Hacker elogia os esforços da Nintendo pela segurança do Switch

Hacker elogia os esforços da Nintendo pela segurança do Switch

10/05/2019 0 Por

O Nintendo Switch vem sendo alvo de hackers e pirataria há algum tempo, apesar de ser um console novo, atualmente em seu terceiro ano de mercado. Por mais que a Nintendo atualize o firmware do console, logo são descobertas outras falhas de segurança, o que abre portas para homebrews, incluindo emuladores, e pirataria de jogos comerciais.

O hacker SciresM, um membro do grupo ReSwitched, conversou com um membro do fórum GBATemp sobre o estado de segurança do Nintendo Switch, e sua opinião é mista.

Por um lado, SciresM elogia o empenho da Nintendo para manter a segurança de seu console e barrar trabalhos paralelos, mas aponta que o hardware atual está “completamente comprometido” por conta da Chip Tegra da Nvidia.

Eis o que ele disse:

Eu acho que de um ponto de vista de software, a Nintendo tem feito um excelente trabalho. Seu sistema operacional é uma versão nova e atualizada do presente no 3DS, aplicando tudo o que foi aprendido durante todos os anos de problemas de segurança. Houve alguns erros infortúnios por parte da Nintendo, mas o HOS é extremamente seguro. Ainda não vimos uma única brecha no Kernel HOS, o que eu acho que evidencia todo o trabalho da Nintendo em manter a segurança de seu console. Eu acho que a maior fraqueza do Switch em termos de segurança é onde ele está rodando, o Tegra X1.

Quando perguntado qual o nível de controle os hackers têm atualmente sobre o Switch, SciresM respondeu:

O Switch está completamente comprometido.

O hardware todo pode estar comprometido. Eles podem eliminar as vulnerabilidades nas unidades mais novas, seja via revisão de hardware ou de patches vindos de fábrica.

…eles (a Nintendo) atualmente estão trabalhando com um novo SoC chamado “Mariki”. Eu espero que isto seja uma “revisão silenciosa”, onde as novas versões irão vir com o novo hardware sem nenhum marketing especial.

Certamente a Nintendo tem se empenhado em barrar a pirataria, mas como apontado por SciresM, e isso já havia vindo a público antes, o problema só será resolvido quando forem tratadas as brechas do Tegra X1. Com uma possível nova versão do Nintendo Switch sendo lançada em breve, certamente isso é algo em que a Nintendo irá trabalhar para solucionar esse caso de uma vez por todas.

 

Fonte