Desenvolvedora: CyberConnect2
Publicadora: SEGA
Data de lançamento: 10 de Junho, 2022
Preço: R$299,95
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela SEGA.
O anime que herdou os fãs de Naruto após o término da saga ninja, que hoje já está na “terceira temporada” e um filme sucesso de bilheteria (dependendo de como você conta), teve suas duas primeiras temporadas adaptadas para esse jogo, disponível em diversas plataformas, e de fato faz coisas interessantes. Será que foi um presente para os fãs?
Desenvolvido pela CyberConnect2, a veterana em jogos de anime — e da aclamada série Naruto Ultimate Ninja Storm —, Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles é um daqueles clássicos títulos que adaptam outras mídias, seja filme, série, ou no caso, animes. Com a mesma vibe dos famosos jogos de luta de Naruto, (que em japonês têm um nome muito mais divertido do que “Ultimate Ninja Storm”), Demon Slayer traz alguns detalhes diferentes e novos, embora o que mais me impressionou foi realmente a capacidade da arte final. Estou colocando a carroça antes dos bois, voltemos ao início.
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Pra começo de conversa, como supracitado, Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles adapta os três primeiros arcos do anime, que são o prólogo e exame de seleção, o arco da Montanha Natagumo, e o do Trem Infinito, com todos os eventos entre-arcos inclusos, como treinamentos e missões menores.
A narração no entanto, é bem fidedigna, te dando os pontos chave para relembrar a história, e o que ele chama de “fragmentos de memória” para ver a completude da narrativa. Então para o fã que só quer relembrar os acontecimentos já basta, atende. Mas para quem quer reviver o anime, ele atende mais ainda.
Jogo de luta
De fato é um jogo de luta em arena, herdando o DNA de Naruto Ultimate Ninja Storm, enquanto mantém o estilo atual de 3D numa arena circular. Aqui temos uma variedade considerável de personagens jogáveis, ou variações do mesmo, por exemplo o próprio Tanjiro que têm o estilo de combate tradicional (usando a respiração da água) e o estilo Hinokami, até com a espada quebrada, que foi um toque maneiro.
Eu gosto que cada um [das variações] vai ter seus movimentos únicos, mesmo compartilhando similaridades. Meu favorito ainda foi o Inosuke, com um combate bem ágil, no entanto o Rui é bem diferente com um moveset interessante. Claro que nas primeiras temporadas de Kimetsu no Yaiba temos uma maioria de usuários da respiração da água, então os ataques são muito parecidos, porém cada um faz de um jeitinho diferente, que é único o bastante para percebê-los diferentes.
Pessoalmente, nesse tipo de jogo eu prefiro uma batalha em 2D como as de Naruto: Ultimate Ninja no PlayStation 2. Mas não desmerecendo o modelo atual de arena 3D, funciona bem e te dá margens para explorar. O que não foi feito aqui no entanto.
Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles têm seu combate clássico, muito normal, realmente pouco explorado e restritivo na verdade. Cada personagem tem seus estilos, mas só temos 1 combo básico e 2 ou 3 ataques especiais para diferir no oponente. Novamente, a batalha funciona, e não é ruim, mas poderia ser melhor, deixando a experiência com cara de genérica depois de algumas horas de gameplay.
O main game é o prosseguimento da história mesmo, e se resume na alternância entre uma área de exploração, e uma batalha (geralmente Boss Fight) onde o lutador adversário tem alguns poderes extras para executar, e é maior etc, deixando de aplicar todas as regras que usamos no Modo Versus, o que é bem legal. Por outro lado, na parte de exploração do mapa… bom, Naruto fazia bem melhor.
Todos os mapas são pequenos e/ou extremamente lineares, sem muitos itens escondidos, ou difíceis de achar, perdendo totalmente o senso de esforço-recompensa. Nada no cenário é interessante também, nem mesmo as side quests, que são novamente só rodar pelo mapa linear. Infelizmente, o que esperávamos que fosse uma parte positiva, acabou virando um destaque negativo do jogo. Fora que correr não é uma opção, andamos num passo lento e chato o tempo todo.
Qualidade Ufotable?
Agora, quanto a parte técnica, realmente está fantástico, incluindo o port no Nintendo Switch. A estrela do show de Kimetsu no Yaiba sempre foi seu estilo de arte bastante singular e bem feito, e ver que isso foi trazido muito bem pro jogo é um trabalho sensacional por parte da CC2, sendo muito agradável de se jogar qualquer parte e de assistir as cutscenes. Mesmo no modo portátil ou no Nintendo Switch Lite, não senti qualquer redução de qualidade em momento algum.
Quanto à dublagem do jogo, bom, vai de cada um. Particularmente não gosto da dublagem americana em geral, entretanto não é algo que atrapalhe de forma alguma. Novamente, aqui, assim como a arte, acaba sendo algo subjetivo.
Conclusão
Demon Slayer -Kimetsu no Yaiba- The Hinokami Chronicles é um bom jogo e um bom port que vale a pena para os fãs do anime. Claro que futuramente poderemos ter um jogo ainda melhor (talvez uma sequência?), com mais personagens, e que eventualmente cubra mais arcos, sendo uma “obra mais completa”, colocando esse primeiro título em completa inutilidade, mas até lá, que ninguém nem sabe quando será, ou se será, fiquemos com esse, porque é divertido e bem cativante. Os pontos negativos não te tiram do jogo, e claro que o foco ainda é o Modo Versus com os amigos, assim como todo jogo de luta.
Prós:
- A arte do anime foi trazida para o jogo;
- Boa quantidade de personagens jogáveis;
- Amigável com o fã de carteirinha.
Contras:
- Combos e diversidade de combate pouquíssimo explorada;
- Áreas de exploração completamente sem graça.