[Artigo] Top 10 jogos que você não sabia que o Nintendo 64 tem

[Artigo] Top 10 jogos que você não sabia que o Nintendo 64 tem

22/05/2020 0 Por Diiiih

O Nintendo 64 foi o console de quinta geração da Nintendo, e marcou a entrada definitiva da Big-N no mundo dos jogos tridimensionais.

Dono de uma biblioteca cheia de jogos clássicos e jogos que marcaram e ainda marcam gerações, o N64 tem também diversos jogos que em sua época ficaram exclusivos do Japão, e eu vou te falar que tem MUITA coisa legal!

Confiram a versão em vídeo


Bomberman 64

5698-Bomberman-64-Nintendo-64-capa-1

O primeiro jogo eu trago pra vocês é Bomberman 64. Mas daí você pensa “ué, mas esse jogo veio para o ocidente!”

Só que eu estou falando de OUTRO Bomberman 64! Enquanto o Bomberman 64 lançado no ocidente ficou conhecido como Baku Bomberman no Japão, este jogo em questão foi o último título lançado para o Nintendo 64 em 20 de dezembro de 2001, desenvolvido pela Racijin e publicado pela Hudson Soft.

Enquanto o jogo que todos conhecemos era em 3D, este Bomberman 64 era completamente em 2D, bastante baseado nos títulos para o Super Nintendo!

Este jogo possuía quatro diferentes modos de jogo, cada um com uma forma própria de jogar.

O Classic Mode era o modo de jogo similar aos jogos tradicionais da série, onde o jogador deveria derrotar todos os inimigos para abrir caminho para a próxima fase. Parecido com Super Bomberman 5, aqui também tinham múltiplas saídas que levavam para diferentes fases, algo que aumentou o fator replay. Este modo também permitia o multiplayer.

O Modo Panic Bomber tinha o gameplay baseado na série Panic Bomber, que era uma espécie de Puyo Puyo com os personagens de Bomberman. O modo single player permitia jogar infinitamente até que o jogador perdesse. Já no modo multiplayer você poderia competir entre até 4 jogadores de uma vez.

Outro modo de jogo era o SameGame, onde o objetivo era explodir todos os blocos na tela. A única forma porém, de fazer isso, seria explodir dois ou mais blocos da mesma cor que estivessem lado a lado. Aqui, as colunas se movem conforme os blocos desaparecem e se você ficar sem movimentos você perde.

O quarto modo de jogo disponível é o Bomberman Park. Este modo é similar aos jogos da série Bomberman Land, onde você pode caminhar pelo parque e conversar com os personagens, e jogar diversos minigames. Aqui, conforme você atinge pontuações mais altas, você ganha acesso a novos parques e novos minigames.

E se você ficou interessado neste jogo, saiba que há uma tradução de fãs, que foi lançada em novembro de 2016, fazendo com que o jogo esteja inteiramente jogável em inglês!

Doshin the Giant

147000526O próximo jogo da lista é um curioso. Enquanto vocês talvez conheçam esse título pela versão de Game Cube, que foi localizada, na verdade ele apareceu no Nintendo 64. No 64DD, pra ser mais preciso, aquele periférico de 64 que ficou exclusivo do Japão.

Estou falando de Doshin the Giant, um jogo desenvolvido pela extinta Param em parceria com a Nintendo que foi originalmente lançado em dezembro de 1999 como jogo de lançamento do 64DD.5105CZ9YN6L._AC_

O jogo era um “simulador de deus”, em que você controlava o gigante Doshin, que deveria cumprir diversas tarefas como alterar a geografia do local, gerenciar desastres naturais e responder às preces dos personagens.

Doshin the Giant foi bem recebido pelo público e crítica, e levou uma boa nota, 32 de 40 da Famitsu. Enquanto as vendas da versão de Nintendo 64 não estejam disponíveis, estima-se que a versão de Game Cube tenha vendido entorno de 140 mil cópias no Japão.

Sin and Punishment

SinandPunishmentcapa11Em seguida temos Sin and Punishment! A maioria de vocês deve conhecer esse jogo do Nintendo Wii, e tem um motivo para isso! Desenvolvido pela Treasure em parceria com a Nintendo, Sin and Punishment e foi originalmente lançado em 2000 para o Nintendo 64, tendo sido lançado apenas no Japão.

