
GRID Autosport é uma das opções de jogos de corrida disponíveis no Nintendo Switch. Em uma plataforma em que Mario Kart 8 Deluxe é o rei absoluto, com todos lançando jogos que buscam replicar a jogabilidade simples e divertida do spin-off de Mario, o título da Codemasters busca ir por um outro caminho pouco explorado no console, os racing sims.
A série GRID e sua história

A Codemasters é um estúdio britânico com foco em desenvolver jogos de corrida, sendo extremamente conhecida na última década como a desenvolvedora dos títulos oficiais da Fórmula 1. Antes de desenvolver os jogos da principal competição do automobilismo mundial, o estúdio era conhecido por produzir jogos de Rally e a série TOCA, focada em diversas categorias diferentes do cenário do automobilismo.
GRID é considerado um sucessor espiritual da série TOCA, estreiando no PS3, Xbox 360 e Nintendo DS em 2008. O game recebeu boas críticas do público e da mídia especializada em sua versão para console, que elogiou seus visuais. Por exemplo, pelo modo carreira, onde podemos criar e comandar nossa própria equipe, e por sua jogabilidade puxada para o realismo.
GRID Autosport é o terceiro jogo da série GRID, lançado inicialmente em 2014 para PlayStation 3 e Xbox 360. O título foi um lançamento relâmpago, após a fraca recepção a GRID 2, que havia seguido um caminho mais focado em corrida de rua e com uma jogabilidade mais arcade. Autosport no entanto, foi uma tentativa da Codemasters de retornar para o que fez o primeiro GRID um sucesso, mas infelizmente ele acabou não conseguindo conquistar o mesmo patamar de seu antecessor.

Apesar de ser desenvolvido pela Codemasters, quem ficou responsável por trazer GRID Autosport para o Switch foi a Feral Interactive. Tendo portado o título anteriormente para computadores Macs e aparelhos Apple como Ipads, a empresa usou a versão para smartphones como base para o console da Nintendo, trazendo não apenas a experiência comum, como também os DLCs criados e lançado pela Codemasters após o lançamento original de Autosport.
A versão de GRID Autosport de Nintendo Switch funciona muito bem. A Feral Interactive fez um ótimo trabalho aqui ao trazer o título das plataformas mobile para o console híbrido da Nintendo. Como mencionado, todo o conteúdo adicional foi incluído no pacote, com até mesmo texturas em alta qualidade marcando presença. Mas antes que eu possa me aprofundar mais, é preciso explicar algo sobre GRID Autosport.
Um jogo realista, mas nem tanto

Um erro comum quando se fala da franquia GRID é considerar que os jogos da série são simuladores. No caso de GRID Autosport, é comum ver muitos, especialmente aqueles que estão mais acostumados com plataforma Nintendo, cometendo este erro e dizendo que o título é um jogo de simulação de corrida com física realista, como o único de seu estilo para o console.
Apesar de realmente possuir uma física mais puxada para o realismo do que muitas outras opções do gênero de corrida no Switch, além de um modelo de dano de veículo e outros elementos, GRID Autosport não é um jogo de simulação. O título é na verdade um simcade, um estilo de jogo de corrida que existe na entrelinha fina entre os simuladores e aqueles que possuem uma jogabilidade mais fácil de aprender.
Os simcades são jogos de corrida que buscam oferecer uma jogabilidade um pouco mais próxima de um simulador, mas ainda deixando espaço para que até mesmo um público mais amplo possa aproveitar sua jogabilidade. Geralmente, os simcades tentam recriar no mundo virtual como cada veículo reagiria na vida real, mas sem requerer tanta habilidade ou conhecimento prévio do jogador em relação a cada máquina.

