
Desenvolvedora: Square Enix
Publicadora: Square Enix
Data de lançamento: 10 de março, 2022
Preço: $ 49,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Square Enix.
Chocobo GP é a mais nova tentativa da Square Enix de conseguir entrar no mercado dos jogos de corrida de mascote. Apresentando uma jogabilidade rápida, personagens icônicos de sua principal franquia e muita nostalgia, o título tenta conseguir conquistar o público fã de Mario Kart. Infelizmente, não foi dessa vez que a Square conseguiu surpreender.
Chocobos e Moogles patinam em direção à vitória

O sucesso de Super Mario Kart, lançado em 1992 para o Super Nintendo, fez com que muitas empresas criassem seu próprio jogo de Kart de mascote. A Sega fez isso com Sonic, criando a série Drift para o Game Gear e depois Sonic R para o Saturn, assim como a Naughty Dog com Crash Team Racing no Playstation 1.
A Square entrou na onda em 1999 ao lançar Chocobo Racing, spin off da franquia Final Fantasy, baseado na subserie estrelando a fofa galinha amarela mascote da série FF.
23 anos depois, a empresa lança uma “sequência”, dessa vez exclusiva para o Nintendo Switch. Apesar de trazer a mesma premissa básica do original, o novo título tem uma forte inspiração em games mobiles, trazendo um estilo de jogabilidade e decisões de design que podem ser encontrados em jogos disponíveis nos aparelhos menores.

Chocobo GP oferece quatro modos distintos de jogatina para os fãs de games de corrida. Os jogadores têm à disposição um modo história, que funciona como um tutorial das mecânicas e itens. Também é possível participar de corridas rápidas customização e disputar contra amigos localmente ou estranhos online.
Outros dois modos que vão agradar os jogadores são a disputa de copas, semelhante à Mario Kart. Diferente do jogo de Mario, é necessário ir completando cada torneio para habilitar o próximo, que aumenta a dificuldade a cada novo desafio.
Já a última opção de disputa é o Chocobo GP. Neste modo online, até 64 jogadores disputam um torneio de eliminação, onde apenas 8 corredores se classificam para as finais. É certamente a opção mais chamativa para aqueles que desejam provar suas habilidades online e um que eu adoraria ver em Mario Kart 8.
Uma aventura regada a nostalgia

Um dos principais modos de jogo em Chocobo GP é o Story Mode. Funcionando como um tutorial, é recomendado jogar primeiro a história para aprender dicas e como funcionam as mecânicas e itens do game.
A narrativa de Chocobo GP é bem simples e regada a bastante humor. A dupla de heróis, Chocobo e Atlas se veem envoltos em uma corrida orquestrada pelo misterioso corredor Racing X. O prêmio para o vencedor é a realização de qualquer desejo, assim, vários outros personagens decidem participar da competição.
Apesar de ser considerado uma sequência para um jogo que originalmente era um spin off de uma subsérie específica, Chocobo GP tenta fazer com que tudo seja novo para os jogadores. Os personagens fazem pequenas menções a franquia Chocobo e Final Fantasy em si, mas na maior parte da aventura, eles agem como se tudo fosse novo e ninguém se conhecesse. Isso ajuda quem não conhece nada da franquia FF e seus derivados.

Caso você seja fã de Final Fantasy, contudo, a aventura se torna ainda mais divertida graças às diversas referências em diálogos e ações dos personagens. Entre os corredores disponíveis estão Terra de Final Fantasy VI e Vivi e Steiner de Final Fantasy IX, e o trio solta várias frases que serão reconhecidas pelos fãs de longa data, especialmente Terra, que diversas vezes na narrativa comenta a frase “I’ll fight, I’ll make this place a world where live can flourish and children, can grow up in peace”, que é utilizada pela heroína durante a parte final da sexta aventura. Em outro caso, Terra chega a mencionar o nome de Edgar, um dos personagens de FFVI, resultando nos outros corredores se perguntando quem é Edgar.
Além da nostalgia, também há muito humor para arrancar gargalhadas dos fãs. Os personagens fazem bastante piada com a situação que se encontram e até mesmo existe um pequeno twist ao final do game que mostra que os heróis não eram tão bem heróis assim, revelado em uma grande brincadeira feita às custas de um dos mais icônicos personagens da franquia, Gilgamesh.
Uma jogabilidade com altos e baixos

Chocobo GP é bastante similar a outros jogos de corrida de mascote. O game utiliza uma jogabilidade simples, com um botão para acelerar, outro para frear, um para pular e o último serve para ativar itens. O foco do game é chegar em primeiro utilizando os diversos itens que podem ser conseguidos pelo caminho, além de dar drift para passar por curvas sem perder velocidade.
A maior mudança desta fórmula é a introdução de poderes especiais para cada um dos corredores. Cada habilidade tem suas vantagens e desvantagens e elas podem ser utilizadas assim que o jogador preenche uma barrinha de especial. O maior problema com essa mecânica é a falta de equilíbrio entre competidores, algumas habilidades são simplesmente inútil aqui e outras possuem muitas vantagens sobre os adversários.

