por muito tempo, a série core de Pokémon sempre esteve nos consoles portáteis da Nintendo, enquanto os consoles de mesa recebiam apenas spin-offs. Mas graças à natureza híbrida do Switch, agora podemos ver jogos de Pokémon sendo reprodizidos na TV como os consoles de mesa, e isso começou em 2018 com os jogos Pokémon Let’s Go, Pikachu! e Pokémon Let’s Go, Eevee!. Agora, Pokémon Sword e Pokémon Shield continuam a tendência no Switch e marcarão uma geração totalmente nova que pode ser jogada numa tela grande.
Em entrevista à Game Informer , o produtor Junichi Masuda foi perguntado por que demorou tanto tempo para um jogo core de Pokémon em um console de mesa. Masuda primeiro observou a importância de manter uma experiência aberta na qual os jogadores possam se conectar com os outros na vida real, explicando:
Acreditamos que é realmente importante não ter a experiência totalmente fechada. Facilitar as interações da vida real – brincar com os amigos no mesmo espaço e conversar uns com os outros – facilitando que isso faz parte da experiência de Pokémon, e não apenas o que está acontecendo na tela. É divertido jogar sozinho em casa também, mas provavelmente é mais divertido se você estiver jogando com os amigos por ai.
Masuda também destacou a importância das distribuições de Pokémon na loja como outro fator:
Fazemos isso para que você possa ir até aquele local e encontrar um amigo ou conhecer alguém que não conhecia antes e se conectar através do jogo. Esses momentos se transformam em memórias e agregam valor ao Pokémon que você recebe; toda vez que a vir, você se lembrará dessa experiência e achamos que essas experiências são valiosas.