[Review] Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy

Desenvolvedora: Capcom
Publicadora: Capcom
Gênero: Aventura/Visual Novel 
Data de lançamento: 09 de abril de 2019

Preço na eShop (US): $29,99
Formato: Digital

Esta avaliação foi feita pelo nosso parceiro Rodrigo Coelho, e pode ser conferida em vídeo clicando AQUI.

————-

A aventura de mistérios e tribunais da Capcom está de volta, Maior e melhor que jamais vista antes!

Geral

Phoenix Wright é um jogo pelo qual eu sou obcecado e completamente apaixonado! Um legítimo JOGAÇO sem nenhuma hipérbole. Quando em Novembro de 2017 eu soube que a Capcom estava preparando um NOVO jogo da série Ace Attorney, em conjunto com compilações dos clássicos, eu já fiquei eufórico!

Joguei Phoenix wright 1, 2 e 3 no DS, além de ter jogado o crossover Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney no 3DS e o Ace Attorney 6, e posso dizer que apesar de todos os jogos serem absolutamente viciantes, pra mim, os melhores jogos são os três primeiros que estão nessa trilogia.

Desde 2001 quando joguei o primeiro game, essa série vem ganhando muita notoriedade, recebendo vários títulos e spin-off, incluindo os do Apolo Justice, e até mesmo uma versão com o Sherlock Holmes que saiu apenas no Japão. Há inclusive um anime da série.

Nesta trilogia que chegou ao Switch, você vai estar na Pele de Phoenix Wright e acompanhar sua história desde que era apenas um iniciante até se tornar um advogado lendário!

AA6

Gráficos

Os visuais do jogo estão todos renovados e foram refeitos em cima da versão original do Game Boy Advance! As artes são as mesmas, mas agora em alta qualidade, e um pouco mais refinadas para ficar ainda mais bonito em Full HD.

Honestamente, tenho que dizer que jogar na TV e ver essas artes em tamanho grande pode as vezes parecer meio esquisito, considerando que foram originalmente pensadas para GBA e refeitas para as versões de iOS e 3DS, finalmente ganhando sua versão Full HD agora esta trilogia, portanto, houve um estranhamento inicial, mas de modo geral, tudo no visual está muito limpo e claro. E jogar na tela do Switch fica perfeito, sendo que minha forma de jogar favorita é deitado na cama.

Esta trilogia foi lançada originalmente no dia 17 de Abril de 2014 no 3DS e chegou agora às plataformas modernas, incluindo o Nintendo Switch, portanto, uma comparação torna-se inevitável. Uma das melhorias que saltam os olhos é claro, a arte em Full HD, e em seguida, as correções na animação dos personagens.

No 3DS, alguns flashes de tela e animações tinham um frame rate meio variado, o que causava um certo estranhamento em algumas pessoas, mas nesta versão, esse problema foi completamente corrigido. 

Ainda no quesito gráficos, eu devo confessar que sinto falta do efeito 3D presente na versão de 3DS, pois davam um charme especial ao jogo.

Outra vantagem da versão de Switch é o rumble! Enquanto o 3DS não tinha rumble, nesta versão você consegue sentir a sua mão tremer em cada uma das pancadas de OBJECTION! e o efeito é muito legal! No entanto, este também é o pecado do jogo, uma vez que ele não conta com Rumble HD, e sinceramente acho que as vezes o rumble é um tanto forte demais e faz muito barulho. Acho que quando eu estava jogando sozinho eu curtia, mas quando estava de headphone com meu filho dormindo ao lado, eu preferia desligar o rumble pra não incomodar o bebê.

Uma coisa que eu curti bastante e que nem todos os jogos da própria Nintendo incluem em suas interfaces, é o uso da Touch Screen! Esse jogo tem completo acesso à Touch Screen e voce não precisa nem tocar nos Joy-Con se não quiser! Da pra jogar completamente no modo tablet.

Como aqui não tem as duas telas, presente na versão de 3DS, a jogabilidade se assemelha a como jogávamos no Game Boy Advance, onde os textos aparecem sobre a tela, algo que não atrapalha em nada.

Outra melhoria desta versão, foi a adição de múltiplos Save Files! Agora voce pode criar até saves diferentes e quem sabe guardar momentos emocionantes para voltar e mostrar aos amigos depois.

AA5

AA4

A História

Falando um pouco sobre a Historia, que é a parte mais interessante do jogo, o irado desta trilogia é que como eu falei, você vê a trajetória do Phoenix Wright desde o início resolvendo casos e mistérios até ele se tornar um dos mais reconhecidos advogados do mundo! E mesmo cada jogo podendo ser aproveitado de forma independente, seguir a sequência é o ideal pois a trilogia conta com uma história fantástica, com arcos que duram não apenas um jogo inteiro, mas que se interconectam entre si na trilogia inteira! A história dos games também não se prende a mistérios que envolvem crimes comuns como costumamos ver nos jornais, mas também histórias místicas, médiuns e o misterioso clã Fey.

