E a Nintendo mais uma vez conseguiu uma grande vitória contra a pirataria de seus jogos!
Graças a uma nova liminar, os sites Sky, BT, EE, Talktalk e Virgin Media agora serão forçados a “bloquear ou pelo menos impedir o acesso” seus sites que ajudam a distribuir jogos piratas, hardware modificado ou informações sobre como modificar consoles relacionados à pirataria.
O próprio Nintendo Switch abriu as portas para o firmware personalizado inicialmente. Mesmo que essa brecha tenha já tenha sido fechada, a Nintendo disse que as pessoas ainda estão tentando invadir o software atual do console.
O tribunal concordou que certos sites haviam infringido as marcas registradas da Nintendo. Também não há defesa legal para modificação do hardware do Nintendo Switch para permitir a pirataria. A Nintendo disse em comunicado à Eurogamer hoje:
Hoje, o Supremo Tribunal do Reino Unido considerou ilegal a venda e distribuição de dispositivos de ‘evasão’ para o Nintendo Switch. A Nintendo está satisfeita com o fato de o Tribunal Superior do Reino Unido ter confirmado que negociar em dispositivos ou software que permitem pirataria nos sistemas Nintendo Switch é ilegal. Essa decisão ajudará a proteger a indústria de jogos do Reino Unido e os mais de 1800 desenvolvedores em todo o mundo que criam jogos para a plataforma Nintendo Switch, e que dependem de vendas legítimas de jogos para sua subsistência e para continuar trazendo conteúdo de qualidade para os jogadores.
A UKIE, o órgão da indústria de videogames do Reino Unido, também forneceu a seguinte declaração em relação ao assunto:
Esses dispositivos de evasão, que permitem o uso de cópias não autorizadas de videogame, comprometem os negócios daqueles que defendem e dependem da venda de produtos legítimos. Como tal, a UKIE apóia totalmente a decisão e deseja reiterar a forte posição da indústria de videogames do Reino Unido contra operadores ilegítimos. O caso representa um dos múltiplos esforços da indústria para impedir que os maus atores violem e explorem os direitos de propriedade intelectual associados aos jogos.