
Ark: Survival Evolved está chegando ao Nintendo Switch no final deste ano. O jogo de sobrevivência e mundo aberto teve uma demo técnica para mostrar um pouco de seu desempenho no híbrido da Nintendo. Mesmo assim, essa é uma das dúvidas que restam na cabeça dos jogadores, visto que em outras plataformas o jogo pede por boas especificações para garantir uma boa performance.
O port do jogo está sendo feito pela Abstraction Games, e segundo o produtor John Day, têm sido muito bem executado. Em uma entrevista que aconteceu no episódio recente de Fragments of Silicon no Twitch, John Day também explica como Ark: Survival Evolved foi possível no Switch, comenta sobre o desempenho do jogo, conteúdo e mais.
Abaixo você confere alguns trechos interessantes da entrevista:
John Day começa explicando que entende sobre o Switch não ser muito poderoso, nem mesmo próximo de um PS4, mas que por serem uma companhia de engenharia, utilizaram pessoas espertas para adaptar questões técnicas fazendo mudanças como reduzir malhas nos recursos e dinamizar a resolução de forma inteligente. Portanto, o jogo foi possível graças à adaptações para que o Switch o execute. Em outro momento da entrevista, John Day comentou que não ficou sabendo de nenhuma ausência significativa na versão de Switch de Ark, e que quase tudo presente nas outras versões também estará na versão híbrida, sendo as maiores diferenças, algumas adaptações para garantir um bom desempenho.
Ao falar do assunto resolução e frames por segundo, Day afirmou que o jogo terá resolução de 720p e 30FPS como prioridade, mas que em alguns momentos do jogo isso pode variar. Day justificou que até The Legend of Zelda: Breath of the Wild possui algumas quedas em determinadas ocasiões, mas que elas ficam menos perceptíveis, e que é isso que a equipe de desenvolvimento de Ark: Survival Evolved pretende realizar.
Num outro momento, John Day diz que a equipe de desenvolvimento trabalhou com redução procedural de malhas nos objetos, cenários e outros recursos, além de alguns truques feitos pela equipe técnica em que não foram especificados por ele. Também foi dito que a equipe optou por reduzir a demanda do sistema em alguns locais sem que a qualidade caísse para o jogador, como em diversos locais onde o número de triângulos puderam ser bem reduzidos.
A resolução do jogo será escalonada em alguns casos de acordo com Day, e que também há planos para uso da tela de toque do console. Ark: Survival Evolved ainda não possui data de lançamento, mas a equipe já praticamente finalizou o projeto confirmando que “estão muito muito longe” e com a equipe nos “estágios finais para ter tudo pronto”.