Os itens que utilizamos são baseados nas famosas magias da franquia Final Fantasy. As magicites, mesmo itens mágicos utilizados em FFVI, possuem diferentes efeitos como bola de fogo, boost e relâmpagos que explodem em múltiplos oponentes. Para conseguir uma magicite basta pegar um dos muitos ovos especiais espalhados pela pista, e cada corredor pode segurar até três magias ao mesmo tempo. Assim como na franquia de RPG, existem vários níveis diferentes para os ataques e é possível subir de level ao conseguir a mesma magicite repentinamente. Magias de alto nível tem efeitos diferentes e mais devastadores.
Em games como Mario Kart 8, os itens geralmente são recompensados dependendo da posição que o jogador se encontra comparado aos seus rivais. Não é o caso aqui, existindo um certo desequilíbrio em relação às disputas. Também não ajuda que não exista aqui um item que possa ajudar o jogador a virar a partida como é o caso do famoso casco azul e até mesmo a estrelinha na série de Mario.

Outro problema que envolve os itens é o tempo para o jogador poder ativá-los. É preciso esperar a roleta decidir qual item será disponibilizado antes mesmo de poder usá-lo e o mesmo se aplica se o jogador estiver no ar. Ser acertado por um item também custa segundos preciosos, pois o tempo de recuperação é bem maior do que o encontrado em outros games do gênero.
Estes não são os únicos problemas de Chocobo GP. O game possui uma seleção limitada de pistas, com apenas 8 circuitos estando disponíveis para correr. Cada um destes cenários possuem variações que tentam aumentar seu número, infelizmente, muitos são extremamente curtos com corridas podendo ser terminadas em menos de 1 minuto se o jogador for bom o bastante. O traçado das pistas também é muito mal feito com curvas sendo colocadas logo após pulos, cancelando o bônus de velocidade que é conseguido ao passar por tais locais.

Além dos traçados, cada pista também tem obstáculos que impactam ainda mais em seu design. É difícil não ficar irritado por ter perdido uma corrida porque o traçado lhe força a reduzir velocidade, enquanto os oponentes controlados pela CPU mantém toda a sua velocidade total. A inteligência artificial também merece um pouco de atenção, Chocobo GP é um game díficil e a CPU consegue te dar nos nervos. Muita das vezes, eles preferem focar em atacar o jogador do que uns aos outros, fazendo parecer que estamos em uma disputa de 1 contra 7.
Por fim, o modo de copas tem uma premissa bem legal, 12 séries de quatro corridas estão a disposição para o jogador competir, com a 1º estando disponível desde o ínicio e as outras 11 precisando ser habilitadas. Contudo, o baixo número de circuitos significa que muitos são repetidas uma das outras e isso pode decepcionar quem for maratonar as competições.
É um jogo mobile ou de Switch?

Jogar Chocobo GP me fez questionar se eu estava com um título de Switch nas mãos ou um produzido para os aparelhos mobiles. Além do pequeno número de circuitos disponíveis, o game possui um shop interno onde é possível comprar novos personagens, veículos, pinturas e stickers com dinheiro do jogo ou moedas de verdade.
Antes mesmo do título estar disponível a Square já anunciou passes de temporadas que incluirão personagens extras e corredores adicionais à venda nesta lojinha. Com isso, me pergunto se este título não seria feito originalmente para o mobile e depois foi decidido portá-lo para o Switch.
O visual do título é bonito e sua apresentação tem charme. As músicas são remixes de temas famosos da saga e vão abrir um sorriso enorme nos fãs das trilhas sonoras da franquia. Contudo, o resto do game passa essa sensação de ter sido feito com um outro tipo de público em mente, até seus circuitos curtos parecem produzidos com a ideia de competição rápida que aparelhos mobiles oferecem aos seus jogadores.
Não foi dessa vez, passarinho

Chocobo GP é um divertido game da mascote da franquia Final Fantasy. Contudo, em um videogame que possui o aclamado Mario Kart 8, o game não consegue chegar nem perto de seu rival. Sinto que a Square deixou a bola cair ao escolher produzir algo barato e rápido sem ao menos tentar entender o que faz Mario Kart ser especial.
Se você for fã de Final Fantasy, ele é extremamente divertido graças às referências e personagens da franquia que estão disponíveis. Se você só estiver procurando algo para distrair de Mario Kart, bem, ele pode te divertir por um tempo. Só não espere que este seja o game que vai finalmente terminar com o reinado da diversão multiplayer do jogo de corrida do encanador.
Prós
- Narrativa cheia de referências e humor;
- Remix de trilhas clássicas são muito bons.
Contras
- Traçado das pistas são horríveis;
- Poucos circuitos disponíveis;
- Desequilibro nos itens e nas dispustas.