O jogo possui o estilo rail shooter, o useja, a camera vai avançando automaticamente enquanto o jogador deverá mirar e atirar para derrotar os inimigos que vão aparecendo na tela.

O jogo foi muito bem recebido pelo público e pela crítica, ganhando uma excelente nota 35 de 40, e vendendo cerca de 100 mil cópias. Apesar disso, o jogo não foi considerado um sucesso comercial. A situação viria a mudar entretanto, quando em 2007 o jogo finalmente foi localizado par ao ocidente chegando através do Virtual Console do Wii. 

Na ocasião, o jogo fez tanto sucesso que acabou recebendo uma sequência para o próprio Wii, Sin and Punishment: Star Successor.

Custom Robo / Custom Robo V2

Custom_Robo_N64A seguir, temos dois jogos de uma franquia que nasceu no Nintendo 64! Enquanto muita gente pensa que essa franquia só teve um título para o DS, na verdade, Custom Robo Nasceu lá no Nintendo 64!

A premissa do jogo é simples: Você é um menino que se mudou com a família para outra cidade para acompanhar o novo emprego da mãe, e daí você ganha o seu primeiro Custom Robo, que são robôs que podem trocar partes para melhorar suas habilidades, bem ao estilo Medabots!

custom-robo-v2-japan-n64

Este foi um dos poucos jogos de RPG que o Nintendo 64 teve em sua pouca biblioteca, ficando restrito ao Japão até hoje! Mas graças aos fãs, hoje você pode jogar o título totalmente traduzido para o inglês graças a um patch lançado em 2017!

O jogo foi bem avaliado pela Famitsu, recebendo uma nota 32 de 40, e vendeu 35 mil 579 cópias em sua primeira semana!

E seguindo o sucesso do jogo, uma continuação chamada Custom Robo V2 foi lançada um ano depois também para Nintendo 64, em novembro de 2000, também recebendo 32 de 40 na Famitsu e dessa vez quase dobrando as vendas iniciais do título anterior, movendo 62 mil 558 cópias na primeira semana!

Fushigi no Dungeon 2

Fushigi_no_Dungeon_-_Furai_no_Siren_2_-_Oni_Shurai_Siren-jo_CoverartA seguir temos Fushigi no Dungeon 2, ou como conhecemos no ocidente, Shiren the Wanderer 2, sendo este o segundo título da famosa série Mystery Dungeon! Muitos de vocês devem conhecer o estilo de jogo, já que é o mesmo estilo do Pokémon Mystery Dungeon.

Shiren the Wanderer 2 foi lançado no Nintendo 64 pela Chunsoft em setembro do ano 2000, sendo mais um dos poucos RPGs do console, e que novamente ficou restrito ao Japão. Este foi o primeiro título da série a ser totalmente em 3D e originalmente o projeto previa que o lançamento acontecesse no 64DD, mas o jogo acabou sendo transferido para o Nintendo 64 padrão mesmo.

Ja no quesito avaliação, na Famitsu o jogo ganhou a incrível nota 38 de 40, o equivalente a um 9,5. Já no quesito vendas, o título arrebentou com 147 mil 864 cópias vendidas na primeira semana, chegando a um total de 283 mil 991 cópias vendidas no final do ano seguinte!

Apesar de ainda não ter disponível, há uma tradução de fãs em andamento com previsão para ficar pronta ainda em 2020, então, se você não souber japonês e tiver ficado curioso por este jogo e quiser experimentar, muito em breve você vai poder fazer isso com o jogo em inglês!

Bakuretsu Muketi Bangai-O

Bangai-ON64BoxA seguir temos Bakuretsu Muketi Bangai-O, mais conhecido apenas como Bangai-O. Desenvolvido pela Treasure e lançado em setembro de 1999 para o Nintendo 64, esse é um jogo do gênero side scrolling multidirecional shooter.

Por causa do gênero do jogo ser muito de nicho, a publisher na época, a ESP, só enviou 10 mil cópias do jogo às lojas, o que obviamente o tornou um item muito raro nos dias de hoje. Já em relação às avaliações, o título recebeu uma nota boa na Famitsu, batendo 30 de 40. O interessante é que apenas 3 meses depois do lançamento dessa versão de N64, uma versão para o Dreamcast foi lançada no Japão, e esta versão de Dreamcast foi a que foi localizada para o ocidente.

