Desenvolvedora: Code Mystics
Publicadora: SNK
Data de lançamento: 17 de Março, 2021
Preço: US $ 39,99
Formato: Digital
Análise feita com chave fornecida gentilmente pela SNK
A SNK tem feito um verdadeiro trabalho de preservação no Nintendo Switch, ao lançar alguns excelentes jogos do seu falecido portátil Neo Geo Pocket Color. E agora a empresa oferece a chance de que jogadores possam aproveita-los tudo em um único pacote, com o lançamento da Neo Geo Pocket Color Selection Vol 1.
Reunindo os 6 títulos lançados anteriormente, e adicionando 4 outros novos. A coletânea oferece uma chance de fãs conhecerem alguns incríveis joguinhos portáteis em um único pacote. Abaixo falarei um pouco de cada um dos jogos incluídos e por fim, uma apresentação geral do pacote, vamos lá:
Big Tournament Golf
Quem conhece a SNK pelos seus fantásticos jogos de lutas nos fliperamas, deve ficar surpreso ao descobrir que um dos títulos mais queridos da companhia é um jogo de golfe. Neo Turf Masters foi um excelente game que recriava o esporte de uma forma bastante divertida no console Neo Geo. Big Tournament Golf é sua versão reduzida para a telinha do Neo Geo Pocket Color, mantendo a mesma jogabilidade rápida e simples da versão console, mas com um estilo de arte novo muito bonitinho e cheio de charme.
O jogo é bem colorido, possui uma boa trilha sonora e o seu desafio é bem equilibrado. Para os amantes do golfe, ele é uma boa pedida e sem sombra de dúvidas, é um dos brilhos desta coletânea.
Dark Arms: Beast Buster 1999
Este é o título mais “estranho” nesta coletânea, seja por seu estilo de jogo ou sua história. Diferente dos outros jogos encontrados aqui, Dark Arms: Beast Buster 1999, não é uma versão portátil de um título de fliperama ou do console Neo Geo. Ele é uma sequência de Beast Buster, um rail on shooter da SNK lançado em 1989.
A sequência entretanto é bem diferente do seu antecessor, deixando para trás o formato de rail on shooter, para focar em um action rpg com visão isométrica. A jogabilidade do jogo é muito boa, e a história segue um jovem caçador que deve eliminar demônios que estão invadindo o nosso mundo. E para ajudar em sua missão, temos acesso a arma Catcher, que lhe permite capturar a alma das criaturas e utiliza-la para melhorar seu arsenal.
Fatal Fury: First Contact
Já temos uma análise disponível do jogo , que pode ser acessada aqui, mas em um resumo curto, é Fatal Fury. O jogo é uma versão portátil de Real Bout 2: The Newcomers, incluindo diversos personagens favoritos dos fãs como Terry, Gesee e Andy. Infelizmente, o jogo é extremamente básico em sua apresentação, com poucas opções de variedades e extras para fazer com que o jogador possa querer joga-lo.
Existe apenas dois personagens secretos – com um sendo utilizado apenas no modo vs -, e não há muitas opções extras, além de jogar sozinho ou contra um amigo. Entretanto, a jogabilidade continua tão boa quanto a sua versão original.
SNK Gal’s Fighters
Outro jogo que temos uma análise disponível aqui, mas resumidamente, SNK Gal’s Fighters é um divertidíssimo jogo exclusivo do Neo Geo Pocket Color. Utilizando as heroinas de diversos jogos de luta da companhia e as colocando para lutar umas com as outras, Gal’s Fighters tem uma jogabilidade divertida e muito bom humor.
O jogo pode ser considerado uma prequel afastada do jogo SNK Heroines: Tag Team Frenzy, disponível para o Nintendo Switch. Assim como o título do console da Nintendo, Gal’s Fighters é um jogo bastante simples, e seu humor ajuda a manter as coisas bastante animadas.
King Of Fighters R-2
Apesar do nome diferente, King Of Fighters R-2 é a versão portátil de The King Of Fighters 98, considerado um dos melhores jogos da franquia pelos fãs. E R-2 não desaponta se comparado ao irmão maior, ele traz toda a jogabilidade do original e a adapta perfeitamente para as limitações do Neo Geo Pocket Color.
