
Quando foi mostrado ao mundo pela primeira vez através de um teaser em outubro de 2016, o Nintendo Switch rapidamente chamou a atenção de todos, tendo seu trailer contabilizado mais de 20 milhões de visualizações em poucos dias, com pessoas ávidas para saber mais do que se tratava o novo console. Como nem tudo são flores houve também muitos que torciam contra e contavam o Nintendo Switch como um “Wii U 2.0”.
Veio a apresentação completa do console, explorando suas particularidades e sua line up para o primeiro ano, através de um evento realizado pela Nintendo diretamente do Japão, onde o foi apresentado fatos importantes como o preço e algo até então inédito que há gerações não ocorria com um console de mesa da Nintendo: o Switch seria livre de travas de região.
Devido a rumores que circulavam durante o final de 2017, alimentadas por “fontes internas” já conhecidas da indústria, muitos ficaram decepcionados com o preço de $300, pois acreditavam que, de acordo com o rumor, o console custaria $250. Algo considerado um passo ousado por parte da Nintendo também foi feito: Em algum momento de 2018 será implementado um sistema online com planos pagos. Algo até então inédito.
Com o lançamento do console em 03 de março de 2017, todas as expectativas foram ultrapassadas. A Nintendo projetava vender cerca de 2 milhões de unidades naquele mês, porém vendeu quase 3 milhões de consoles, e logo a demanda estava tão alta que uma onda de falta de estoque cairia sobre o Switch e perduraria até os dias de hoje.
As vendas do Nintendo Switch ficaram acima da expectativa num todo. De início, a Nintendo previa enviar 8 milhões de consoles para as lojas até o final de seu ano fiscal (que termina em março de 2018), porém fez uma revisão e aumentou este número para 10 milhões. Após um sucesso contínuo e estrondoso, a Nintendo teve de rever sua meta, aumentando ainda mais as projeções. De fato, o Switch está vendendo mais até que o próprio Nintendo Wii, o maior sucesso da Big N até hoje em consoles de mesa, quando alinhados os lançamentos.
Para ter uma ideia do sucesso que o Switch vem fazendo, vamos analisar as declarações feitas pela Nintendo:
Ao final de dezembro, a Nintendo da América reportou que nos Estados Unidos já havia vendido mais de 4.8 milhões de unidades do console. No Canadá, embora números não tenham sido revelados, foi dito que o Switch é o console que vendeu mais rápido até agora, ultrapassando o ritmo de vendas do Nintendo Wii.
A Europa, um mercado tradicionalmente mais difícil para a Nintendo, também vem abraçando a ideia:
Na França, o Switch havia vendido 400 mil unidades até outubro e a subsidiária francesa estimava vender mais 400 mil até março, porém a surpresa veio ao final de dezembro quando a mesma divulgou que já havia vendido mais de 900 mil unidades, ultrapassando as vendas do Wii U em todo o seu período de vida.
Outros recordes de vendas vieram. Na Alemanha, o Switch já vendeu mais de 600 mil unidades. Na Itália, embora os números não tenham sido revelados, foi relatado que o híbrido também está vendendo mais rápido que o Wii.
Outros dados de sucesso também foram divulgados em relação a Espanha, onde o console segue vendendo mais rápido que o Wii, conseguindo vender mais de 300 mil unidades até o fim de 2017. Portugal, onde o Switch em apenas 10 meses vendeu mais que todo o período de vida do Wii U,com mais de 20 mil unidades vendidas (este número pode parecer pouco, porém o mercado de consoles Português é muito pequeno, e tenha em mente que o Switch vendeu em 10 meses o que o Wii U levou 5 anos para atingir). Já no mercado mais difícil de todos para a Nintendo, o Reino Unido, a Nintendo já havia vendido mais de 300 mil unidades do console com lançamento de Super Mario Odyssey, quando o console ganhou um grande boost em vendas.
Sobre o cenário asiático, o Nintendo Switch fez sua estreia na Coréia do Sul em dezembro, vendendo 55 mil unidades em 3 dias, e 110 mil ao final do mês. Para por em perspectiva, os consoles mais vendidos naquele país foram o Playstation 2, o Wii e o Nintendo DS, os únicos consoles que venderam pouco mais de 1 milhão de unidades lá. Portanto, o Switch já fez cerca de 10% deste número em apenas 1 mês!
Por fim, temos o Japão, onde o console tem sido um fenômeno, e apesar de sofrer severa falta de estoque desde seu lançamento, o Switch foi capaz de vender a incrível quantidade de mais de 3.3 milhões até dezembro, ultrapassando as vendas totais do Wii U, em apenas dez meses no mercado!
Os números totais de consoles vendidos até agora continua um mistério, embora um analista americano tenha estimado que o Nintendo Switch enviou cerca de 15 milhões de consoles durante 2017, o colocando como a 5ª nova tecnologia mais vendida daquele ano.
Números concretos serão divulgados no próximo balanço trimestral, que está agendado para o próximo dia 31 de janeiro. Lá, saberemos ao certo o quanto o console híbrido da Nintendo conseguiu vender.
Gostou desta análise? Curta a nossa página, nos acompanhe e fique por dentro de tudo o que acontece no Universo Nintendo! Esperamos vocês! @nintendoboy