
Desenvolvedora: La Moutarde
Publicadora: Plug in Digital, Dear Villagers
Gênero: Cozy RPG
Data de lançamento: 27 de março, 2024
Preço: R$ 59,99
Formato: Digital
Análise feita no Nintendo Switch com cópia fornecida gentilmente pela Plug in Digital.
Revisão: Marcos Vinícius
TERRA MEMORIA é um RPG francês desenvolvido pelo estúdio indie La Moutarde (Old School Musical), que tem como inspiração clara os jogos da Team Asano, da Square Enix, principalmente OCTOPATH TRAVELER.
E para começo de conversa, eu gostei de TERRA MEMORIA, então apesar de qualquer comparação que nem sempre é bem-vinda, o jogo consegue criar uma estética própria o suficiente para ser sua própria e digna aventura. Entrando mais em detalhes, o que mais me cativou em TERRA MEMORIA, foi seu clima cozy e alegre, a aventura é otimista, os visuais são bem interessantes, e as ideias são bem coesas.
Vamos conhecer a constante e cativante constância da cidade Constância
O setting de TERRA MEMORIA é a primeira coisa interessantíssima. A cidade principal, chamada cidade Constante, é constante em tudo que se propõe, e encontra-se agora em uma decadência constante.

Outrora uma cidade próspera e moderna sustentada pelos cristais mágicos que sustentavam o maquinário de tecnologia da cidade, agora encontra-se na pior escassez de cristais da história. Os cidadãos encontram-se a esmo, perdidos e desamparados, e cabe a cada um encontrar o caminho para seguir em frente.
Novamente, o que podia ser algo dramático e pesado de se jogar, é levado com bastante leveza pelo jogo que adota uma postura mais caricata do que humanizada. Os personagens são sonhadores, em um mundo relativamente pacífico, e digo isso no melhor dos sentidos. TERRA MEMORIA parece preferir simbolismo e bom humor a uma visceral realidade, e eu o admiro por isso.
O carisma em cada um
Além do próprio plot principal que carrega suas mensagens e intenções, TERRA MEMORIA não deixa de lado seus personagens extremamente carismáticos, enquanto entrelaça de maneira bem inteligente os personagens e seus objetivos com a trama principal.

As motivações variam bastante, mas no geral acho elas boas. Meu personagem favorito foi Mustang, um mago recém formado que quer se provar como mago, já que é reduzido pela maioria a um monte de músculo devido a sua raça que é muito capaz fisicamente.
Eu não consegui deixar de me identificar, já que por ser grandão desde cedo, nos é negado a possibilidade de ser visto como sensível ou intelectual, e isso é algo não muito retratado dessa forma, e novamente, neste mundo acolhedor, tudo é mais simbólico do que prático, ainda assim achei uma abordagem bem refrescante.
Claro, nem todos os personagens tem uma carga tão grande. Alto por exemplo, é um bardo que busca inspiração, é bem resolvido e de bem com a vida no geral, e demonstra um grande otimismo e a inteligência emocional de um bom artista, sendo uma força da natureza que ajuda a guiar o grupo nessa aventura.
Seja nos personagens mais densos e cheios de mensagem ou nos mais de suporte, o elenco da aventura é inerentemente muito carismático.
E falando em suporte…
Sendo atacado constantemente pela vida selvagem daquele mundo e por máquinas que não são tão compreendidas de início que atacam em números cada vez maiores. O jogador é obrigado a se defender em um divertido e intuitivo sistema de combate.

Além dos visuais incríveis em pixel art, o combate de TERRA MEMORIA é também de alguma forma uma releitura ou homenagem em relação ao de OCTOPATH TRAVELER.
Nele os inimigos possuem fraquezas específicas e uma quantidade de defesa. Cada golpe que um inimigo leva diminui a defesa em 1 estágio, mas para golpes super efetivos, que o inimigo tem fraqueza, diminuem 2, além de claro, possuírem dano aumentado. Nesse caso, quando a defesa chegar a 0, o inimigo irá para o fim da fila, além de ganhar fraqueza a todos os tipos de dano, tomando assim dano adicional.
A construção por si só já é dinâmica e divertida o suficiente, mas ainda contamos com algumas ideias únicas, como por exemplo, a mecânica do bardo que se agrupa com algum outro personagem do grupo aleatoriamente, transformando skills de dano em skills de cura e vice versa à vontade do jogador.
Ou seja, quando por exemplo, Mushang, o mago, for escolhido pelo bardo, você pode fazer com que suas magias se tornem skills de cura se desejar; skills em área irão curar sua equipe em área, mas e com uma efetividade comparável ao dano que causaria.
Esses twists tornam a batalha divertida, dinâmica e única, e ela também consegue ser, bem desafiadora contra os inimigos certos, mesmo que o jogo não seja o mais difícil do mundo.
Visual e vibe
Boa parte do quão cativante TERRA MEMORIA é se deve ao seu já citado estilo gráfico bem cativante. Claro, ele não alcança o primor técnico de um título HD-2D, mas também não precisa. Ele pode ter suas inspirações no lugar certo, mas não tenta ser OCTOPATH TRAVELER como imagino que já tenha ficado claro a essa altura.

Logo, TERRA MEMORIA compensa essa falta de polimento com sua vibe mais heartwarming: as cores são harmoniosas e bem selecionadas e os cenários são diversos e interessantes. Outro ponto alto dessa experiência são as músicas, tanto as de exploração, cidade ou combate. Todas foram capazes de trazer do mais interessantes do RPG de fantasia medieval padrão, e me levaram um pouco mais perto desse mundo.
Se eu tivesse que pontuar, no entanto, algum problema com esse jogo, eu diria que as vezes o pacing deixa um pouco a desejar. Ele é pacifico, pacato e amistoso, e isso por vezes deixa o clima da experiência um pouco lento, isso somado a longas quests de andar para lá e para cá dentro de alguma cidade pode tornar tudo cansativo.
TERRA MEMORIA entrega ao jogador um guia que vai sendo expandido durante a aventura, que além de lindo é bem útil para auxiliar o jogador nas missões de forma orgânica. Isso pode fazer com que a experiência se torne um pouco mais dinâmica, mas basta ao jogador se perder um pouco para que ela fique um pouco maçante.
Por fim, algo que ajuda a compor bastante é a mecânica de dormir, que permite ao jogador computar experiência e cozinhar, parecido com Final Fantasy XV e Xenoblade Chronicles 3. Nessas ocasiões, a comida feita pelo jogador pode adicionar vida máxima permanente ao jogador se tornando parte bem importante do loop de gameplay.
É tempo de mudança
Além das mensagens mais básicas sobre escassez do mundo natural, e dependência exagerada a fontes de energia não renováveis, e falta de harmonia com a vida natural, TERRA MEMORIA é uma viagem de auto descoberta e de conhecer um mundo para cada um desses personagens e para nós.Eu realmente pude imergir em uma aventura gostosa e aconchegante e pude aproveitar a jornada com cada um desses amigos que fiz pelos amigos.

Se você procura um RPG mais cozy, engraçado, com mensagens positivas, lindos visuais e um combate divertido, além de personagens carismáticos, ou qualquer um desses que seja, acho que TERRA MEMORIA chega a ser uma recomendação bastante segura.
Prós
- Visuais deslumbrantes;
- Tilha sonora excelente;
- Combate divertido e bem único;
- Bons arcos de personagens e mensagens.
Contras
- Telas de loading duram mais do que o necessário;
- Às vezes o pacing pode ficar um pouco devagar demais.
8,5
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