Desenvolvedora: Area 35 inc.
Publicadora: Area 35 inc.
Gênero: Estratégia
Data de lançamento: 11 de julho, 2019
Preço na eShop: US $14.99
Formato: Digital
Em 11 de julho de 2019, a Area 35 lançou no Nintendo Switch e PC Tiny Metal: Full Metal Rumble, um jogo de tático de turnos inspirado na clássica série de estratégia da Nintendo Advance Wars. Tiny Metal: Full Metal Rumble é uma sequencia do título de mesmo nome lançado no final de 2017. Ele traz muito mais conteúdo, um novo protagonista, novos mapas, uma nova campanha com mais de 30 missões, quatro novos modos, a adição de objetivos a serem concluídos fora o objetivo principal, entre muitas outras coisas.
Se você é fã de jogos de estratégia, principalmente se é fã de Advance Wars e está com saudades de um novo jogo da série, eu recomendo logo de cara a dar uma olhada. No entanto, não espere algo a nível Fire Emblem, com uma história rica e intrigante, pois o que este jogo mais peca é na história.
História do jogo
Acredito que não seja necessário falar muito sobre a história do jogo aqui. Além de fraca, você basicamente você terá 39 missões para concluir na campanha principal onde cada missão lhe dar um segmento da história que vai ter dar uma razão para estar ali. Os segmentos de história e cenas são todas dubladas. No entanto as linhas de texto não te dão uma opção de pausa para que você possa ler com mais paciência antes de começar uma partida – há apenas opções de ir mais rápido, pular a caixa de texto, ou pular totalmente o diálogo. Então se você apenas quer se divertir e não quer se preocupa com a história, acredito que não perderá muita coisa.
Gameplay
Se a história do jogo é fraca, ela é compensada com a sua jogabilidade. Felizmente, não tenho o que reclamar da jogabilidade. O jogo é simples de aprender as mecânicas, mas não se preocupe se o início parecer muito fácil, ele vai aumente gradativamente sua dificuldade conforme vai avançando, e acredito que isso é um dos charmes de se jogar jogos táticos.
Se estiver jogando a campanha, as batalhas deste modo tem diferentes condições de vitória para cada uma das missões. Estas condições variam de derrotar um líder inimigo, tomar o quartel-general, ou sobreviver a uma quantidade de turnos com seus soldados. Além disso, a Area 35 implementou neste jogo a opção de poder concluir missões que são fora do objetivo principal. Elas não são obrigatórias, mas completando elas você será recompensado.
A jogabilidade em si não é diferente do que vemos em jogos como Fire Emblem. Você move as unidades na tentativa de ultrapassar e atacar seu inimigo. Antes de atacar, você pode escolher algumas ações que pode lhe dar vantagem sob o exercito inimigo. O ataque normal terá uma porcentagem de dano e chances de critico dependendo do numero de soldados vivos em ambos os lados; o Assault funciona como o ataque normal, mas ao final da batalha ele jogará o inimigo para longe, o que é bom para afastá-los das cidades ou evitar de que seja cercado; o Lock-on você alveja o inimigo até o final do turno e pode combinar o poder de fogo com outra unidade aliada que também está alvejando a unidade inimiga para um Focus Fire; você também tem o Merge que você junta uma unidade aliada com a outra, este funciona bem para aliados com poucos soldados pode dar um ‘boost’ para a outra unidade que está com um numero maior de soldados.
Gráficos
Convenhamos que o mais importante em jogos de estratégia é a gameplay. No entanto, acredito que um jogo sem carisma, sem uma identidade, é um fator que pode afastar o jogador de poder conhecer e explorar o potencial do jogo. Tiny Metal não peca neste quesito. Os gráficos apesar de serem em 3D, eles não possuem tantos elementos nos mapas, porém, do modo que a Area 35 planejou o jogo para ser simplista mas ao mesmo tempo bonito, que mescla personagem com visuais parecidos com animes, foi algo que me agradou bastante, deu uma certa identidade ao jogo onde consigo reconhece-lo bem dos demais jogos de estratégia.
Conclusão
Tiny Metal: Full Metal Rumble é um bom jogo de estratégia, com uma identidade, uma boa gameplay, e que certamente se destaca como um memorável jogo de estrategia desta geração. A Area 35 Inc. ainda tem um longo caminho pela frente para consagrar a franquia, mas este é um ótimo sucessor espiritual para Advance Wars.
Apesar da falta de uma boa história, o jogo encontra sua diversão na jogabilidade e nas suas mecânicas originais. Somando isso com o seu ótimo preço na eShop, se você busca um bom jogo tático de turnos, Tiny Metal: Full Metal Rumble é mais que recomendado.
Avaliação: 9
Jogo avaliado no Nintendo Switch com o código fornecido gentilmente pela Area 35 inc.
1 – Melhor vomitar do que jogar isso.
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10- Agulha no palheiro! Todo gamer precisa jogar essa gema maravilhosa!