
John Carmack, diretor de tecnologia da Oculus, acaba de fazer alguns comentários interessantes em um recente discurso onde cita o Nintendo Switch.
O desenvolvedor disse que o produto mais novo de sua empresa, o Occulus Quest , provavelmente acabaria concorrendo com o Switch. O Oculus Quest é um headset de Realidade Virtual autônomo que é totalmente portátil e sem fio – que será vendido por US $ 400 em seu lançamento.
Embora pareça exagerado, não é difícil entender o ponto de vista de Carmack. Tanto o Quest quanto o Switch tem funções totalmente portáteis de VR e console, respectivamente. Eles podem acabar puxando os mesmos segmentos de fãs de jogos portáteis em um cabo-de-guerra.
Ainda assim, a batalha parece inclinada a favor do Switch. Enquanto o Oculus Quest será lançado com cerca de 50 aplicativos e jogos, a biblioteca do Switch já tem mais de 1000 títulos. Além disso, o Switch simplesmente tem uma reputação melhor como um item de hot-ticket – especialmente depois das massivas campanhas de marketing da Nintendo em todo o mundo. Por outro lado, a VR está lutando para atrair um público de massa além de seu nicho primário de jogadores e programadores.
Certamente será interessante ver como o mercado de jogos portáteis evolui assim que o Oculus Quest for lançado. Enquanto isso, é ótimo ver que os desenvolvedores de VR estão querendo ter sucesso tanto quanto a Nintendo.