
Desenvolvedora: Regista
Publicadora: NIS America
Data de lançamento: 18 de Janeiro, 2022
Preço: R$ 76,45
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela NIS America.
Lançado originalmente em Julho de 2020 para PC e dispositivos móveis, o adorado Labyrinth Legend finalmente faz sua chegada ao console hibrido da Nintendo, trazendo consigo uma experiência que mescla gêneros de ação e RPG, em masmorras geradas aleatoriamente a cada tentativa.
Bonito de ver e ouvir
A começar pela apresentação visual do jogo, Labyrinth Legend conta com uma pixel art bem atrativa, apesar de não ter um estilo artístico único com designs memoráveis para os personagens, seus modelos são bem trabalhados e com animações detalhadas para podermos notar os padrões de ataques dos inimigos e preparar nossas estratégias de batalha, desviando e dando parry em seus ataques. e uma parte que certamente não decepciona em Labyrinth Legend é sua trilha sonora, que conta com diversas músicas animadas e viciantes, e que em lutas contra os chefes te enchem de adrenalina para continuar tentando o desafio de novo e de novo.

E apesar de contar com uma pequena história envolvendo um reino precisando de seu auxílio, uma rainha amaldiçoada e algumas outras pequenas coisas, tudo não passa de um pretexto para o que realmente importa, suas aventuras nos labirintos do Reino de Kanata.
Diversos labirintos para explorar
Após criarmos nosso personagem e escolhermos nossa classe, nos encontramos num pequeno vilarejo que de certa forma funciona como uma base para o jogador comprar e vender itens, usar o ferreiro para melhorar equipamentos, comprar upgrades permanentes para o personagem, e até mesmo conseguir monstros companheiros para a jornada. E assim que terminarmos nossa preparação, saímos a caminho dos labirintos do reino.

Cada labirinto é tematizado em homenagem a algum local, seja uma floresta com vários gramados verde, um vulcão escuro rodeado de lava, um abismo de baixo da água com várias criaturas marítimas, entre vários outros, tendo níveis de dificuldade cada vez maiores ao longo que vão sendo desbloqueados. Cada sessão do labirinto conta com 5 andares, onde temos que encontrar e derrotar um monstro aleatório que contém a chave para prosseguirmos ao próximo andar, e repetir o procedimento até chegarmos ao final do quinto nível, onde enfrentaremos um chefão para encerrar o labirinto. E com exceção da sala do chefe, as sessões do labirinto não possuem checkpoints, então uma morte em qualquer andar lhe fará começar do primeiro andar, tendo que procurar as chaves do começo como num jogo roguelike, porém de uma forma muito mais suave já que os andares são bem curtos e não deve levar mais de 5 minutos para chegar à sala do chefe numa tentativa bem sucedida.

Vale citar também que a partir de certos níveis, os labirintos começam a ter mais de uma sessão de 5 andares, tendo que passar por 2 ou até 3 sessões antes de chegar ao chefão da região e abrir a próxima, mas cada sessão acaba sendo dividida na seleção de nível para não ter que começar do zero caso perca numa das últimas salas, essencialmente tendo um checkpoint a cada 5 andares.
E conforme avançamos nos níveis, além de desbloquear fases mais difíceis, também liberamos versões mais difíceis das fases que já jogamos, que servem como uma ótima maneira de farmar mais pontos de experiência caso esteja tendo dificuldade, além de alguns outros modos especiais como a Arena que serve para testar suas habilidades sobre certas condições.
Combate simples e repetitivo
O combate de Labyrinth Legend é muito simples e customizável, através de nosso inventário, além de podermos equipar 3 pedaços de roupa e alguns acessórios que podem aumentar nossa força, defesa, agilidade e inteligência, podemos também equipar 2 armas, que vão desde simples espadas, martelos e arcos até a itens mágicos que atiram fogo e raio. Porém todas essas opções de itens vêm a um preço, toda arma possui apenas um ataque comum, limitando muito suas estratégias de combate com cada opção e basicamente te limitando a escolher uma arma de curto e uma de longo alcance para usar o tempo todo, no vilarejo inicial porém, podemos comprar ataques especiais para as armas do jogo, que em troca de alguns pontos de magia realizam ataques mais fortes e em uma área maior.

Infelizmente por conta disso, Labyrinth Legend é um jogo que se torna muito repetitivo muito rápido, tendo poucas opções de ataques e inimigos muito similares entre si por boa parte do tempo, nos pegamos rapidamente fazendo a mesma coisa repetidas vezes, correndo pelo mapa e batendo em inimigos com os mesmos ataques até achar a chave pro próximo andar, e então repetir isso de novo e de novo até chegarmos no chefe, que felizmente são as melhores partes do jogo, as lutas com chefões são todas muito bem feitas e únicas, com os chefões tendo uma quantidade massiva de vida e padrões de movimentos bem criativos que precisamos aprender a ler para termos a chance de vitória. O jogo também conta com um cooperativo local para dois jogadores, que certamente ajuda a evitar a fadiga e até um pouco da dificuldade de quando há diversos inimigos te dando porrada ao mesmo tempo, porém nada que muda totalmente a experiência.
Mecânicas obsoletas
E apesar de um ferreiro no vilarejo que incentiva o jogador a manter suas armas e melhorá-las, essa parte do jogo é anulada pela exploração do labirinto, já que estamos constantemente encontrando baús que dropam mais itens, entre eles armas, que a cada nível vão ficando mais poderosas, de uma maneira muito mais rápida que pela melhoria do ferreiro tornando-o obsoleto, e de certa forma o mesmo para a loja de itens, não tem porque comprar armas novas se em breve você certamente vai encontrar melhores de graça.

E os monstros companheiros, mesmo que sejam uma ideia divertida, e até é legal te verem seguindo pelo mapa, possuem um uso bem limitado, apenas servindo como uma maneira de encontrar mais loot ou recuperar um pouco de vida e pontos de magia durante a run, desperdiçando o potencial de ter um mob do jogo te auxiliando no combate.
Conclusão

Labyrinth Legend é um simples jogo com boas ideias e conceitos divertidos, com uma ótima trilha sonora e lutas com chefes memoráveis, e conta com bastante conteúdo e até um pós game com um verdadeiro chefe final secreto, porém pode enjoar de maneira muito rápida com um combate que não muda muito ao longo do jogo e nem abre muita brecha para experimentação.
Prós:
- Batalhas com chefes memoráveis
- Trilha sonora animadora
- Vários labirintos com temas criativos
- Bastante conteúdo
Contras:
- Se torna repetitivo facilmente
- Mecânicas obsoletas
Nota Final:
7
- Review | Rift of the NecroDancer - 29/04/2025
- Review | ONE PIECE ODYSSEY Deluxe Edition - 05/08/2024
- Review | Dokapon Kingdom: Connect - 02/10/2023