Um dos simcades mais famosos do mundo é o lendário Gran Turismo, que apesar de se vender como “The Real Driving Simulator”, possui jogabilidade e elementos que o deixam de fora de ser um verdadeiro simulador. Já no quesito arcade, jogos como a franquia Need For Speed, Mario Kart e outros são os exemplos mais famosos.
Para ficar mais fácil de entender:
- Simulador – São aqueles jogos que tentam recriar a física de um carro em todos os seus mínimos detalhes. Geralmente requerem volante, pedal e outros acessórios para que a experiência funcione de forma perfeita. Além disso, o jogador precisa ao menos ter uma noção de como controlar um veículo, precisando frear na hora certa e ficar atento para não ter falhas mecânicas. Assetto Corsa e iRacing são dois dos exemplos mais famosos de simuladores.
- Simcade – Títulos de corrida que buscam recriar a física de um carro, mas sem possuir a complexidade de um simulador. Geralmente possuem opções ou uma jogabilidade um pouco simplificada de forma a ajudar novatos ou jogadores menos acostumados a poder aproveitar a experiência. Podem ser aproveitados com volante ou controles normais. GRID, Gran Turismo e Forza Motorsport são exemplos de simcade.
- Arcade – Jogos de corrida com jogabilidade mais simplificada. São os mais comuns de se encontrar e focam principalmente na diversão do jogador. Você pode fazer curvas a 300 km/h e os carros geralmente são controlados da mesma maneira. A série Need for Speed (com exceção de Pro Street e Shift que são simcades), Burnout e os diversos jogos de kart são exemplos famosos deste estilo.
Vale também mencionar que simcade é uma denominação utilizada por fãs, com desenvolvedores geralmente utilizando apenas Simulador ou Arcade ao mencionar seus jogos. O Nintendo Switch é casa de uma vasta quantidade de jogos do estilo Arcade, mas existem simcades, como o próprio GRID Autosport, além de até mesmo, em uma rara instância, um simulador, a série WRC que foca em Rally.
Tornando-se um mestre da pilotagem

O principal modo de jogo de GRID Autosport é seu modo carreira. O objetivo aqui é construirmos nossa carreira como um piloto profissional, competindo em diversos eventos com diferentes equipes e ganhando experiência para assim habilitar competições ainda mais habilidosas.
GRID Autosport oferece cinco “categorias” distintas para dominarmos. Cada uma oferece seus próprios veículos que possuem suas qualidades e requerem um estilo de pilotagem bem único para dominá-los. As categorias são:
- Touring
- Touring são corridas de alto contato, onde a ênfase está na capacidade de ultrapassar com confiança. Os veículos desta categoria são mais fáceis de controlar e resistentes, excelente para aqueles que não tem muita experiência com simcades. Uma curiosidade é que os veículos de tier A são os modelos usados na temporada 2014 da Stock Car Brasileira.
- Touring são corridas de alto contato, onde a ênfase está na capacidade de ultrapassar com confiança. Os veículos desta categoria são mais fáceis de controlar e resistentes, excelente para aqueles que não tem muita experiência com simcades. Uma curiosidade é que os veículos de tier A são os modelos usados na temporada 2014 da Stock Car Brasileira.
- Endurance
- Endurance é mais exigente e difícil de todo o jogo. Este tipo de corrida é especial e diferente de outras disponíveis, ocorrendo a noite e tendo um tempo limite de 10 minutos. Em Endurance, o vencedor é aquele que correr pela maior quantidade de distância dentro do tempo limite. Esta também é o único tipo de corrida em que há desgaste de pneus, que afeta a forma como o carro reage na pista, adicionando um desafio extra à competição.
- Endurance é mais exigente e difícil de todo o jogo. Este tipo de corrida é especial e diferente de outras disponíveis, ocorrendo a noite e tendo um tempo limite de 10 minutos. Em Endurance, o vencedor é aquele que correr pela maior quantidade de distância dentro do tempo limite. Esta também é o único tipo de corrida em que há desgaste de pneus, que afeta a forma como o carro reage na pista, adicionando um desafio extra à competição.
- Open Wheel
- É a famosa categoria onde os veículos são leves e possuem assento único. Para aqueles que curtem Fórmula 1, este é o tipo de corrida mais próxima da categoria. Com veículos super velozes e com pouca aderência, a Open Wheel requer bastante habilidade para dominar seus carros, evitando rodar após curvas, além de incentivar um estilo que evite toques, visto que os veículos não são muito resistentes. Os veículos de Tier A da Open Wheel são os modelos utilizados na Indy Car 2014, famosa categoria americana.
- É a famosa categoria onde os veículos são leves e possuem assento único. Para aqueles que curtem Fórmula 1, este é o tipo de corrida mais próxima da categoria. Com veículos super velozes e com pouca aderência, a Open Wheel requer bastante habilidade para dominar seus carros, evitando rodar após curvas, além de incentivar um estilo que evite toques, visto que os veículos não são muito resistentes. Os veículos de Tier A da Open Wheel são os modelos utilizados na Indy Car 2014, famosa categoria americana.
- Tuner
- A categoria mais diferente das que estão disponíveis em GRID Autosport, Tuner é a categoria focada em estilos diferentes da corrida tradicional. Os jogadores vão encontrar veículos modificados e uma série de diferentes desafios, com os principais sendo: Time Attack, complete uma volta o mais rápido possível, e Drift, faça pontos enquanto realiza drift durante as corridas.
- A categoria mais diferente das que estão disponíveis em GRID Autosport, Tuner é a categoria focada em estilos diferentes da corrida tradicional. Os jogadores vão encontrar veículos modificados e uma série de diferentes desafios, com os principais sendo: Time Attack, complete uma volta o mais rápido possível, e Drift, faça pontos enquanto realiza drift durante as corridas.
- Street
- Para você que curte corridas de rua, esta é a sua categoria. Carros “normais” estão disponíveis e os circuitos possuem elevações, além de serem estreitos o bastante para oferecer um desafio adicional em questão de ultrapassagens.

