Desenvolvedora: Otomate
Publicadora: Idea Factory International
Data de lançamento: 28 de novembro, 2023
Preço: R$ 250,00
Formato: Digital/Físico
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Idea Factory International.
Revisão: Paulo Cézar
Quando falamos de My Next Life as a Villainess: All Routes Lead to Doom!, nós automaticamente pensamos nas inúmeras mídias que a obra possui: Light novels, mangá, anime, filme… O sucesso da franquia é inquestionável. Era uma questão de tempo até que fosse adaptado na mídia em que foi baseado: os otome games.
Com o lançamento do jogo, teremos duas reações. Aqueles que ficarão muito felizes vendo a Catarina finalmente se relacionando com um dos personagens principais, ou, aqueles que acharão a história monótona e repetitiva, pois não há uma tentativa de inovação na fórmula da obra.
Novas aventuras
Em Pirates of the Disturbance, Catarina e sua gangue participam da inauguração de um cruzeiro mais que especial, o Vinculum. Este navio era uma tentativa de fortalecer os laços entre Sorcier, país que a protagonista vive, e Quid, um país distante mas com fama de possuir tecnologias incríveis. Enquanto a tropa aproveita a luxuosa viagem, o navio é abordado por piratas, que declaram que todos lá são seus reféns e que deverão obedecê-los a qualquer custo.

Passando os dias enquanto sequestrada, Catarina acaba tendo sonhos envolvendo sua melhor amiga da vida passada, Atsu. Estes sonhos, que mais pareciam visões, fizeram grandes revelações, indicando que a mocinha não tinha evitado todas as flags da perdição assim como imaginava. Pelo contrário, eles indicavam que ela estava adentrando, novamente, o plot rejeitado que fora utilizado como fandisc do jogo que ela reencarnou, o Fortune Lover.
O otome game de My Next Life as a Villainess: All Routes Lead to Doom! tenta criar uma aventura inovadora sem fugir do contexto da obra, que seria evitar a morte ou do exílio da vilã Catarina por eventos que acontecem no jogo original. Ele continua como uma linha do tempo alternativa após os acontecimentos das duas primeiras novels/primeira temporada do anime. Apesar dele relembrar algumas cenas essenciais que acontecem no material primário, ter conhecimento sobre a franquia original é necessário.
A vilã descobre o amor
Inicialmente, Catarina continua extremamente densa para os sentimentos amorosos que todos os seus amigos possuem por ela. Assim como no original, teremos a repetição de cenas de um amigo atropelando o outro para ganhar mais pontos de afeto com a moça, ou de seu irmão a repreendendo por um comportamento indigno de uma nobre. Ela continua avoada, sentindo fome em momentos inoportunos e sendo o principal ponto cômico da franquia.

Contudo, com a progressão do jogo e com as escolhas corretas, vemos o desenvolvimento de uma mocinha ingênua finalmente amadurecendo e aprendendo sobre o amor. A transição de amiga para algo mais ocorre de forma lenta, porém convincente, porque independente da rota, ao se separar do grupo com o interesse romântico, as aberturas para o florescer de um romance acontecem naturalmente.
Também temos a adição de dois novos personagens como interesses românticos que não fazem parte da obra original. Rozy e Silva foram criados especialmente para o jogo, mas não ficam atrás dos personagens já existentes. Eles são carismáticos e charmosos, além de suas existências trazerem um frescor para o otome game que está tão envolto de clichês adventos da própria novel. Em minha opinião, são eles que fazem a visual novel sair da mesmice, te deixando entretido e dando aprofundamento ao universo de Catarina.
Navegando no sucesso da obra

My Next Life as a Villainess: All Routes Lead to Doom! ~Pirates of the Disturbance~ é, sem dúvida, uma obra para os fãs originais da série. Ele entrega todo o romance (heterossexual) que desejamos que exista na novel, já que nossa imaginação não é suficiente. Mas suas piadas são batidas e as interações iniciais não trazem novidade: é tudo aquilo que também já vimos anteriormente.
Já para aqueles que nunca tiveram contato com a série, é possível que se estranhe o plot. Apesar do jogo tentar explicar como chegamos onde chegamos, a explicação é pouca para que se entenda o fascínio que todos os personagens possuem pela Catarina. Ademais, é uma obra divertida que arrancará boas risadas de qualquer um.
Prós:
- Expansão do universo da obra original;
- Entrega romance conforme desejado;
- Bem divertido.
Contras:
- As piadas são batidas e repetitivas;
- Possui alguns bugs visuais;
- Inconsistência na tradução de alguns termos.
Nota Final
7,5
- Review | BUSTAFELLOWS Season 2 - 14/08/2025
- Review | The Red Bell’s Lament - 04/07/2025
- Review | Cupid Parasite -Sweet & Spicy Darling.- - 28/05/2024
