você receberá.

Modos de jogar

Certamente a melhor maneira de jogar ToeJam & Earl é no modo multiplayer. Você pode jogar online ou em cooperativo local. Mas o possível se divertir sozinho, só que pela experiência que tive jogando totalmente single player, uma hora o jogo acaba sendo enjoativo.

Sobre os outros modos do jogo, temos o tutorial, que já expliquei no início. Em seguida temos o mundo fixo, que é o modo padrão do jogo, onde você completa a nave e termina a campanha. Caso goste de desafios, há um mundo aleatório entre a seleção de dificuldades (esse modo é tem que desbloqueado). Nesse mundo aleatório, as peças das naves estão em qualquer lugar, fora que, os níveis serão diferentes toda vez que jogar, um típico roguelike. Então, há várias formas de se divertir em ToeJam & Earl: Back in the Groove. E o melhor é que, todos esses modos que citei, podem ser jogados em multiplayer online ou local.

Geral

ToeJam & Earl: Back in the Groove! é um jogo com um proposta simples e objetiva. Acredito que você o aproveitará mais jogando em multiplayer, pois como já mencionei, jogar sozinho pode ser entendiante, mesmo sendo também divertido. O jogo em si é bem carismático, com um bom toque de humor.

Uma coisa que tenho que mencionar são os loadings demorados, principalmente quando está transitando entre as fases. Além dos loadings, a trilha sonora do jogo é algo que achei bem fraco, não pelo gênero da música, mas as batidas acabam parecendo as mesmas. Fora isso, o jogo é muito bem feito, bem caprichado e um presente para aqueles que estavam há anos esperando uma sequência decente de ToeJam & Earl.

Avaliação: 8.5

*Jogo avaliado no Nintendo Switch com o código fornecido gentilmente pela HumaNature Studios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *