Skip to content
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
NintendoBoy

NintendoBoy

Niche Games on Nintendo Consoles

  • Notícias
    • Indústria
      • Nintendo Switch
    • Entretenimento
    • Nintendo 3DS
    • Wii U
    • Mobile
  • Artigos
    • Entrevistas
  • Review
    • Preview
  • Guias
  • Listas
  • RetroBoy
  • TCG
  • Entretenimento
    • Filmes
    • Anime
  • Redação
    • FALE CONOSCO
    • Portfólio
  • Review

Review | DORAEMON STORY OF SEASONS: Friends of the Great Kingdom

Conheça o legado cultural de duas franquias enormes convergindo! Venha viver sua vida na fazenda com o melhor de Story of Seasons junto ao carisma apaixonante e divertido que é o elenco de Doraemon.
Pablo Camargo 15/11/2022

Desenvolvedora: Marvelous
Publicadora: Bandai Namco Entertainment
Data de lançamento: 02 de Novembro, 2022
Preço: R$ 264,90
Formato: Digital

Análise feita no Nintendo Switch com chave fornecida gentilmente pela Bandai Namco Entertainment.

Revisão: Marcos Vinícius

Vamos ser sinceros, quem nunca quis escapar para um outro planeta para poder criar sua própria fazenda e se tornar amigo do povo local deste novo mundo? É um desejo extremamente comum do dia a dia e que DORAEMON STORY OF SEASONS: Friends of the Great Kingdom pode saciar muito bem! 

O título é a segunda entrada da colaboração entre a querida franquia de Farm simulator da Marvelous, Story of Seasons (previamente chamada de Harvest Moon), e o amado mascote Doraemon, um gato robô do futuro de um mangá de mesmo nome, o qual já possui mais de 50 anos desde sua criação além de contar com uma série animada de mais de 1000 episódios! 

Descobrindo um novo planeta

Assim como se fosse mais um episódio comum das aventuras de Noby Nobita, começamos o jogo vendo o nosso jovem protagonista entrando em um desentendimento com seus pais, deixando-o bem chateado a ponto de pedir ajuda para seu gato amigo Doraemon que utilizaria uma de suas bugigangas para ajudar Noby, como é de costume em suas histórias. Aqui Doraemon, Noby e seus amigos Big G, Sneech e Sue decidem ir em uma breve viagem no espaço para se divertir e distrair dos pressionamentos de seus pais.

Durante a viagem espacial a nave da turma acabou apresentando um defeito que forçou a parada deles em um outro planeta de atmosfera bem parecida com a Terra. E é aqui que eles conhecem Lumis, o príncipe do reino deste novo mundo, o qual ajudamos com um dos kits de Doraemon, e como recompensa recebem do jovem as chaves da fazendo dele, para agora cuidarem de suas colheitas e ajudar nesta pequena comunidade enquanto não podem voltar ao seu planeta. 

A começar pela apresentação, DORAEMON STORY OF SEASONS: Friends of the Great Kingdom é um jogo muito bonito, seus gráficos são apresentados como se estivéssemos acompanhando um livro infantil, com manchas brancas nas bordas, com uma sucinta faixa de giz de cera percorrendo a tela e o mundo em si com colorações que podem ser vistas até como uma pintura de aquarela, além dos modelos 3D dos personagens e animais que andam pelo mundo que são bem simples, mas muito carismáticos, construídos de uma maneira mais cartunizada para combinar com a apresentação mais “infantil” do jogo.  

E durante os diálogos desta experiência, os personagens apresentam caixas de texto com retratos de seus perfis desenhados no mesmo estilo artístico do anime inspirado, com diversas expressões para destacar a emoção que estão sentindo e sempre muito bem desenhados, um toque muito gracioso para os fãs de Doraemon podendo ver como os novos personagens deste mundo seriam em sua série animada. Vale destacar também que apenas temos dublagem em japonês com os dubladores originais da série, e ela é muito bem executada aqui. 

Vida de fazendeiro

Falando um pouco mais da fazenda, batizada carinhosamente de Sunny Farm por este que vos escreve, o uso dela durante o jogo começa de uma forma bem comum para outras entradas deste gênero. Temos nossa casa, onde podemos checar algumas notas de nosso progresso, um espaço para construir nossas colheitas, arando o solo, plantando, regando, e se possível fertilizando estas plantações para conseguirmos os melhores produtos possíveis que serão vendidos para o castelo no fim do dia, e é claro uma fazendinha para os animais que podemos criar, desde galinhas até mesmo a alpacas! 

No início da aventura é tudo bem simples, nada diferente de outros jogos de fazenda que já conhecemos, porém não deixa de ser uma experiência bem satisfatória a de poder cuidar de um lugarzinho só seu neste mundo e ver suas criações de animais e cultivos terem resultados positivos. O destaque mesmo daqui é que tudo é bem direto, não temos uma vasta gama de possibilidades dentro da fazenda que deixe o processo muito complicado, a tarefa que recebemos é a que temos que cumprir. A simplicidade do sistema de fazenda se mostra mais ainda no decorrer da jornada, quando podemos começar a utilizar algumas das bugigangas de Doraemon para ajudar em nosso trabalho diário, como um regador que molha diversos espaços de terreno de forma simples e rápida, economizando uma boa dose de energia pelo dia. 

O reino é muito bonito como supracitado, temos uma boa quantidade de caminhos para seguir, com lojas para se comprar itens e pessoas para conversar, e nos acostumamos rápido com o mundo e suas rotas, sabendo onde os habitantes vão estar a cada momento do dia pelo mapa e podendo seguir de encontro com eles para uma conversa ou entregar um item como presente ou parte de alguma missão dada no quadro de avisos da cidade principal, constantemente aumentando a amizade com eles, tudo acompanhado de uma trilha sonora bem relaxante e animada, como um jogo do gênero deveria ser. 

Além de colheitas, e coletas de leite e lã de animais, podemos fazer Noby realizar outras tarefas pelo local, desde retirar troncos de árvores e pedras de sua fazenda para aumentar a área de culitvo e conseguir mais recursos para construções, pescar diversos peixes ou capturar insetos com uma rede, para então vendê-los e conseguir um dinheiro fácil ou até mesmo eventualmente poder cuidar de alguns deles em casa, precisando alimentá-los como se fossem um novo pet da família. Temos uma mina onde adquirirmos fósseis e minérios, que podem ser utilizados naquele famoso loop de gameplay de melhoria de nossos equipamentos para resultados mais efetivos em todas as atividades.

Também temos na cidade principal um mural com missões dadas pelos outros habitantes e podemos checar quando eventos serão sediados, como eventos de pescas, batalhas de besouros e muito mais, e ainda é claro, podemos pedir ajuda dos carpinteiros para evoluir nossa fazenda, aumentando espaço e desbloqueando mais funções como uma cozinha, atividades é o que não falta para passar o tempo aqui, e o mais importante, também temos os diversos outros moradores deste vilarejo, cujos quais iremos nos aproximar e conhecer melhor durante nossa estadia neste jogo. 

O Reino Natura

Antes de falar um pouco sobre os residentes por si, deixem-me introduzi-los um pouco ao contexto deste mundo, vivemos em Natura, um reino que conta com 4 raças diferentes, os Illumans que são figuras extremamente semelhantes a humanos comuns, os Mystians que são figuras mais élficas e possuem uma maior conexão com a natureza, os Dogans que são seres mais parrudos e tem um acerto apreço por trabalhar em escavações, e por último os Icephs que basicamente são pinguins sentientes (e adoráveis) que adoram peixes e estar próximos do mar. As 4 raças por si só não possuem problemas diretos entre si, não há um conflito central entre eles, contudo é notável uma certa tensão e apreensão entre si, já que devido a acontecimentos da história estes povos não são tão próximos como já foram em um passado distante. 

O grande foco neste Story of Seasons diferente da maioria, é mais no desenvolvimento da história deste mundo e reaproximação destes povos, se aproximando mais destes personagens, aumentando suas relações com os habitantes de cada espécie, e aprendendo mais sobre todos eles e suas histórias, sobre seus medos e falhas, e então ajudando-os a superarem-nas com aquele toque que só uma visão inocente do mundo como é a apresentada pela jovem turma de Nobita poderia trazer. Além de também termos que ajudar a amolecer o coração da rainha de Natura que devido ao medo, confiscou a nave espacial de Doraemon, impedindo que a turma possa voltar para a Terra. 

A aproximação com os habitantes deste planeta realmente é a parte mais divertida da aventura, cada vez que aumentamos um nível de amizade com alguns personagens podemos ver um novo “capítulo” de suas storylines, que geralmente envolvem ou uma dupla, ou um grupo deles, desenvolvendo mais suas relações, como eles interagem com os outros membros da comunidade, e a superação de algum tipo de medo ou conflito entre eles. Temos por exemplo a dupla de carpinteiros Belle e Oliver, que estão sempre brigando e discutindo entre si já que ele adora criar planos para as construções e ela adora não os seguir por serem muito “básicos e chatos” e então altera para projetos mais “descolados” o que gera constante atritos entre a dupla, e com a ajuda das crianças extraterrestres eles vão percebendo que são necessários um para o outro nesta função.  

E temos diversas histórias destes tipos, como também a família de Icephs, cuja a mãe está vivendo na clínica médica por um tempo, deixando o pai extremamente ocupado e o filho se sentindo sozinho, precisando da ajuda de Nobita para tentar passar mais tempo com o pai que está sempre trabalhando na loja de pescaria. Todas são bem escritas, com um ótimo toque de comédia e uma pegada emocional, fazendo com que rapidamente nos aproximemos das pessoas deste reino e queiramos seus bens, ajudando-os a resolverem seus problemas e inseguranças, seja com a visão inocente de Noby, ou com as bugigangas de Doraemon para um toque mais cômico. Eventualmente até mesmo podemos conhecer algumas pessoas novas e convidá-las para morar conosco na fazenda conforme vamos aumentando seu nível. 

O único grande problema com este foco na história dos personagens é que, apesar de terem muito bem executadas, o jogo deixa claro que não são opcionais, além de serem muitas em quantidade. Aumentar sua amizade com os personagens não é nenhum desafio, fazendo com que o tempo todo estejamos vendo o avanço de suas histórias, de uma forma que me exaustava um pouco estar o tempo todo vendo conversas, sem conseguir realizar uma simples tarefa pessoal como entregar um ovo a certo personagem, já que no caminho tinham diversos eventos para acontecer, que são iniciados automaticamente ao adentrar no local deles, e que quando terminam podem até mesmo acabar te jogando para uma área distante de onde iniciou. Desta forma uma simples entrega de ovo que não deveria demorar nem 2 minutos acaba se tornando mais de 15 já que nem sempre os diálogos são breves, acredito que poderíamos ter tido uma maneira de escolher quando ouvir estes diálogos ao invés de só serem tocados automaticamente. 

Conclusão

No fim, DORAEMON STORY OF SEASONS: Friends of the Great Kingdom é uma experiência extremamente aconchegante. É fácil ficar imerso neste mundo e apegado aos personagens, e é sempre gostoso ver sua fazenda evoluindo, conseguindo até mesmo vegetais gigantes ou então colocando seus animais favoritos em concursos nos dias de eventos.

A parceria entre as duas IPs é muito bem executada, com o gameplay de Story of Seasons sendo um ótimo meio para contar o tipo de história emotiva, e que traz diversas reflexões e ensinamentos que Doraemon costuma propor. O único problema mesmo é a constante interrupção de suas atividades para uma nova conversa que nem sempre estamos com a mentalidade para ouvir. 

Prós

  • Apresentação impecável;
  • Fácil de entender as mecânicas;
  • Ótimos personagens e interações;
  • Histórias divertidas e emocionantes.

Contras:

  • Alguns diálogos podem ser intrusivos a gameplay.

Nota Final:

9

  • Sobre
  • Últimos Posts
Pablo Camargo
Pablo Camargo
Redator em Nintendo Boy
Estudante, Técnico em Química, e apaixonado por conteúdo de mídia, especialmente jogos da Nintendo e JRPGs, seguidor da religião Xenoblade. Escrevo reviews e faço vídeos analisando jogos e seus principais méritos.
Pablo Camargo
Últimos posts por Pablo Camargo (exibir todos)
  • Review | Rift of the NecroDancer - 29/04/2025
  • Review | ONE PIECE ODYSSEY Deluxe Edition - 05/08/2024
  • Review | Dokapon Kingdom: Connect - 02/10/2023
Tags: Doraemon Doraemon Story of Seasons Story of Seasons

Continue Reading

Previous: Produtor de HARVESTELLA diz que, embora tenha jogado Farm/Social Sims como Story Of Seasons e Rune Factory, foi Stardew Valley que teve maior impacto no jogo
Next: Versão beta de Pokémon TCG LIVE já está disponível no Brasil

Relacionado

Review | BATTLE TRAIN
  • Review

Review | BATTLE TRAIN

17/06/2025
Review | Yakuza 0 Director’s Cut
  • Review

Review | Yakuza 0 Director’s Cut

16/06/2025
Review | Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk DX
  • Review

Review | Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk DX

15/06/2025
  • Twitter
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Copyright © All rights reserved. | DarkNews by AF themes.