Contando com 23 personagens (incluindo secretos), todos vindo diretamente de KOF 98 – e por alguma razão, também incluindo Kasumi que só havia aparecido em KOF 96 – com todos os movimentos presentes no original. Além das sprites em chibi, todos os cenários do arcade aparecem aqui, refeitos em um estilo bem legal de se vê e continua lindo. Acompanhando toda a apresentação, obviamente é a fantástica música que são versões 8 bits do irmão maior.
The Last Blade: Beyond The Destiny
Mais um jogo com análise em nosso site, The Last Blade: Beyond the Destiny é um dos jogos mais impressionantes da coletânea. O título é na verdade uma junção dos dois jogos da franquia Last Blade, em um único cartucho. Isso significa bastante conteúdo extra para os jogadores habilitarem.
De início, temos acesso a todo o conteúdo do primeiro Last Blade, ao longo da jogatina, a segunda metade da franquia é desbloqueada e podemos aproveitar personagens e outros extras. Assim como é o caso dos outros jogos de luta, toda a jogabilidade do fliperama foi portada de forma perfeita para o Neo Geo Pocket Color, fazendo com que a experiência aqui, seja extremamente prazerosa para quem já experimentou a série.
Metal Slug 1st Mission
Metal Slug 1st Mission traz para a telinha do Neo Geo Pocket Color, a experiência da franquia Metal Slug, e mesmo com as limitações do portátil, a experiência é fantástica. A adaptação para o Neo Geo Pocket Color fez com que a SNK mudasse algumas coisas, o sistema de vidas foi substituído por uma barrinha de energia que o jogador pode recuperar com certos itens espalhados pelos cenários, e as missões são muito mais curtas e variadas do que as dos jogos principais.
Entretanto, algumas restrições foram colocadas na fórmula famosa da série, só é possível selecionar um único personagem e veículos são restritos a certas partes dos estágios. O jogo também sofre com slowdowns quando muitos itens estão presentes na tela, e as sprites não tem tantas animações como no fliperama.
Metal Slug 2nd Mission
Continuação de 1st Mission, este segundo título da franquia Metal Slug para o portátil da SNK, traz melhorias significativas em relação ao seu antecessor e acaba se tornando uma experiência bem divertida. A jogabilidade recebeu algumas melhorias, e certos elementos tradicionais retornam aqui, como a escolha de personagens diferentes, e certos itens.
As sprites também receberam uma pequena melhoria comparada a 1st Mission, e as missões, apesar de ainda serem bem curtas, agora tem partes mais interessantes, com objetivos bem diferenciados em certos momentos. Infelizmente, os problemas de slowdown continuam presente aqui, e a dificuldade do jogo é um pouco estranha, alternando entre ser extremamente difícil para algo que qualquer pessoa completaria em questão de segundos.
Samurai Shodown! 2
Enquanto a maior parte dos jogos do Neo Geo Pocket Color eram baseados em títulos lançados para a placa MVS da Neo Geo nos fliperamas, Samurai Shodown! 2, é uma rara exceção nesta lista. Em vez de ser uma versão portátil de um dos excelentes jogos 2D da série, este título é baseado em Samurai Shodown 64: Warriors Rage, um jogo 3D da franquia lançado para a placa Hyper Neo Geo 64 da companhia.
A transição de um jogo 3D para um 2D, acabou por ajudar o jogo a ser tornar bem mais divertido do que o seu irmão maior. Mesmo com apenas 2 botões, toda a jogabilidade conhecida da série está presente, incluindo até mesmo os dois movesets alternativos que cada personagem possui. Além é claro de conter um incrível modo história, com cutscenes e inimigos especiais podendo ser encontrado durante suas lutas. Sem sombra de dúvidas, uma ótima forma de experimentar um dos piores Samurai Shodown, mas de uma forma bem melhorada.
SNK vs Capcom: Match of the Millenium
O último jogo que analisamos antes do anúncio da coletânea. Este pode ser considerado o melhor título de luta do portátil, apresentando uma jogabilidade extremamente boa, bastante conteúdo extra para distrair o jogador e uma boa apresentação.
