Nesses últimos anos temos vistos mais jogos lançando num estado ou incompleto ou demorando para lançar, tendo vários adiamentos desde seu anúncio — um exemplo recente sendo o próprio Tears of the Kingdom, que originalmente era para lançar em 2022.
Em vista disso, a comunidade da Nintendo muitas vezes usa uma frase supostamente dita por Shigeru Miyamoto como um “meme” ou crítica a jogos que chegam aos consumidores inacabado, frase está já eternizada na internet:
Ignorando a ironia dessa frase ser de um funcionário da mesma companhia que desenvolveu Majora’s Mask em menos de 2 anos, ele tem um ponto interessante, afinal, jogos não são apenas meros produtos como também, em menor escala, uma forma de arte, e essa frase não difere muito do famoso ditado popular “a pressa é inimiga da perfeição”… Mas, e se eu contasse a vocês que o Miyamoto, na verdade, nunca disse a frase que tanto atribuem a ele?
O outlet “A Critical Hit” foi procurar a origem desta frase, mas não chegou a achar entrevistas ou algo do tipo que sustentasse a narrativa de que foi Miyamoto quem a falou; porém, o site descobriu que ela era usada na internet já desde 1998, sendo atribuída a Miyamoto. Mas se não foi a aclamado criador de Super Mario e outras franquias famosas, quem foi?
O artigo da Critical Hit na verdade respondeu essa pergunta. Cavando mais fundo no mistério eles descobriram a frase sendo usada em um painel da GDC (Game Developers Conference, um evento anual de jogos com foco na reunião de diferentes Devs para partilharem suas experiências) pela ex-diretora de projetos da Origin Systems, Siobhan Beeman, onde a própria Beeman acabou confirmando a história de que, sim, foi ela quem disse a frase originalmente. A frase original difere um pouco da atribuída ao Miyamoto, ela sendo: “Um jogo só está atrasado até sair, mas pode ser ruim para sempre”
Acho que essa história nos ensina duas lições: a primeira sendo a não acreditar em tudo que você lê na internet, não importa há quanto tempo isso seja compartilhado, e a segunda lição é que não importa se você parafrasear a mensagem falsa do Miyamoto ou a fala real de Beeman, ambas carregam um ponto crucial. Jogos são feitos por pessoas reais com cargas de trabalho que podem ser prejudiciais para suas saúdes e que muitas vezes não recebem o que verdadeiramente merecem, por isso, quando um jogo está demorando um pouco mais que o costume, não existe razão para se enfurecer a respeito disso, o jogo ainda vai sair, você só vai precisar esperar um pouco.