Uma das maiores polêmicas envolvendo Pokémon Sword e Shield nos últimos meses foi a abordagem da National Dex onde um número seleto de Pokémon antigos não seriam incluídos nos jogos – o que obviamente deixou a comunidade decepcionada, bem como furiosa com esta decisão.
Em entrevista à VG247, o produtor Junichi Masuda tocou novamente no assunto onde refletiu sobre a situação, afirmando que a Game Freak sempre espera desenvolver “o jogo mais interessante possível e tornar a experiência mais agradável e rica para os fãs”. E como a equipe é capaz de “dar as pessoas um apego maior aos Pokémon que estão no jogo ”, Masuda conclui que a Game Freak não se arrepende da decisão tomada com National Pokedex de Galar.
Na entrevista, Masuda compartilhou o seguinte quando roi perguntado se a resposta dos fãs fez a Game Freak voltar atrás, e se ele acredita que este é o único caminho a seguir no futuro:
Não é necessariamente que nos fez repensar as coisas em si, mas o que sempre estamos olhando para o futuro é o que podemos fazer para tornar o jogo mais interessante possível e tornar a experiência mais agradável e rica para os fãs.
Por exemplo, quando adicionamos novos movimentos e habilidades, criamos uma experiência mais profunda para que todos possam desfrutar. Desta vez, também podemos dar às pessoas um maior apego aos Pokémon que estão no jogo, o que é algo que achamos muito importante. Então, definitivamente – não temos arrependimentos pelo que fizemos.
Em termos de Pokémon que você possuía em jogos anteriores, temos o Pokemon Home que está sendo lançado – e esse é outro lugar onde todos podem reunir todos os Pokémon de jogos anteriores e aproveitar uma maneira diferente de jogar com eles lá.