No dia 25 de abril de 2019, tanto The Legend of Zelda: Breath of the Wild quanto Super Mario Odyssey receberam atualizações adicionando aos jogos o Modo VR, compatível com o Nintendo Labo VR.
O post a seguir é sobre Zelda, especificamente. Neste sentido, o nosso parceiro Rodrigo Coelho comprou o Labo VR e fez algumas observações interessantes. Vamos conferir:
Vídeo base:
- Ao entrar no modo VR, a resolução do jogo cai consideravelmente, já que agora o Nintendo Switch passa a renderizar duas vezes o jogo, uma para cada olho; (Nota do editor: Isto é algo que eu reparei que também acontece no PSVR, quando joguei Resident Evil 7 e modo VR.)
- O Framerate continua a ser os mesmos 30fps;
- O jogo pode ser jogado inteiramente em Modo VR. Não se trata apenas de alguns segmentos específicos;
- Há um efeito de profundidade, similar ao efeito 3D do Nintendo 3DS;
- Você controla a câmera do jogo virando a cabeça enquanto controla o link com os Joy-Con;
- Ao utilizar o arco e flecha, você irá utilizar o movimento da sua cabeça para mirar;
- Originalmente, o Nintendo Labo foi concebido para ser jogado com o Switch acoplado ao óculos, incluindo os Joy-Con, desta forma, você segura o óculos no rosto enquanto joga. Porém, é possível iniciar o Modo VR com os Joy-Con destacados e assim, jogar com as mãos livres. Neste caso, você deverá fazer uma “gambiarra” para prender o óculos no rosto. Um exemplo pode ser visto no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=jAKlUMJH2Fo
Curiosidades:
- No vídeo acima, é mencionado também que é possível acoplar o Nintendo Switch a um óculos VR para celular, desde que este tenha o tamanho apropriado para caber o Switch;
- Ao olhar para baixo, você irá posicionar a câmera acima da cabeça do Link, olhando o personagem de cima para baixo.
- Ao olhar para cima, você posicionará a câmera de baixo para cima, mais ou menos entre as pernas do Link.
Este parece ser apenas um primeiro passo que a Nintendo está dando rumo ao Universo VR! Quais serão os próximos jogos compatíveis? A Nintendo lançará em breve um óculos VR de material resistente e apropriado, similar aos óculos para celulares? O tempo dirá!