Cada jogo tem 4 ou 5 assassinatos para desvendar, sendo que, olhando pelo lado negativo, sempre um deles é um tanto confuso demais e pode lhe deixar preso sem saber o q fazer. O segundo jogo por exemplo, Ace Attorney Justice For All, apesar de ainda muito bom, é o mais fraco em termos de casos interessantes na minha opinião. Nele você vai encontrar alguns casos não tão incríveis assim.. mas não tenha medo.. o jogo ainda é divertido e também conta com alguns dos melhores casos da série.

No geral, estas são as desvantagens principais. Acho que na trilogia inteira, consistentemente os casos são super interessantes mas você vai se deparar com algum tipo de mistério em que tem que fazer um pulo de lógica muito maluco para conseguir acertar o que tem que fazer, obrigando muitas pessoas a utilizarem a internet ou gastarem suas “vidas” no tribunal chutando até descobrir… o que pode tirar um pouco da experiência do jogo. Mas sinceramente, nada que atrapalhe o jogo em geral.

Nesta trilogia há uma enorme gama de personagens. A série Ace Attorney é conhecida pelos seus personagens carismáticos que podem ser testemunhas, assassinos, réus ou até mesmo uns malucos! É muito divertido ver a personalidade de cada pessoa, sentir raiva, compaixão, dar risada e torcer! Ao final da trilogia você vai estar completamente apegado emocionalmente com os personagens que já protagonizaram mais de 10 games da série… e Tudo isso começa nesta trilogia!

AA3

Gameplay

O gameplay do jogo é dividido em duas partes. A fase de explorar os mapas como em um point-and-click adventure da década de noventa, com o intuito de encontrar evidências e maiores detalhes da história, para então utilizar na segunda parte, que é o tribunal!

Nesta primeira parte está uma das mudanças mais significantes desta nova versão para o Switch, em comparação com versões anteriores do game. Sendo elas a adição de uma retícula de lupa, que indica pontos de interesse na tela, deixando muito mais fácil encontrar informações relevantes da tela do que ficar caçando pixels, como se fazia anteriormente.

A parte que eu mais gosto é o interrogatório de defesa, onde você pode pedir explicação e pressionar a testemunha cada parte do que ela disse e apresentar provas para comprovar contradições em seus discursos. Checar e pressionar cada testemunho para finalmente conseguir encontrar alguma mentira que você pode quebrar é extremamente satisfatório, e boa parte do que faz essa série ser tão divertida!

Quando você começa a desvendar as imprecisões no discurso e as testemunhas se atrapalham em suas mentiras, elas vão ficando cada vez mais nervosas agitadas. Quando isso acontece, a música fica mais intensa e a batida aumenta.

Se você já conhece esses jogos, a música da série Ace Attorney nesta trilogia continua tão boa quanto você se lembra, e fica claro que a Capcom limpou o áudio do jogo significativamente para essa port. Não é apenas a música, mas também os efeitos sonoros da batida do martelo do juiz e os frequentes gritos de “OBJECTION!”, que soam maravilhosamente nítidos no Switch. É uma pena que as músicas ainda são midi e não orquestradas, porque os arranjos da orquestra ao vivo no Japão ficaram incríveis!

AA2

AA1

Conclusão

Sobre o maior calcanhar de Aquiles do game para nos brasileiros, e pra mim, a única coisa que realmente faria não valer a pena você comprar o jogo, sinceramente é apenas o idioma, que não tem o português como opção. O jogo é pesado em texto e sinceramente você precisa ter um bom nível de inglês para conseguir aproveita-lo direito, pois se você não tiver, infelizmente você irá perder muito do que faz este jogo ser tão maravilhoso, os diálogos emocionantes, inteligentes, engraçados e revoltantes.

A trilogia foi lançada para o Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e PC. O Jogo é exatamente o que diz. A trilogia. Não tem extra, do inicio você já consegue jogar os 3 games.

Não é remaster com um monte de coisa nova, galeria de arte, dlc, etc. Comprando esse jogo você vai ter acesso ao melhor que Phoenix Wright tem a oferecer e meu amigo! Você vai ser sugado por esse game! É uma história que lhe envolve e absorve, emociona e vai fazer você voltar a pegar o switch a cada oportunidade pra jogar mais um pouco, até terminar o game.

Se voce nunca jogou a serie Ace Attorney, esta trilogia é o lugar mais que perfeito para começar. Jogue este game!

Avaliação: 9

*Jogo avaliado no Nintendo Switch com o código fornecido gentilmente pela Capcom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *