
Antes que comecem as acusações, este é um post voltado exclusivamente para a realidade do mercado JAPONÊS.
———————
A CESA (Computer Entertainment Supplier’s Association) revelou algumas estatísticas interessantes sobre o mercado de consoles e jogos no Japão.
Em 2017, o mercado japonês viu um crescimento de 22.7% (ano-a-ano), o que foi algo grande é significativo. Para por em contexto, o mercado de consoles viu um declínio que vem desde 2007, quando o Nintendo DS Lite ainda era um grande sucesso. Desde então, vieram outras gerações de consoles que não emplacaram tão bem, sendo o console mais sucedido naquele mercado, o Nintendo 3DS que já conta com mais de 24 milhões de unidades vendidas, mas não que foi o suficiente para compensar as baixas vendas do Wii U, PS Vita e PS4 (o Xbox é um não-fator, uma vez que o Xbox 360 vendeu pouco menos de 2 milhões de unidades e o Xbox One X ainda não atingiu a marca das 100 mil vendas).
Felizmente, esse quadro começou a se reverter em 2017, com a explosão do Nintendo Switch e suas vendas acaloradas.
Enquanto isso, o mercado de jogos para smartphones representa 3 vezes mais que o mercado de consoles, algo que pode ter contribuído para o declínio nas vendas, mas que em 2017 com a chegada do Nintendo Switch, esse cenário começou a reverter.