Wall Street Journal: Sobre censura, desenvolvedor japonês diz que a Sony os mandou procurar público em outra plataforma

Wall Street Journal: Sobre censura, desenvolvedor japonês diz que a Sony os mandou procurar público em outra plataforma

16/04/2019 0 Por

Recentemente a Sony tem imposto aos jogos presentes em suas plataformas diversas novas regras e condutas, basicamente censurando certos tipos de conteúdos, principalmente os conteúdos sexuais em jogos. Isso já causou diversos estresses na indústria e tem afetado sobretudo os desenvolvedores japoneses.

Casos como o atraso no lançamento de Senran Kagura Burst Re:Newal ou do cancelamento da localização de Omega Labyrinth Z são os mais emblemáticos e que ocorreram no ano passado, e neste ano, o produtor da série Senran Kagura saiu da Marvelous dando como razão justamente as restrições impostas a seus jogos. A censura foi sentida inclusive recentemente na versão de Devil May Cry 5 para o PS4.

Procurado pelo The Wall Street Journal, um desenvolvedor deu a seguinte declaração:

O que eles estão nos dizendo é basicamente para ir encontrar um nicho em outro canto.

Esses casos de censura começaram após a Sony mudar sua base do Japão para os Estados Unidos.

Um dos executivos da empresa disse ao The Wall Street Journal que a “Sony está preocupada em se tornar alvo de ações legais e sociais”. Sobre esta nova conduta, foi dito que há dois grandes fatores. O primeiro deles é o movimento #MeToo, que deixou os executivos da Sony mais preocupados com a reputação da empresa por promover conteúdos sexuais que “objetificam mulheres”. O segundo motivo foi o advento dos serviços de streaming de vídeos como o YouTube e o Twitch, que torna mais fácil o compartilhamento destes conteúdos e isso atrai atenção.

Sobre o caso, a Nintendo disse ao The Wall Street Journal que eles não regulam os jogos de terceiros, e apenas pedem para que os desenvolvedores se certifiquem de se adequar à classificação do país em que o jogo for lançado, enquanto a Microsoft se absteve de comentar o caso.