SNK vs Capcom: Match of the Millenium, não foi o primeiro título que as duas companhias colaboraram juntas – antes dele tivermos dois jogos de cartas, exclusivos para o NGPC – entretanto, ele foi o primeiro que colocou os personagens de ambas para se encararem em lutas, e diferentes das batalhas feitas pela Capcom, aqui, é possível lutar nos mais diferentes estilos diferentes, 1v1, 3v3 igual em KOF ou em formato Tag. O elenco também contém boas escolhas e uma boa variedade, tentando adicionar outros jogos das duas empresas e não fica apenas um Street Fighter X Capcom.
Uma boa coletânea, mas que poderia ser ainda melhor
Além de conter 10 excelentes jogos, e todas as opções extras que já estavam presentes neles, como um menu especial que permite voltar até 30 segundos atrás durante a jogatina, zoom e opções de capas e utilizar filtros. A coletânea adiciona alguns pequenos extras bem interessantes, o mais legal deles sendo uma recriação em 3D das capas e cartuchos de cada um dos títulos selecionáveis.
Outro extra bastante legal é a opção de experimentar os títulos em um estilo monocromático. O Neo Geo Pocket Color foi a segunda versão do portátil que a SNK havia produzido. Antes dele, existiu o Neo Geo Pocket, uma versão monocromática e apesar da maioria dos jogos da coletânea serem originalmente jogos do color, a coletânea permite experimenta-los em preto e branco, para aqueles que querem uma experiência mais retro.
Entretanto, a SNK vacilou bastante na hora de criar a coletânea. A empresa podia ter aproveitado que estava reunindo os títulos em um único pacote, e adiciona outras melhorias que fãs pedem a tempo, como um modo online e algumas correções de erros. Infelizmente, ainda estamos presos apenas a combates locais contra os amigos e alguns jogos continuam tendo seus problemas particulares.
Apesar disso, a emulação dos títulos é perfeita, sem nenhum problema presente em relação a som e imagem. Que por falar nisso, a trilha sonora utilizada nos jogos é muito boa, e os fãs das franquias representada irão reconhecer grandes melodias que foram adaptadas ao chip de som do Neo Geo Pocket Color.
Por fim, o preço da coletânea é um pouco salgado em minha opinião. É verdade que os 10 jogos são fantásticos, e alguns como SNK vs Capcom, Last Blade, King Of Fighters R-2 e Metal Slug, são recomendadíssimos aos fãs dessas franquias. Entretanto, o valor cobrado pela SNK podia ser um pouco menor. E eu torço para que o Vol. 1 signifique que esta é apenas a primeira compilação dos jogos de Neo Geo Pocket Color que a SNK fará, ainda esta faltando alguns ótimos jogos como, Sonic Pocket Adventure e os dois jogos crossovers de cartas da série SNK vs Capcom , e realmente espero que eles deem as caras no futuro no Switch, seja em uma outra coletânea, ou até mesmo separados.
Revisando uma história em busca de um futuro
Como alguém que cresceu jogando os títulos da SNK em emuladores e consoles, o relançamento dos seus clássicos de Neo Geo Pocket Color me pegou de surpresa. Tive nenhum contanto com o pequeno aparelho, mas ao longo dos anos, busquei bastante informação sobre seus títulos e até cheguei a experimenta-los de outras formas. Por isso, eu fiquei bem feliz com a chance de poder examina-los para o site.
Sou um grande fã da companhia e adorei demais poder revisitar uma era que não é tão lembrada assim pelos fãs mais “casuais” da SNK. Ao mesmo tempo que puder viajar para o passado, a oportunidade de jogar os 10 jogos no meu Switch me fez pensar no futuro e o que a empresa pode trazer para o console. Bem, eu espero que mais jogos antigos da companhia deem as caras no aparelho da Nintendo, assim como seus jogos futuros como King Of Fighters XV.
E se você quer conhecer mais um pouco da história da SNK, a Neo Geo Pocket Color Selection Vol 1, é ideal para isso. Porém, vale lembrar que esses são jogos criados na década de 90 para um portátil que tinha bastante limitações, por isso não fique chateado se sua expectativas for de esperar por encontrar versões que repliquem fielmente a experiência dos fliperamas na palma de sua mão.
Prós:
- 9 ótimos títulos com bom valor de replayabilidade;
- Variadas opções de gêneros diferentes;
- Excelente jogabilidade em todos os jogos presentes.
Contras:
- Modo online de fora novamente;
- Não há muitos extras no pacote em si.