[RetroBoy] Série Super Bomberman

[RetroBoy] Série Super Bomberman

15/10/2020 0 Por Diiiih

Um das séries de jogos que mais gosto é a de jogos do Bomberman, que começou lá nos anos 80 e perdura até hoje, e neste vídeo, vamos falar sobre os jogos da série no Super Nintendo!

Versão em vídeo


A primeira coisa que precisamos saber, na verdade é uma curiosidade, é que a série Super Bomberman, nome pelo qual os jogos atendem no Super Nintendo, possui 5 títulos que foram lançados até bem tarde no console 16-bits da Nintendo, tendo sido Super Bomberman 5 lançado já em 1997, quando o Nintendo 64 já estava há um tempo no mercado mundial.

Bem, antes de falar especificamente sobre a série no Super Nintendo, uma rápida fala sobre a série em geral. A série Bomberman é um jogo com elementos de estratégia, onde em um mapa cheio de obstáculos destruíveis, outros não, você deverá utilizar bombas para destruir os obstáculos que podem ser, para abrir seu caminho e coletar itens que melhoram a sua velocidade, aumentam o número de bombas possíveis de serem ativadas ao mesmo tempo, aumentam o tamanho da explosão, e por aí vai, introduzindo também através dos diversos jogos, itens que prejudicam o jogador e outros elementos que diferenciam o gameplay.

Originalmente foi criada pela Hudson Soft, que hoje em dia já não existe mais e a IP atualmente pertence à konami, que lançou junto com o Nintendo Switch o jogo Super Bomberman R, que apesar do nome, não tem relação com os jogos de Super Nintendo.

O primeiro título da série principal, que possui diversos spinnoffs, foi lançado pela Hudson em 1983 em um computador japonês chamado NEC-PC-8801 e em diversos outros tipos de computadores, incluindo o MSX, mais famoso deles, que talvez alguns de vocês conheçam. E a partir daí muitos jogos começaram a ser lançados.

Como uma curiosidade pra vocês, dos jogos que mais gosto, fora das plataformas da Nintendo, é o jogo Bomberman 93, lançado em dezembro de 1992 no PC Engine, um ano antes do início da série no Super Nintendo.

E passado este breve preâmbulo. Vamos aos jogos no Super Nintendo.

Como dito, a série no Super Nintendo possui 5 jogos, sendo o primeiro deles lançado em 1993, e os jogos seguintes sendo lançados anualmente, um após o outro.

Os jogos geralmente trazem dois modos: o modo história, e o modo batalha, que é um dos modos mais amados pelos fãs.

Enquanto no modo história você deverá cumprir missões, que podem ir desde derrotar todos os inimigos na tela, até ativar botões ou destruir objetos, para liberar o caminho para a próxima fase. No final de cada mundo, há um boss que deverá ser derrotado antes de prosseguir para a próxima etapa.

Os protagonistas do jogo são o Bomberman Branco, que por padrão é o controlado pelo jogador 1, enquanto o jogador 2 fica com o jogador 2, e o modo história pode ser jogado em dupla.

Já falando sobre o modo batalha, é aqui onde o jogo brilha, como eu disse antes, sendo o modo mais amado pelos fãs.

Neste modo, os jogadores são colocados em um mapa de uma tela, apresentando uma área em grid de 13 por 11 quadrados. Neste mapa há diversos blocos que podem ser destruídos e naturalmente, os blocos indestrutíveis. Alguns mapas podem ter outros objetos e desenhos específicos e elementos que irão fornecer ainda alguma modificação no gameplay.

No modo batalha, sua missão será destruir os blocos possíveis e coletar o máximo possível de itens para aumentar o seu poder enquanto tenta derrotar seus adversários para ser o último sobrevivente.

Uma das grandes novidades do jogo, é que, o Super Nintendo por padrão, tinha entrada para dois controles. Mas havia um periférico chamado Multitap, que vinha em um bundle com o jogo, que aumentava a entrada de controles para até 4, permitindo que quatro pessoas jogassem ao mesmo tempo, e justamente a série Bomberman faz uso do periférico, aumentando ainda mais a diversão no modo batalha, quando jogado entre quatro pessoas!

Uma curiosidade, é que no total, 54 jogos de Super Nintendo fizeram o uso do Multitap.

Em abril de 1994, Super Bomberman 2 foi lançado. O jogo trazia uma nova história, que se passava em 5 mundos, novamente cada um terminando com um boss, e o modo batalha apresentava 12 novas arenas

Um ano mais tarde, em abril de 1995 o Japão recebia Super Bomberman 3, cuja história focava na ressurreição dos Five Dastardly Bombers, que são os vilões robóticos introduzidos em Super Bomberman 2, e que por acaso são também os vilões de Super Bomberman R, de Nintendo Switch.

Em Super Bomberman 3, um dos grandes destaques foi a introdução dos Louies, criaturas com a aparência que lembram canguru, e que vinham de ovos encontrados como se fossem itens, ao destruir certos blocos. Os Louies tinham diversas cores e cada um deles tinha uma habilidade diferente. Originalmente os carismáticos bixinhos apareceram em Bomberman 94, lançado para o PC Engine e Mega Drive.

Em abril de 1996 o Super Nintendo recebia Super Bomberman 4. Em seu modo história, os bomberman são lançados no passado pelo vilão do jogo, como vingança pelos acontecimentos no jogo anterior.

Aqui, há também amigos montáveis que aparecem em ovos, porém não são os Louie, que voltariam apenas no jogo seguinte.

Uma grande novidade foi introduzida no modo batalha, que agora ele tinha 3 novos modos:

O modo Champion, que permitia dois jogadores enfrentarem os vilões do jogo em três rounds, o Maniac Mode, que permitia aos jogadores configurar diversas opções, como quais itens apareceriam ou quantos hits receberiam antes de ser derrotados, e por fim, o mobo batalha tradicional, o Battle Royalle, onde os jogadores competiriam entre si, podendo escolher também, além dos bombermans, jogar com os vilões do jogo.

Por fim, em fevereiro de 1997 o Japão recebia Super Bombermna 5. O jogo foi lançado em duas versões, uma regular vendida nas lojas, e uma versão com o cartucho dourado, vendido junto com a revista CoroCoro, e esta versão especial incluía mapas extras no modo batalha.

Na história do jogo, o vilão, chamado Imperador Terrorin, que possui o poder do tempo, liberta diversos bombers criminosos de suas celas, que orbitam o planeta Bomber.

O jogador deverá passar por diversas fases, estas baseadas nos jogos anteriores da série, e o ritmo ocorria de forma não linear, sendo que ao final de cada fase apareciam diversos portais que levariam o jogador para a próxima fase.

O interessante, é que o jogo possui 5 mundos diferentes, sendo que o último mundo é completamente novo.

O jogo possui 3 finais diferentes, que podem ser acessados de acordo com qual rota você percorre para acessá-los.

Como dito antes, neste jogo os Louie estão de volta, mais carismáticos do que nunca!

Já falando do modo batalha, os jogadores poderão escolher entre até 10 personagens para jogar, sendo 9 deles, os vilões do jogo, através de 10 mapas, lembrando que 3 deles são exclusivos da versão dourada do jogo, vendida pela revista CoroCoro.

Ainda, Super Bomberman 5 apresentava um modo de criação de personagem, que deixa o jogador escolher o personagem e sua cor, e recebe um número de pontos, que serão utilizados para equipar as habilidades do personagem, com os Power-ups do jogo.


Interessante a história dos jogos não é? Como já dito, a série Bomberman percorreu as mais diversas plataformas, mas desta vez, nós tiramos um tempo apenas para falar sobre os jogos principais no Super Nintendo.

Já conheciam a série Bomberman? Já jogaram? E os títulos para o Super Nintendo? Já tiveram contato com algum deles? Nos conte aí nos comentários!