Apesar de antiga, a série Atelier não era muito presente nas plataformas da Nintendo. Vimos até títulos chegando em plataformas como o Game Boy Color, GBA, Nintendo DS e 3DS, mas foi no Switch que as coisas começaram a mudar. Desde o lançamento de Atelier Lydie & Suelle: The Alchemists and the Mysterious Paintings em 2017, a Koei Tecmo e a Gust vem trazendo todos os seus títulos recentes e remasterizações para o híbrido da Nintendo.
Recentemente, em entrevista ao site Nintendo Everything, o produtor de Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout, Junzo Hosoi, discutiu em um tópico como tem sido trabalhar com o Nintendo Switch. Hosoi comentou os desafios envolvidos, afirmando o seguinte:
Definitivamente, queremos lançar o mesmo produto que temos para o PS4. Olhando pelo aspecto gráfico, sendo capaz de apresentar a representação visual e, especialmente, a taxa de quadros, descobrimos que isso é um desafio.
Com os botões do PS4 no controle – círculo, quadrado, cruz e triângulo – eles têm cores associadas a eles. Geralmente usamos essas cores também no jogo para associar certos botões, mas com os botões A, B, X, Y do Switch – não há cores associadas. Eles são todos de uma única cor. Então, tivemos alguns desafios em termos de representação disso.
Apesar dos desafios envolvidos, a Gust acredita que valeu a pena dar suporte ao Switch na série Atelier. Hosoi disse que as vendas têm aumentado a cada entrada sucessiva da franquia no console da Nintendo, então eles “acham que essa é uma boa plataforma para a qual expandimos”.
Atelier Ryza: Ever Darkness & the Secret Hideout teve seu lançamento no final de setembro no Japão e foi um sucesso de vendas não só da franquia em anos como também nas plataformas da Nintendo e Sony. Você pode esperar por um lançamento ocidental no final deste mês nas Américas e no início de novembro na Europa.