As Origens de Luigi’s Mansion

Versão em vídeo

 

Hoje é dia 31 de outubro, Halloween, ou, dia das bruxas para os mais íntimos, e nada melhor do que falar sobre a série Luigi’s Mansion, também aproveitando a ocasião do lançamento do terceiro título da série que é protagonizada pelo irmão de Mario, Luigi!

Para quem não sabe, Luigi’s Mansion surgiu lá no game cube, e foi um jogo de lançamento do console em 2001. Na verdade o jogo foi revelado na Nintendo Space World 2000 como uma tech demo para demonstrar as capacidades gráficas do Game Cube, o então próximo console de mesa da Nintendo que sucederia o saudoso Nintendo 64.

Esta tech demo era composta por um vídeo pré-renderizado com cenas que mais tarde apareceriam nos trailers e comerciais para o jogo, mas que acabaram não entrando no jogo final. No vídeo havia Luigi gritando com medo e correndo de um fantasma, fantasmas jogando cartas, fantasmas rodeando Luigi e um Luigi assustado olhando de fora da mansão segurando sua lanterna.

Logo após a criação deste vídeo, a Nintendo decidiu tornar a ideia em uma demo jogável. Um ano mais tarde, Luigi’s Mansion foi apresentado na E3 junto com o console Game Cube. Uma nova versão do jogo, mais próxima da versão final que foi às lojas foi revelada na Space World 2001.

Havia ainda ideias do conceito original como um sistema ao estilo RPG, uma área de caverna ou mudanças das salas em tempo real, mas estas acabaram sendo descartadas no produto final devida a inclusão de novas ideias.

Um detalhe curioso é que o Game Cube possuía suporte ao 3D stereoscópico, similar ao que foi visto no 3DS anos mais tarde, e havia planos para que Luigi’s Mansion fizesse uso dessa capacidade, mas como a tecnologia não era muito difundida nas televisões da época, esta característica também foi descartada.

O título acabou sendo um grande sucesso, vendendo mais de 2.5 milhões de cópias e se tornando o quinto jogo mais vendido do Game Cube, o que não é pouca coisa quando levamos em consideração que era uma IP nova, sendo um título de lançamento de um console que em todo o seu período vendeu pouco mais de 21 milhões de unidades mundialmente.

Mas não para por aí! Em 2018 um remake de Luigui’s Mansion foi lançado no Nintendo 3DS, tendo sido desenvolvido pela Grezzo, os mesmos desenvolvedores por trás de Link’s Awakening, lançado recentemente para o Nintendo Switch.

Em 2013 a série ganhou uma continuação, sendo chamada de Luigi’s Mansion: Dark Moon na América do Norte e Luigi’s Mansion 2 na Europa, Austrália e Japão.

Este título foi desenvolvido pela Next Level Games, uma desenvolvedora canadense que previamente havia trabalhado em outros jogos da Nintendo, como Punch-Out!! E Mario Strikers, ambos para o Nintendo Wii. O desenvolvimento de Dark Moon foi iniciado no final de 2010, tendo Shigeru Miyamoto como supervisor da produção. Miyamoto disse na ocasião que ele escolheu trabalhar nesta sequência porque “ele queria”, após ter designado um protótipo do título anterior para fins de testes do hardware do Nintendo 3DS, que mais tarde se tornaria um remake completo, tendo sido lançado em 2018.

Lembram que o jogo o jogo original poderia ter o 3D estereoscópico, mas a ideia foi descartada? Pois Luigi’s Mansion: Dark Moon finalmente faz uso desta característica (apesar de o remake de 2018 ter continuado sem utilizá-la). Miyamoto, como supervisor da produção também deu ideias para serem usadas no jogo, como a criação de bosses que “só poderiam aparecer em Luigi’s Mansion”.

Em termos de vendas, Luigi’s Mansion: Dark Moon desfrutou altas vendas em todo o mundo, se tornando o sexto jogo mais vendido de abril de 2013 nos Estados Unidos tendo 415 mil cópias vendidas, sendo destas, 375 mil em formato físico, e no Japão o jogo atingiu 515.975 cópias vendidas até 14 de abril de 2013, número atingido em cerca de 1 mês de vendas. No geral, o título vendeu mais de 1 milhão de cópias só no Japão, e contabiliza mais de 5.45 milhões de cópias vendidas mundialmente, se tornando um enorme sucesso e crescendo a série em números e prestígio.

O próximo jogo da série é um título para Arcades entitulado Luigi’s Mansion Arcade foi lançado em 2015 no Japão, tendo sido desenvolvido pela Capcom e publicado pela Sega sob a licença da Nintendo. O jogo é um on-rails light gun, ou seja, você não controla o personagem que avança no cenário automaticamente, apenas controlando a arma, neste caso, o aspirador e a lanterna utilizados no jogo. Este arcade pode ser jogado hoje no Brasil, estando presente principalmente em shoppings, e é bastante popular aqui no Rio de Janeiro, no shopping em que frequento.

E por fim, temos Luigi’s Mansion 3, desenvolvido pela Next Level Games e publicado pela Nintendo exclusivamente no Nintendo Switch. O título originalmente foi planejado para ser lançado no Wii U, e protótipos iniciais introduziam as novas habilidades Slam e Burst. O jogo entretanto foi realizado no Nintendo Switch devido ao baixo desempenho do Wii U, que teve um período de vida mais curto. Isso aconteceu logo após o término do desenvolvimento de Metroid Prime: Federation Force, lançado para o Nintendo 3DS. Com a mudança, o jogo agora não se passaria numa mansão, mas num hotel.  Algumas características presentes em títulos anteriores ou planejadas para o remake do título original lançado no 3DS foram expandidas neste terceiro título, tais como um modo cooperativo local e novas habilidades.

Luigi’s Mansion 3 foi anunciado durante a Nintendo Direct de setembro de 2018, estando previsto para ser lançado em algum momento de 2019. Antes do anúncio formal do jogo, a Poltergust G-00 foi mostrada pela primeira vez em agosto de 2018 durante a Nintendo Direct focada em Super Smash Bros. Ultimate. O gadget foi incorporado ao jogo como uma das possibilidades de uso de Luigi, que agora poderia agarrar inimigos a distância com o tiro de sucção. A Poltergust G-00 também foi utilizada no Final Smash de Luigi, substituindo a Poltergust 5000 do título anterior.

Luigi’s Mansion 3 foi parte da apresentação da Nintendo durante a E3 de 2019, com um novo trailer mostrando mais do jogo e sua premissa, as mecânicas e os modos de jogo, incluindo o multiplayer online para até 8 jogadores. Na ocasião, uma demo estava jogável para os visitantes da E3. Um novo trailer foi mostrado na Nintendo direct do dia 04 de setembro de 2019, e vale destacar que a Nintendo trouxe o jogo com uma demo jogável para a Brasil Game Show 2019, que ocorreu entre os dias 09 e 13 de outubro.

No dia 31 de outubro de 2019, Luigi’s Mansion 3 foi lançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *