
Desenvolvedora: LEVEL-5
Publicadora: LEVEL-5
Gênero: RPG, Esporte
Data de lançamento: 2024, se Deus quiser
Prévia feita no Nintendo Switch com base no teste beta global já disponível.
Revisão: Marcos Vinícius
Anos atrás, feliz os fãs estavam que Inazuma Eleven iria voltar como franquia: Inazuma Eleven Ares no Tenbin anunciado como um anime o qual, haveria um jogo também.
Proposta renovada, uma releitura de acontecimentos clássicos com os personagens mais icônicos da franquia da LEVEL-5 em uma nova linha do tempo, possuindo potencial para atender às grandes expectativas impostas sobre o novo conteúdo.
Passou-se o tempo e as coisas foram ficando estranhas, a nova animação já estava em sua continuação chamada “Orion no Kokuin” e o jogo que ora estaria programado para sair junto com tudo isso, não se havia mais notícias, decepcionando os adoradores novos e principalmente, aqueles que há muito esperavam pelo retorno da icônica franquia de futebol.
Sinais preocupantes se mostravam nas entrelinhas, história apressada, animação com menor qualidade comparada às gerações anteriores da série e após o final de Orion no Kokuin, nenhum sinal do novo game, por muito tempo.
Um período considerável se passou e, o mestre por trás de Mamoru Endou e seus amigos – Akihiro Hino – se pronuncia que o esperado produto ainda vivia, agora com uma proposta diferente, se chamando Inazuma Eleven: Victory Road, o qual, após tantas tribulações, enfim lança sua demo ao Nintendo Switch.
Renovando tradições
Para falar sobre este aspecto de Victory Road, é preciso que se faça um paralelo com o que a série se proporcionou até seu último lançamento. Inazuma Eleven nasceu como um jogo de portátil, com uma ideia muito única em sua gameplay. Mover os jogadores com a stylus do Nintendo DS, passar a bola e a característica que faz de Super Onze o que é, onde mora sua essência: As técnicas especiais.
Quando dois jogadores se encontram, há uma disputa de técnicas de drible, quando se chuta ao gol, atacante e goleiro disputam para ver quem é o mais forte. Inazuma Eleven é, em essência, um RPG, que faz o oposto do que um jogo como FIFA se propõe, o absurdo, o incrível, com o toque de originalidade e carinho que LEVEL-5 tem por seus games.

Dito isto, Super Onze sempre foi adicionando mecânicas novas durante suas entradas entre DS e 3DS mas, apesar disto, houve um experimento que influenciou no que o novo game vem a se tornar e este se chama: Inazuma Eleven Strikers, para Wii.
Fugindo um pouco da gameplay via touch screen dos portáteis da Big N, Strikers se propõe a ser um jogo para console de mesa um pouco mais casual onde, apesar de possuir mecânicas que são bem mais complexas que um tradicional videogame de futebol, tenta chegar a um meio termo entre o que DS e seu irmão mais velho oferecem e algo mais próximo do que se esperaria de um jogo do gênero.

Com este contexto em mente, sinto que Akihiro Hino acertou em cheio na gameplay e mecânicas do grande retorno de Inazuma Eleven pois, pega coisas que há de melhor nos dois formatos e cria uma evolução nítida para a série, a qual explicarei no próximo tópico.
Maior competitividade de gerenciamento de recursos
Como dito anteriormente, o que decide quem ganha uma partida de futebol nesta franquia é quem sabe fazer melhor uso das técnicas especiais e suas mecânicas.
A série possui seu histórico que vão muito além das mais conhecidas como o Furacão de Fogo de Goenji, como as táticas especiais, as incorporações (popularmente chamadas de “keshins” no Japão e na versão em inglês de “Fighting Spirits”), Armadura de incorporações, Mixi Max e Soul. Todas adicionam muita profundidade à gameplay e infelizmente, confirmados para o game final, temos apenas as técnicas especiais, táticas e Incorporações, deixando uma lacuna com as demais a faltar, possuindo chance de virem em atualizações futuras.
Antes, se usava de um sistema farto de usos para estes recursos, com cada jogador possuindo uma barra chamada “TP” que era similar a uma barra de MP para isso, o que mudou drasticamente em Victory Road, fazendo o jogador pensar muito para utilizar de tais recursos, com o novo sistema de tensão.

Há uma barra acima do jogador que vai sendo preenchida conforme se vence as disputas de bola, tornando todas estas mecânicas um recurso não só mais escasso como também, algo que o jogador irá pensar muito bem em como usar.
Se você gastar sua barra em uma técnica para drible, poderá não ter tensão o suficiente para usar uma técnica de chute ao gol ou até mesmo defender os chutes de seu oponente. Prefere enfraquecer o tiro inimigo com um bloqueio de seus zagueiros ou utilizar de uma técnica de seu goleiro para não sair perdendo? Escolha com sabedoria. Apenas, saiba que é uma briga de resistência, onde vale a pena utilizar de chutes normais para diminuir a barra do guardião do gol oponente até poder finalizar com um chute especial.

Falando nisso, os Chain Shoots estão de volta melhores como nunca. Ao entrar na área adversária, é essencial que se toque a bola entre os personagens, o qual vai se acumulando vínculo: uma porcentagem que fortalece o seu chute, faz uma diferença considerável, fora desarmar os defensores inimigos.
Com os Chain Shoots, é possível utilizar de um ou mais ataques especiais para impulsionar o seu chute final e sair mais potente e claro, ao custo de sua preciosa tensão. Na grande maioria das vezes, utilizava um especial e impulsionava de maneira comum, havendo vezes onde era possível utilizar duas ou mais, é bem ocasional.

Neste mesmo contexto, para quem está na defensiva, o goleiro posiciona barreiras para que sua defesa trabalhe para impedir os atacantes, vezes ajudando a enfraquecer chutes ou até mesmo tirando a bola do oponente. Confesso que sinto que há melhorias necessárias nesta defesa mas, no geral sinto que cumpre bem sua tarefa.
Personagens icônicos e sistema de raridades
Victory Road promete ser o ápice de tudo que Inazuma Eleven tem a oferecer e bom. Além de todos os personagens já conhecidos pelo público, o elenco dos animes Ares no Tenbin e Orion no Kokuin citados anteriormente estreiam pela primeira vez em um game da franquia principal para consoles.
A mais nova entrada destes jogos de futebol fantástico criam um sistema da raridades de jogadores, fator essencial para se jogar ranqueadas (tópico a ser discutido posteriormente).

A cada partida online ou contra a máquina, se consegue pequenos pedaços de jogadores com raridades diferentes definidas por suas cores, com a lendária sendo a mais importante. Além do nível, a raridade dos jogadores é um fator essencial para se ter chance competitivamente.
Você que está preocupado: pode ficar tranquilo, o jogo não oferece estes pedaços por gatchas ou algo do tipo, é bem amigável de se conseguir e aqui fica a recomendação do redator para o farm: Perder nas ranqueadas vale a pena por mais irônico que pareça, foi o que me fez aumentar a raridade dos meus personagens rapidamente, mas tente upar um pouco com a máquina primeiro para não se tornar o Brasil ao ser goleado pela Alemanha…
Nem tudo são flores: Ranqueadas e online problemáticos
A LEVEL-5 acertou em cheio em muita coisa, fazendo do novo Inazuma Eleven um jogo com muito potencial mas, sim, há problemas a serem apontados e de fato resolvidos, afinal, este é o propósito desta beta.
Confesso que insisti e me diverti nas ranqueadas e jogando com amigos e com pessoas aleatórias, sendo experiências completamente diferentes. Ao lado de meus parceiros, o online fluiu muito bem de fato, possuindo elogios por parte até mesmo de quem não era familiarizado com Super Onze, já nas ranqueadas…
Bugs constantes, lags, muitas quedas e de fato, instabilidade de conexão, principalmente contra jogadores japoneses, o que é um problema levando em conta que Victory Road almeja finalmente ser um jogo internacional e simultâneo – da mesma forma que Pokémon é hoje – algo que não acontecia anteriormente na mesma intensidade.
Há disputas de bola que são perdidas por causa do lag e também em casos que você sentia que poderiam ter ganho mas, o jogo deu aquele aumento de tensão ao oponente ou a você injustamente. Não cheguei a testar para ver o quanto melhoraria se eu jogasse com um cabo de rede na dock mas, há uma grande quantidade de ajustes e otimizações a serem feitas.
Além disto, o game possui um péssimo matchmaking, pareando o jogador com oponentes muito mais fortes que ele com uma frequência constante, tornando a experiência inicial das ranqueadas algo muito frustrante para quem possui menos tempo para aumentar o nível e raridade dos jogadores.
Apesar de ter dito acima que consegui evoluir mais rápido jogando online, foi uma questão de persistência da minha parte como um fã árduo, partindo de mim a necessidade de admitir que não é muito amigável com quem apenas quer apenas jogar de forma esporádica, com o pareamento chegando a ser contra oponentes com 5, 8, 10 níveis acima do usuário.
Modos de jogo a chegar
Há conteúdos a serem explorados e liberados no decorrer da beta, como uma pequena fatia do modo história e outros pequenos conteúdos.
Há uma expectativa muito positiva em cima da campanha deste, desde o fato de que várias cutscenes do jogo serão animadas pelo estúdio Mappa(famoso por Attack on Titan) e que segue a história principal com novos personagens e até mesmo aparecendo Endou Haru, filho do clássico protagonista Endou Mamoru, com a ideia de que a escola Raimon agora é uma antagonista, possuindo um protagonista diferente numa escola diferentes dos jogos anteriores, fugindo do padrão que se esperaria de uma nova história para a série.
Muito potencial mas, há trabalho a ser feito
Akihiro Hino prometeu que Victory Road, além do single player, possui a proposta de ser um jogo com online com viés competitivo, algo que para ser bem executado, é necessário que sejam corrigidos os muitos erros citados anteriormente no online da beta.
Apesar de prometido que o jogo lançaria este ano, possuo o leve receio de que o game tenha de ser adiado novamente para que sejam feitas suas devidas correções. Dito isto, as partidas no single player estão funcionando muito bem e com estas mecânicas complexas, bato palmas pro que a LEVEL-5 está tentando fazer com na nova entrada de Inazuma.
Pela primeira vez em português brasileiro, respeitando os nomes da dublagem (e também o público local) e possuindo pequenos erros, é um sonho realizado para os fãs brasileiros ver a franquia que marcou uma geração de crianças finalmente vir em nossa língua nativa.
Com suas devidas otimizações e ainda muita coisa a ser explorada devido aos conteúdos posteriores a serem liberados deste demonstrativo, Inazuma Eleven: Victory Road tem tudo para ser de longe o ápice da série, trazendo tudo que a franquia tem de melhor a oferecer.
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