A série recebeu ainda duas continuações: Bangai-O Spirits para o Nintendo DS em 2008 e Bangai-O HD: Missle Fury, lançado em 2011 para o Xbox Live Arcade.

Famista 64

Famista_64_cover_artA seguir temos Famista 64, jogo da tradicional série de baseball da Bandai Namco, lançado em novembro 1997 ainda pela Namco, antes de fundir com a Bandai. Famista 64 faz parte da série Family Stadium e serve como um remake em 3D do jogo original Pro Baseball: Family Stadium.

O jogo foi considerado um sucesso comercial, vendendo 31 mil 393 cópias em apenas dois dias, se tornando o quinto jogo mais vendido para o Nintendo 64 dentro daquele ano fiscal que acabou em março de 1998! Apesar disso, o título foi criticado pelo gameplay simples e pela falta de fator replay. Já na Famitsu, o título foi avaliado com uma nota 30 de 40.

Neon Genesis Evangelion

Neon_Genesis_Evangelion_64_Game_BoxO próximo jogo é mais um título da Bandai e este é um bem interessante: Neon Genesis Evangelion! Sim, isso mesmo, baseado no anime, sem nenhum subtítulo. O jogo se passa entre as maiores batalhas da série e do filme Evangelion, e é um título do gênero de luta 3D side-scrolling. Ao todo, o título oferece 13 missões, cada uma focando em um dos grandes inimigos da série.

Lançado em junho de 1999, o título levou uma nota 29 de 40, equivalente mais ou menos a um 7,25 e vendeu uma estimativa de 60 mil cópias ao todo. Apesar disso, a revista Gamers’ Republic na época classificou o jogo com uma nota B+ e o recomendou como um dos melhores títulos para importar do Japão naquele ano.

Wonder Project J2: Corlo no Mori no Josette

Wonder_Project_J2_-_Koruro_no_Mori_no_Josette_CoverartO penúltimo título da nossa lista é Wonder Project J2: Corlo no Mori no Josette, ou, Josette da Floresta Corlo.

Desenvolvido pela Givro e publicado pela Enix, isso mesmo, antes de se fundir com a Square para se tornar Square Enix, Project Wander J2 é uma continuação de um jogo que fez muito sucesso no Super Nintendo. Aqui, você controla uma menina Gijin, um robo, chamado Josette.

O jogo foi lançado em novembro de 1996 para o Nintendo 64 inicialmente como um jogo exclusivo, mas depois a Enix decidiu portar o título para o PlayStation. O port porém nunca aconteceu e o jogo continuou exclusivo de 64. Ainda, o título chegou a ser ventilado para o ocidente e apareceu em publicações, mas também nunca foi lançado por este lado do globo.

Porém, graças a uma tradução de fãs lançada em 2007 é possível jogar o título em inglês. Em relação a avaliação do jogo, este foi muito bem avaliado pela Famitsu, recebendo uma nota 33 de 40, e o título possui vendas estimadas em 120 mil cópias no Japão!

Animal Crossing

AF_N64_FrontE por fim, temos um jogo que todo mundo conhece, que está super em alta por causa da versão de Switch, mas que muita gente acha que teve início no Game Cube! Estou falando de Doubutsu no Mori, nosso querido Animal Crossing!

Sim! O primeiro título da série apareceu ainda no Nintendo 64, tendo sido lançado em abril de 2001, 8 meses antes do port para o Game Cube acontecer! E como nós estamos falando de jogos que não saíram do Japão, este é mais um título que ficou exclusivo da terra do sol nascente, enquanto a versão de Game Cube foi a localizada.

Tendo sido idealizado para o 64DD, o jogo acabou chegando como um cartucho mesmo, e fez uso dos acessórios Game Pack especial, contendo um relógio em tempo real para simular os efeitos de dia e noite do jogo, e o Controller Pack, para salvar o progresso.

A versão de Nintendo 64 teve uma boa nota com 32 de 40 e foi muito bem aceita pelo público, vendendo uma estimativa total de 260 mil cópias no Japão!

E enfim, é isso! O que acharam da lista? Conheciam todos os jogos? Qual foi a maior surpresa? Conta aí nos comentários!