Explorando o Subterrâneo de Sinnoh: Tudo sobre o ‘Grand Underground’ em Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl

Explorando o Subterrâneo de Sinnoh: Tudo sobre o ‘Grand Underground’ em Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl

21/11/2021 0 Por Thomas Mertens

Nos jogos Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl, logo que chegamos em Eternia City (bem antes do segundo ginásio), já podemos explorar o Grand Underground, a área subterrânea de Sinnoh. Basta falarmos com o senhor da casa ao lado do Centro Pokémon para ele nos dar o Kit do Explorador. Mas o que podemos fazer lá em baixo?

O que podemos encontrar?

Primeiro de tudo, o objetivo é arqueológico. Vamos então procurar bons lugares para nossas escavações apertando R e procurando pelos ponto brilhantes nas paredes (indicados no mapa com um ícone laranja). A lista é enorme, mas o mais comum é encontrarmos pedras preciosas que podem ser trocadas por pedras maiores, ou até itens tanto decorativos quanto úteis para a aventura principal, como TM’s. Basta leva-los para o comerciante ali no subterrâneo mesmo e negociar.

Outras coisa muito útil e divertida é encontrar outros itens, como pedras evolutivas, Heart Scales, Plates (que boostam ataques de seu tipo), itens para vender ou equipar em seus monstrinhos, fósseis e até “Caixas”, que contém estátuas para decorarmos nossa base secreta. São dezenas de estatuas Pokémon diferentes para colecionarmos, cada uma com seu tamanho e efeito, dependendo da decoração da sua base.

não menos importante, agora que o subterrâneo está um tanto maior, precisamos lembrar que ele não é totalmente interconectado por toda a região. Cada rota ou cidade pode te levar para uma área e biomas diferentes, então tenha certeza de que vai explorar tudo!

Secret Base | Base Secreta

Termos nossa base já é algo comum nos jogos Pokémon pelo menos desde a geração 3, em Ruby e Saphire. EM BDSP precisamos do item “Digging Drill”, que é recompensa por desafios do mesmo senhorzinho que deu o kit, daí basta usa-la na parede a abrir o seu cantinho.

O TM Secret Power permitia que criássemos um espaço nosso para decorar como quisermos, mas sem grandes efeitos no jogo. Dessa vez, temos algo um pouco mais interessante. Cada estátua que colocamos amplifica a chance de capturarmos um Pokémon daquele tipo, e esse efeito pode sim ser acumulado. Colocando 2 estátuas do tipo fogo, nossas chances dobram, por exemplo, mas infelizmente apenas para um tipo por vez. Então se colocarmos um Charizard, um Infernape e um Blastoise, só ganharemos boost para o tipo fogo. E as estátuas “coloridas” (que imitam um tom de Jade), são mais eficientes que as comuns, então se fosse só um Blastoise colorido e um Charizard comum, o boost seria para o tipo água.

Além disso, existem pedestais e orbes, que também tem seus efeitos, ou podem só ser decorativos mesmo, mas sempre atrelados a um tipo. Podemos ter até 18 peças expostas, mas cuidado pois todas devem caber no espaço, e cada uma tem sua dimensão específica, indo de 1×1 até 4×4.

Digletts e Dugtrios

Talvez você já tenha se deparado com algum desses carinhas se escondendo de você quando passamos correndo. Não ache que você teria alguma chance de alcança-los, esse não é o objetivo deles, mas deixam um presentinho muito interessante. Ao fugirem, deixam no chão um brilho rosa, um para cada cabeça, ou seja, Digglets deixam 1, e Dugtrios deixam 3, que basta encostarmos para coletar e encher um medido que vai até 40. Atingindo essa marca em uma mesma visita ao subterrâneo, por 4 minutos teremos um bônus nas escavações, elevando significativamente as chances de encontrar caixas de estátuas coloridas, além de dobrar as chances de shinies nos “hideaways”, indo de 1 para 4096 para 1 em cada 2048.

Hideaways

Como o nome diz, são esconderijos dos monstrinhos aqui na região subterrânea, e com certeza foi uma novidade bem vinda para o jogo. Além de encontrarmos espécies não antes disponíveis nos jogos originais, eles funcionam como biomas, muito bem ambientados por sinal, com Pokémon caminhando por aí, no mesmo estilo das Wild Areas de SwSh. As estátuas manipulam as chances desses encontros, e o level deles é bastante considerável (variando conforme as insígnias obtidas), estando muitas vezes nivelado com seu time, ou seja, é um bom lugar para treinar, ou só capturar um novo membro pra equipe. Quanto mais progredimos no jogo, mais espécies podem aparecer.

De maneira geral, isso é tudo que você precisa saber sobre o subterrâneo que não fica explícito, mas podemos acrescentar uma pequena dica sobre as escavações, que pra mim são super divertidas. Comece a “atacar” o terreno com a marreta, pois sua área é maior, mas o impacto na integridade da parede também. Então é uma boa para quebrar pedras sem medo de atingir uma das barras de ferro, e trocar para a picareta para um toque “mais delicado” (o quão delicado uma picareta pode ser, eu acho). Lembre-se que ela também influencia nos arredores, causando um impacto em cruz. Saiba usar suas ferramentas que tudo vai ficar bem, e vai ter muito mais retorno!

Ah claro, você pode jogar offline sozinho, e online com os amigos ou desconhecidos, lembrando que falar com 32 pessoas é um requisito para desbloquear o evento do Spiritomb.

Por enquanto é só, fiquem ligado para mais guias sobre o jogo e notícias de outros títulos!