
A Monolith Soft hoje se tornou bastante conhecida graças à franquia Xenoblade Chronicles, que vem fazendo sucesso com seu mais recente jogo para o Nintendo Switch, Xenoblade Chronicles 2. Entretanto, o estúdio já fez diversos outros projetos no passado, e entre eles, a série da Namco exclusiva de GameCube Baten Kaitos, composta por dois títulos. O que pouca gente sabe, é que um terceiro jogo estava planejado.
O diretor da franquia Yasuyuki Honne revelou que Baten Kaitos III estava planejado e já havia entrado em pré-produção, porém, “certas circunstâncias” impediram o projeto de avançar. Honne disse que Baten Kaitos III “teria sido um jogo de grande escala, com segmentos se passando no fundo do oceano, em terra e nos céu”.
Eis o que Honne disse:
Já faz mais de 10 anos desde o lançamento de Baten Kaitos II, e mesmo agora me dói porque eu recebo muitos pedidos para uma sequência. Eu acho que há limitações, então eu posso dizer pouca coisa sobre isso. Imediatamente após o lançamento de Batten Kaitos II, a Namco (agora Bandai Namco) trabalhou numa sequência até o estado de pré-produção, mas antes que o jogo pudesse se tornar uma realidade, a história acabou por circunstâncias envolvendo as equipes (de desenvolvimento)
Se a gente tivesse feito, teria sido um jogo de grande escala, com segmentos no fundo do mar, em terra e no céu. Há uma grande quantidade de artes conceituais para a sequência seladas na Bandai Namco. Os pedidos por uma sequência poderiam ser dirigidos não apenas a mim e a Monolith Soft, mas também para a Bandai Namco.”