
Desenvolvedora: MAGES.
Publicadora: PQube
Gênero: Visual Novel
Data de lançamento: 08 de Fevereiro, 2024
Preço: R$ 258,32
Formato: Físico/Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela PQube.
Revisão: Davi Dumont Farace
Eu sou uma pessoa muito hipócrita, sabiam? Os que me conhecem sabem da minha aversão com certos gêneros de jogos, como visual novels por exemplo, e mesmo assim, eu já gostei de vários jogos no estilo: Ace Attorney (eu sei que não é um visual novel, mas só citando aqui para irritar o Marcos), Digimon Survive, Danganronpa e até mesmo Famicom Detective Club… Minha hipocrisia também se estende para animes, com meu preconceito por isekai mesmo gostando de uma obra que foi basicamente uma das pioneiras do gênero há poucos anos atrás: KonoSuba!
KonoSuba — abreviação de Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o, ou As Bênçãos de Deus nesse Maravilhoso Mundo — é um anime que narra a história de Sato Kazuma, um jovem rapaz que morre em seu mundo e ao receber a escolha de reencarnar em um mundo de fantasia igual aos RPGs que ele jogava, não hesita. Essa escolha, no entanto, acabou fazendo com que ele reencarnasse do pior jeito possível: pobre, com péssimos stats fora “sorte” e para piorar, uma party composta por: uma deusa inútil, uma paladina masoquista e uma maga que só sabe soltar um tipo de magia (que é altamente destrutiva). Como o anime tem um foco maior na comédia, essa premissa é perfeita para o mesmo.

“Love For These Clothes Of Desire” é uma visual novel desenvolvida pela MAGES. e publicada pela PQube no Ocidente. Lançada originalmente em 2020 no Japão, ele é sequência de um outro jogo de KonoSuba, que infelizmente não foi localizado ainda, chamado Judgment On This Greedy Game. Seguindo a mesma premissa de Kazuma, Aqua, Megumin e Darkness, tendo uma aventura que acaba causando com que um deles acabe amaldiçoado, e o jogo inteiro gira ao redor de quebrar essa maldição. Simples e direto ao ponto, com um estilo que combina com o elenco de personagens.
E por falar neles…
Mesmos elenco, histórias diferentes
KonoSuba é um anime de isekai, e embora o foco usual de tipo de premissa costume ser no aspecto do “outro mundo”, KonoSuba toma mais proveito de sua escrita cômica para focar em alguns personagens específicos, tanto do grupo de Kazuma, quanto fora dele, e o jogo não é diferente nesse aspecto.
Por ser uma visual novel, Love For These Clothes Of Desire possui mecânicas de relacionamento. Embora não direta ou explicitamente romântico, essas mecânicas se limitam apenas às personagens femininas, que por sorte, são boa parte do elenco, desde o grupo de Kazuma com a deusa, a maga e a paladina, e até personagens secundárias que aparecem ao longo do anime, como a morta-viva Wiz, a ladra Chris ou a guarda Sena.
— Para cada personagem importante do anime que aparece, uma pequena introdução como essas aparece na tela.
As mecânicas de relacionamento no jogo giram ao redor de pequenas interações que o jogador pode fazer com essas personagens: boas respostas levam a boas interações, o que aumentam o seu nível de “intimidade”. O nível de intimidade, por vez, afeta o final, com as personagens principais do grupo de Kazuma tendo dois possíveis finais para cada uma, enquanto as personagens secundárias ficam com apenas um final cada.
Interagir com personagens não serve apenas para prosseguir com a história. Você pode também fazer pequenos “detours” da aventura para conseguir pegar Side Quests do jogo principal, ou até mesmo só observar Kazuma conversando com uns amigos. A vantagem das diferentes interações é que muitas acompanham um CG único, que apesar de destoar um pouco com o resto do jogo, é bem gratificante de ver.

Aproveite o seu tempo (você não tem muito mesmo)
A história do jogo começa com uma simples aventura de Kazuma e companhia. Quando eles finalizam uma missão de derrotar monstros e se preparam para voltar à Axel, um artefato chama a atenção do grupo: uma joia pequena ao lado de uma tábua de pedra negra, mencionando eventos que aconteceram em um jogo ainda não-localizado. Kazuma fica receoso de tirar a tábua dali, mas acaba cedendo aos pedidos do grupo e leva para Axel, onde Wiz poderia examiná-la.

Tendo o artefato examinado, o grupo descobre que a pedra era um item que transformava certos grupos de ingredientes em uma roupa… Mas em troca amaldiçoava uma pessoa próxima que estava criando essa peça de roupa. É claro que, com a sorte natural de Kazuma, eles só foram descobrir sobre esse pequeno detalhe importante após usarem a joia para fazer uma roupa que tinha “uma sensação de tecido caro”, como foi dito por Aqua, que segurou dita peça de roupa.
Suspeitando que um deles agora estava destinado a ficar amaldiçoado e ter a sua personalidade “invertida”, o grupo não dá muita atenção a isso e levam a tábua para casa. Ao descansarem, no entanto, acordam com duas grandes surpresas: a primeira sendo a total transformação de Darkness para uma mulher com tendências sádicas com os outros, e a presença da guarda Sena, que informa que o grupo era culpado do roubo de um artefato mágico e uma joia (essa que já tinha desaparecido do mundo, para piorar) que pertenciam a um nobre. Com essas grandes revelações, o grupo percebe que terão que se preparar para achar um jeito de curar Darkness enquanto ao mesmo tempo também tentam satisfazer os pedidos do nobre, que prometeu não dar queixa contra eles se os mesmos costurassem uma roupa específica que ele pediu.

É a partir desse ponto no jogo que ele mostra as suas mecânicas principais, com algumas pequenas referências à primeira temporada do anime: assim como Kazuma e Aqua tinham que trabalhar em diferentes bicos para conseguirem dinheiro, o jogo faz com que o jogador coloque os quatro personagens principais para trabalhar em diferentes tarefas por 3 dias e então, conseguir dinheiro. Este aspecto me lembrou um pouco de jogos como No More Heroes, onde o sistema de trabalho é essencial para a história do jogo, mas não é o principal fator dele. Mesmo que aqui o trabalho seja mais “obrigatório” que em No More Heroes, pelo menos tem a vantagem do jogo ter um fluxo bem rápido nesses momentos.

Tendo trabalhado e arrumado mais uma graninha, o jogador agora deve manusear o seu tempo e recursos para conseguir certos ingredientes (que o grupo convenientemente sabe devido a clarividência do demônio Vanir) na loja de Wiz e então prosseguir com a história. É um loop divertido e que faz com que o jogador varie um pouco nos trabalhos que faz e nas ações que toma em seus dias de folga. Essas variações, por vez, fazem com que o jogador seja recompensado com CGs especiais de diversas personagens, não se limitando apenas ao grupo de Kazuma.
Side Quests? Em uma Visual Novel?
Prosseguindo com a história normalmente, o jogo vai liberar uma opção que faz com que pessoas de todo o reino enviem pedidos ao grupo de Kazuma para a criação de uma roupa específica. Esses pedidos seriam o equivalente desse jogo à uma “Side Quest”, que embora não obrigatória, traz mais benefícios durante a jogatina do que malefícios.
Além de dar uma certa quantia de dinheiro para o jogador, as Side Quests também liberam CGs exclusivos, dependendo de um ingrediente extra, e até habilitam mais opções de trabalhos durante a semana, o que pode ajudar com o lucro do grupo. Porém devo avisar que apenas o trabalho é vantajoso, já que comprar os ingredientes geralmente vai custar mais do que o retorno que o jogador teria completando o pedido.

Em geral, é uma boa adição ao jogo que tira um pouco o foco direto do jogador para algo mais leve (e com mais CGs de personagens). Então achei que merecia um tópico próprio para ser discutido.
As (não tão boas) bênçãos nesse maravilhoso mundo
Já ficou obvio que do jeito que estou falando, amei esse jogo como algo de KonoSuba, mas será que ele se mantém em aspectos de gameplay e como um jogo próprio, separado da IP que eu gosto? É uma resposta complicada, mas eu darei uma resposta honesta e que não é enviesada.
“Love For These Clothes Of Desire” pode ser uma Visual Novel feita por um dos maiores estúdios japoneses que trabalham com o gênero, a MAGES.. Porém apenas isso não é um sinal de qualidade do produto final. O orçamento desse jogo é claramente menor que outras produções da Mages, e isso fica perceptível em aspectos como a pouca movimentação dos personagens e a falta de detalhe em suas artes, excluindo os CGs, que estão incríveis. Considerando que Visual Novels são mais visuais, como indica o nome, ter um visual fraco não é um ponto positivo ao meu ver.

Também é importante ressaltar que KonoSuba definitivamente não é para todos. O anime e a novel possuem um humor meio podre e que, apesar de tirar sarro dos clichês de obras japonesas, também é vítima de muitos deles. Há pontos no jogo que podem fazer uns sentirem vergonha alheia, e considerando que isso é parte do personagem do Kazuma, tenho quase certeza de que isso foi de propósito. Tendo dito isso, o jogo é sim engraçado em vários pontos, então se não gostam do Kazuma, então pelo menos vejam ele sofrer em diferentes eventos do jogo.

Chegando ao ponto
Se você quer uma Visual Novel interessante, bem animada e que se leve a sério, a VN de KonoSuba não é para você, definitivamente! Mas se o que você procura é só algo para relaxar e rir (ou se você for um masoquista com um péssimo manuseio de tempo x dinheiro igual a mim), e é fã de longa data de KonoSuba, então sim, eu recomendo muito isso.

Apesar dos gritantes baixos e das frustrações que tive com o pouco de gameplay “ativa” que o jogo ofereceu, eu saí do jogo satisfeito, com uma coleção de CGs interessante na galeria do meu Switch. Porém, ainda me pergunto se a PQube vai ajudar na localização da primeira VN de KonoSuba, já que os eventos dela são mencionados nesse… Mas essa pergunta, por enquanto, pode ficar sem resposta.
Prós
- Captura perfeitamente a essência de KonoSuba dentro do jogo;
- Apesar da trilha sonora limitada, as músicas de Abertura e Encerramento são excelentes;
- Os CGs especiais das personagens femininas são muito lindos.
Contras:
- Por capturar a essência de KonoSuba, é difícil de recomendar para outros;
- Artes de personagens, fora CG, muito pobres para os padrões da MAGES.
Nota Final:
7
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