Em uma entrevista recente com a IGN, Matt Thorson, o desenvolvedor de Celeste, falou um pouco sobre o conteúdo extra do jogo lançado recentemente (Chapter 9), onde diz por que de não estão cobrando pelo conteúdo, bem como falou sobre uma sequência para o jogo e vendas do mesmo.
Pegamos alguns trechos da entrevista e o colocamos abaixo, mas você pode acessar a discussão completa aqui.
Por que não estão cobrando pela atualização como DLC ou apenas guardando para um “Celeste 2″…
Antes de tudo, deveríamos realmente cobrar por isso. Não gostamos de definir expectativas de que expansões desse tamanho sejam gratuitas. Queremos deixar claro para o nosso público que só podemos liberar isso de graça porque estamos em uma posição muito feliz no momento e que isso realmente não é algo razoável de se esperar de qualquer desenvolvedor, inclusive nós, no futuro.
Desde o início, decidimos que cobrar pelo Chapter 9 nos forçaria a abordá-lo como um novo “produto”, o que nos restringiria de algumas maneiras que não pareciam corretas. Há algumas decisões de design que teriam que mudar. Portanto, foi apenas a melhor decisão para o projeto, e estamos muito gratos por estar na posição em que poderíamos fazê-lo dessa maneira.
E quanto ao Celeste 2, realmente não queremos fazer uma sequência para este jogo. Talvez no futuro nós mudemos de idéia, mas agora não sabemos como justificariamos uma sequência. Além disso, estamos muito mais interessados em criar algo novo para o próximo lançamento completo.
Por que a nova atualização / Chapter 9 demorou tanto para ser lançada…
Originalmente, queríamos mantê-lo pequeno e evitar mudar coisas da história, para que pudéssemos terminar rapidamente e começar o nosso próximo projeto mais cedo. Assim como o jogo base, o Chapter 9 queria ser muito maior do que planejávamos. Enquanto isso, também estávamos ocupados montando o EXOK (nosso novo estúdio de jogos) e imigrando nossa equipe para o Canadá. Na segunda metade do desenvolvimento, alguns de nós estávamos dividindo nosso tempo entre Celeste Chapter 9 e o próximo jogo, o que diminuiu a velocidade também.
Em quantas cópias Celeste vendeu até o momento…
Não tenho um número exato, mas sei que chegaremos a um milhão de cópias em breve. O que é inacreditável para nós.