Competindo em eventos em cada uma dessas categorias, separados em temporadas, recompensa-se os jogadores com experiência, que aumentam seu nível e desbloqueiam novos eventos. Atingindo um certo nível em todas as categorias, o jogador pode participar do ilustre desafio da série GRID, onde é possível competir em um único campeonato de 10 corridas, passando pelas cinco categorias de uma única vez.
Como um Simcade, Grid Autosport oferece algumas opções para ajudar os jogadores a se acostumarem com sua jogabilidade. Existem suporte para frear, fazer curvas, melhor caminho para se tomar na pista e ativar ou desativar danos, além, é claro, de trazer a física do jogo um pouco mais próxima para simulação ou arcade. Sendo possível desativar ou ativar cada um desses auxílios, afetando a experiência que cada evento recompensa. Além disso, também é possível alterar a dificuldade da inteligência artificial.

A Inteligência Artificial do jogo é realmente boa, oferecendo um bom desafio dentro da pista. Uma coisa interessante sobre os oponentes em GRID Autosport é que eles também podem cometer erros durante as provas, como sair da pista, rodar durante curvas, etc. Apesar de não ser algo que ocorra sempre, é bem legal ver que eles não são perfeitos, além de fazer com que cada corrida tenha um pouco de imprevisibilidade, pois o jogador pode acabar sendo afetado de forma negativa por erros da Inteligência Artificial.
Para ajudar a corrigir erros que possam acontecer, GRID Autosport oferece um sistema de flashbacks aos jogadores. Com um toque de botão (Y), é possível voltar alguns segundos no tempo e assim fazer algo diferente. Só é possível utilizar essa função algumas vezes por corrida, podendo aumentar o uso nas customizações de dificuldade.

Erros podem resultar em batidas, que resultam em dano aos veículos. Além do visual ser afetado, peças específicas também podem ser danificadas, que afeta a performance do veículo na pista. Como não há uma forma de consertar problemas durante as corridas, é necessário ser bom no volante e evitar batidas. Disso é que vem o lado simulação de GRID Autosport, pois ele incentiva que o jogador aprenda e domine os veículos para evitar ter um carro muito danificado na pista.
Outra parte do lado simulação de GRID Autosport tem haver com a customização de veículos. Apesar de visualmente não ser possível modificar o carro, é possível alterar algumas de suas configurações em busca de um melhor desempenho em retas, por exemplo, ou caso você queira realizar curvas mais facilmente. Não é algo tão complexo como em outros simcades, mas é algo que existe aqui e que lhe dá a opção de modificar o veículo para melhor se adequar ao seu estilo de pilotagem ou a uma pista em específico.
Para os controles, GRID Autosport oferece diversas opções diferentes para controlar o veículo. O jogo permite utilizar a configuração tradicional de acelerar e frear com os gatilhos, ou utilizar o analógico direito para uma maior precisão em auxiliar no momento ideal que é preciso manter certa velocidade. Além disso, este é um dos poucos jogos do Switch que permite o uso do controle do Gamecube, além do LABO, como formas adicionais de controle.
Além do modo carreira, também é possível fazer corridas single player, campeonatos customizados e multiplayer local e online. Como a versão de Switch de GRID Autosport possui todo o DLC lançado depois de seu lançamento original, temos também a possibilidade de disputas adicionais como corridas sprints e destruction derby.
Chamando a atenção no Switch

GRID Autosport é um jogo que chama a atenção no Switch graças aos seus visuais, apresentando belos gráficos e um estilo artístico realista para as corridas. A versão para o console da Nintendo fornece opções adicionais para aqueles que gostam de gráficos que chamam a atenção, com um dlc gratuito de modelos e textura em 4K, que o torna ainda mais bonito.
Performance é algo importante em um jogo desse estilo e a versão de Switch não desaponta. GRID Autosport oferece duas opções para aqueles que querem a melhor experiência de corrida, sendo possível sacrificar um pouco da performance para gráficos melhores ou vice-versa. Seja qual for sua opção, o game funciona muito bem tanto no dock quanto no modo portátil, sendo um dos melhores trabalhos de port da Feral Interactive.

O mesmo vale para os efeitos sonoros, com cada veículo possuindo seus próprios sons distintos. A parte sonora de GRID Autosport é muito boa, chamando a atenção tanto durante as corridas, quanto entre as diversas telas de loading. Algo que chama a atenção é o fato de a música do jogo possuir um estilo bem mais moderno com melodias dinâmicas e instrumentos não tão comuns em outras trilhas.
O jogo também está localizado em português, com menus traduzidos para nosso idioma. Uma pena que o mesmo não se aplica ao seu engenheiro chefe, que conversa com você durante as corridas, mas é legal ver que a Feral e a Codemasters adicionaram ao menos os textos para aqueles que não entendem muito de inglês mas curtem o gênero.
Acelerando e desacelerando aos poucos

Assim como tem seus pontos positivos, GRID Autosport também é um jogo que deixa muito a desejar em certos quesitos. A Inteligência Artificial, que elogiei bastante, pode ser bem agressiva em certos momentos, não se preocupando em lhe jogar para fora da pista se você atrapalhá-la. O seu companheiro de equipe, inclusive, possui uma IA terrível que não ajudará em nada durante as corridas.
O modo carreira, apesar de ter uma premissa interessante, é um pouco repetitivo demais. A forma como ele funciona e desbloqueia novos eventos não combinam muito bem. Sempre que uma competição é desbloqueada, o jogador é obrigado a se juntar a uma das piores equipes, que não fornece muitas opções de customização de veículo. Completar a competição permite rejogá-la em uma nova equipe, geralmente uma melhor. Este não é um processo que funciona muito bem, pois não faz sentido habilitar algo novo se o jogador é forçado a utilizar veículos ruins, mesmo tendo um bom desempenho em uma competição anterior.
As corridas também são bastante repetitivas, especialmente o enorme número de vezes que você corre pelos mesmos circuitos. Existem competições, por exemplo, onde precisamos correr duas vezes a mesma rota repetidamente, com a única diferença sendo a ordem de largada.
Se tornando um campeão

GRID Autosport, em minha opinião, é um jogo que funciona ao ser jogado de tempos em tempos, sem muita preocupação. Ele é uma opção perfeita para quem busca algo mais realista no console e oferece desafios e cinco categorias diferentes de veículos para dominar. GRID deixa a desejar em certos quesitos, mas de forma geral não é nada tão grave.
Em uma plataforma onde jogos de corrida mais realistas estão em falta, GRID Autosport é uma das principais referências do gênero. Com diversas opções para a customização da experiência do jogador, faltaram poucas coisas para que este fosse o jogo definitivo para quem busca uma simulação na hora de correr com tudo em carros super velozes.