Japão: Vendas do PlayStation 4 despencam

Japão: Vendas do PlayStation 4 despencam

11/04/2019 0 Por

Se você fica atento às postagens de dados de vendas de consoles e jogos no Japão que ocorrem semanalmente, percebeu que durante o mês de dezembro de 2018 o PS4 estava com uma promoção japonesa em que você tinha 5 mil yen de desconto + 2 jogos first party grátis, e naquele mês o console estava vendendo uma média de 60 mil unidades por semana. Antes disso, o console vinha vendendo cerca de 20 mil unidades por semana.

Entramos em 2019 e desde a terceira semana de janeiro o console da Sony está recebendo um jogo de medio/grande porte, como Ace Combat 7, Resident Evil 2 Remake, Kingdom Hearts 3, Jump Force, Serio Shadows Die Twice, Devil May Cry 5, entre outros. Apesar disso, o console imediatamente após a promoção voltou a vender pouco menos de 20 mil unidades por semana.

Num esforço coletivo, diversas redes de lojas japonesas resolveram voltar a aplicar a promoção de 5 mil yen de desconto, porém sem dar dois jogos grátis. As vendas do console subiram para 25 a 30 mil unidades semanais durante o mês de março, mês vigente da promoção. Passado esse período, nessa primeira semana de abril a Sony viu no Japão o prelúdio de meses sombrios para o seu produto.

As vendas desta semana foram de apenas 13.854 unidades (de acordo com a Famitsu), contando o PS4 Slim (8.347) e o PS4 Pro (5.507), vendas muito aquém do esperado. Para piorar a situação, passado o lançamento de Days Gone, que chega nesta semana, o próximo jogo de peso que a plataforma da Sony receberá será aproximadamente em abril. Mesmo assim, a lineup de grandes jogos lançadas no início do ano provaram que o console está com dificuldades para vender.

Para fins de comparação, nesta semana o Nintendo Switch vendeu 46.850 unidades, quase 4 vezes mais que o PlayStation 4 na terra do Sol Nascente, e em aproximadamente 3 semanas irá ultrapassar as vendas totais do PlayStation (8 milhões de unidades), isto em apenas 2 anos no mercado, contra o console da Sony que está no Japão desde 2014.

Para a lineup do Switch, temos como jogos de destaque para abril e maio Final Fantasy X/X-2, XII, Hellblade, Cuphead, Nintendo Lobo VR, Dragon’s Dogma, Resident Evil 0, Resident Evil, Resident Evil 4, Assassin’s Creed III Remastered, entre outros, e ainda chegarão diversos outros jogos de peso para o Nintendo Switch no Japão a partir de junho, como Super Mario Maker 2, Yo-kai Watch 4, Doraemon Story of Seasons, Fire Emblem Three Houses, Rune Factory 4 Special, Astral Chain, Dragon Quest XI S e outros da Nintendo, ainda a ganhar data, além de Ninjala, Ninja Box e outros third party exclusivos.

Vamos ver o que os próximos meses nos aguardam.