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Review | Signs of the Sojourner

Antonio Carlos 31/05/2020
Signs of the Sojourner
Desenvolvedora: Echo Night Games, LLC
Publicadora: Echo Night Games, LLC
Gênero: RPG,Card Game
Data de lançamento: 14 de Maio, 2020
Preço: R$ 37,99
Formato: Digital

Pratique a arte da dialética assumindo a pele de um jovem peregrino que segue uma caravana em busca de produtos para sua loja, usando cartas para construir conversas com os mais diferentes tipos de pessoas em diferentes cidades para aprender mais sobre elas e o mundo ao seu redor.

Historia

Em uma cidade chamada Bartow, um jovem que acabará de perder a mãe tem como dever assumir seu lugar e conseguir mantimentos e produtos para sua loja se juntando a uma caravana, a mesma que sua mãe participava enquanto viva. Acompanhar essa caravana significa conhecer diversas cidades e seus habitantes que podem se tornar bons amigos ou pessoas indiferentes, tudo vai depender de qual bom na arte da conversação você é. Mas assim como a vida real, errar faz parte do processo e mesmo que suas conversas não o façam se aproximar das pessoas ou obter informações a historia segue, assim como não ser necessário ter uma conversa perfeita para obter informações ou mercadorias. A historia vai seguir mesmo se você fizer o mínimo possível e falhar em todas as conversas.

Mesmo o jogo dando uma rota pré determinada que seria seguir a caravana, ele também da total liberdade para ir a cidades que quiser e em qualquer ordem desde que se saiba o caminho. Talvez seja bom pegar alguma rota diferente da programa, isso pode significar conhecer alguém novo mas também perder boas oportunidades. Cada pessoa que você conhece acaba abrindo novas possibilidades na historia e nem sempre vai ser possível fazer as mesmas coisas que na ultima jornada, seja por sorte ou a “personalidade” do principal estar incompatível com alguma pessoa que antes estava.

Apesar de alguns acontecimentos serem os mesmos, o jogo ainda apresenta muita liberdade que pode ser ampliada com o fator “sorte” para fazer com que a historia seja 100% igual praticamente impossível.

Conversando pelas cartas

Ao contrario de outros que usam cartas como mecânica principal, Signs of the Sojourney não se trata de vencer. O jogo funciona como um dominó com cartas cujo o objetivo é combinar os símbolos de cada ponta construindo uma linha de cartas. Caso a combinação chegue ate o final o diálogo é tido como “concordância”, mas caso não seja possível combinar uma carta o dialogo fracassa tendo uma “discordância”. Mesmo não se tratando de vencer, cada “partida” possui um número de pontos pretos e brancos, representando as vezes que se é possível concordar (branco) e discordar (preto). A conversa só termina quando alguns dos pontos acaba, a cor dos pontos que acabar primeiro define o resultado da conversa.

Os símbolos podem parecer aleatórios a primeira vista mas eles possuem significados simbolizando modos de conversa, “empático e observador”, “lógico e diplomata”,“Criativo e diligente” etc… As cartas acabam refletindo os valores daquela cidade e a personalidade dos personagens com seus símbolos e efeitos especiais como poder jogar outra carta em seguida quando se umas uma carta com efeito de “tagarelar”.

O baralho vai ser a personificação da personalidade do protagonista, sempre recebendo algo de cada conversa feita sempre moldando sua personalidade refletindo à facilidade ou dificuldade na interação com certas pessoas, podendo ser necessário mudar muito para conseguir entender alguém mesmo que signifique abandonar uma pessoa que um dia você já foi próxima.

Pé na Estrada

Existem muitas rotas que podem ser seguidas, e é claro, que não existe uma resposta certa e é impossível fazer tudo em uma só jornada. À medida que o jogo avança é possível descobrir novos caminhos, alguns deles para cidades únicas ou rotas diferentes para as já conhecidas. Talvez o melhor a se fazer seja seguir a caravana, mas seguir seu próprio caminho pode ser uma jornada de auto conhecimento e enriquecimento pessoal.

Viajar sempre é cansativo, e quanto mais tempo na estrada mais cansado você fica. Isso é representado por cartas pretas que aparecem pelas rotas. Essas cartas pretas são a representação da fadiga, ela são cartas coringa que se acumulam no baralho com o tempo só podendo se livrar delas depois de descansar em casa. Em algumas ocasiões o estresse acumulado é tanto que é impossível conversar com alguém, a “fadiga” é extremamente prejudicial mas coisas imprevistas podem acontecer e ajudar a aliviar a situação, seja alguma parada fora de hora que pode render um upgrade em alguma carta ou até mesmo remover a fadiga ao interagir com um amável cachorro.

Vale a pena viajar com essa caravana?

Signs of the Sojourner é um jogo com uma proposta bem interessante e única. Mesmo com um jogo de cartas simples ainda exige estratégia dentro e fora do card game. Os múltiplos finais e caminhos possíveis fazem ele ter um bom fator replay embora possa ser bem curto, embora infelizmente não há uma maneira de “marcar” os finais já feitos. Seria ótimo ter uma galeria com os finais já feitos e itens coletados, ou até mesmo uma coleção com os NPCs marcando o número máximo de interações positivas e negativas com eles. Isso seria muito bem vindo em alguma atualização para os jogadores que gostam de fazer 100%, mas no final não chega a afetar o jogo em si.

A combinação da arte e musicas de background funcionam perfeitamente criando ambientes acolhedores ou agressivos. Os personagens são diferentes entre eles e boa parte possuem algum carisma, embora não possa dizer o mesmo do protagonista. Os diálogos no jogo entra um ponto negativo de grande peso quando não há outras opções de idiomas. Até o momento da análise o jogo só conta com o inglês como idioma e infelizmente o nível de entendimento no idioma afeta muito a experiência dele.

Apesar da simplicidade do jogo de cartas ele pode sem bem frustrante algumas vezes, já que uma vez dentro de uma conversa o jogo impossibilita a fuga e tendo o azar de começar com uma mão que só tem cartas de “fadiga” que podem acumular até ficar com o mesmo número de cartas do baralho inicial.

A forma que o jogo lida com a comunicação é bem mais divertida que simplesmente escolher a resposta e esperar por um resultado. Além de trabalhar as diferenças entre cada tipo pessoa e a relação com elas, sua essência é bem cativante e criativa o que com certeza vale a pena ser jogado varias vezes. No entanto, ele acaba tento um alcance limitado principalmente para aqueles que não tem um bom entendimento dinglês – pelo menos no momento. Dito isso, ainda é possível se divertir só jogando cartas e indo atrás de itens para loja, porém o jogador só vai aranhar a superfície do jogo.

*Jogo avaliado com o código cedido gentilmente pela Echo Night Games.

Avaliação: 8/10


Significado das notas de 1 a 10

1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
7 – Jogo divertido, mas não é nenhuma obra de arte.
8 – Jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!

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Antonio Carlos
Antonio Carlos
tentativa de designer gráfico, entusiasta de jogos de luta, fanboy do sonic desde a época do mega drive e otakinho nas horas vagas.
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Tags: indie

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