Ninjala foi anunciado como um exclusivo de Nintendo Switch na E3 2018. A GungHo Online Entertainment planejava lançar o jogo de ação este ano, mas que infelizmente teve que ser adiado para a primavera americana de 2020.
Em uma entrevista à Noisy Pixel, Kazuki Morishita, CEO da GungHo Online Entertainment, discutiu por que Ninjala foi adiado, bem como as recentes melhorias implementadas.
Anunciamos o atraso porque queríamos que a jogabilidade online fosse uma experiência agradável para o jogador e com problemas de baixa latência. Desde então, aprimoramos muito do que você viu no passado e a ação é mais agradável. Melhoramos os controles e, pessoalmente, sinto que o desenvolvimento do jogo está indo bem. Atualmente, estou escrevendo novos elementos da história para o jogo, então voltarei a isso assim que voltar ao trabalho.
Morishita fez a seguinte observação sobre por que Ninjala recebeu luz verde em primeiro lugar e explicou por que eles se concentraram nos ninjas:
Normalmente gosto de jogos de fantasia, por isso dediquei tanto tempo a criar jogos como Puzzle & Dragons – muito fáceis de usar e felizes. Depois disso, porém, fiquei cansado e, assim, virei meu foco em Let it Die para explorar meu lado sombrio de fantasia. Embora, depois desse jogo, meu lado anjo tenha ressurgido e foi nessa época que Ninjala entrou na minha vida.
Eu queria que o jogo tivesse raízes japonesas, mas também tivesse um apelo global, por isso fomos com ninjas. Quando você é criança, pega um graveto e imita esses movimentos ninjas e eu queria voltar ao mundo imaginativo de jogar como ninja. Eu não queria que o jogo fosse cortado e morto, mas, em vez disso, queria que ele se concentrasse em ser um pouco mais amigável para as crianças, onde o usuário ganhará pontos. Também foi aqui que surgiu a idéia de usar chiclete como arma, que também é usada para executar habilidades ninjas.