Super Smash Bros. Ultimate: Laura Kate Dale publica artigo e gera confusão

Laura Kate Dale é a jornalista que já trouxe diversos rumores – varias deles se tornando reais – para a comunidade Nintendo.

Recentemente porém, Laura se complicou. Com o lançamento da versão 3.0.0 de Super Smash Bros. Ultimate e a adição do personagem Joker, veio também a trilha sonora de Persona 5.

Em um certo momento da música, Laura entendeu que o vocal cantava a palavra “retarded” (retardado) e criou toda uma problematização em cima do termo, já que o politicamente correto está atacando com força nos últimos anos não só no Brasil mas no mundo.

Acontece que os fãs de Persona e Smash se revoltaram, alegando que a palavra foi entendida errado por Laura, e que a pronúncia japonesa para palavras inglesas tem certa dificuldade pois as sílabas com “L” e a própria letra “L” não existem no idioma japonês (e isso está certo – para falar palavras estrangeiras que utilizem sílabas com “L” os japoneses utilizam as sílabas com “R”, além de as palavras serem diferenciadas e escritas com o katakana, quando as palavras japonesas vêm com hiragana ou preferencialmente em kanji).

A revolta se agravou pois a própria Laura confessa ter entrado em contato com a Nintendo e a Atlus sobre o assunto, mas publicou o post antes de receber a resposta.

A situação ficou tão séria que o próprio editor do Kotatu UK precisou se manifestar, assumindo que errou – mas não pedindo desculpas. Pior ainda foi quando ele disse que quando a Atlus e a Nintendo responderam, e negaram a acusação de Laura, dizendo que a tradução não contém a palavra “retarded”.

Laura por sua vez, disse em seu perfil do Twitter que sabe que errou, mas que mesmo com Atlus confirmando que a música não diz “retarded”, ela ainda não tem certeza, e não vai se desculpar, mas simplesmente sumir por um tempo por não estar a fim de enfrentar críticas.

A reação do público foi então de mal a pior, com pessoas a acusando de racismo, e até mesmo exigindo sua demissão.

Parece que a confiança do público em Laura sofreu uma grande trinca. Vamos ver como isso irá se refletir nos futuros rumores e insights que ela possa vir a trazer.

 

Fonte, Fonte, Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *