Assim como nos jogos Pokémon Let’s Go, Pikachu! e Pokémon Let’s Go, Eevee!, os novos títulos da série Pokémon Sword e Pokémon Shield não terão suporte ao cloud save backup. A informação veio direto da listagem da eShop destes jogos.
Acredito que isso não seja muita surpresa, já que a justificativa para isso nos jogos anteriores era por preocupações em manipular a experiência, especialmente ao interagir com outros jogadores. A Nintendo forneceu a seguinte explicação no ano passado, quando foi perguntado por que Splatoon 2 não tem o cloud save ativado:
A grande maioria dos jogos do Nintendo Switch suportará o backup do Save Data Cloud. No entanto, em certos jogos, esse recurso tornaria possível, por exemplo, recuperar itens que foram trocados com outros jogadores ou reverter para um ranking multiplayer online mais alto que havia sido perdido. Para garantir um jogo limpo, o backup do Save Data Cloud pode não estar ativado para esses jogos. Para garantir que os backups do Save Data Cloud não possam ser usados para afetar injustamente as classificações do multiplayer online, o recurso não será ativado no Splatoon 2.
Claro, a explicação acima vale também para Pokémon Sword e Pokémon Shield.
Fonte: Switch eShop