Apesar de Pokémon Sword / Shield não ser um RPG open-world, os fãs ainda podem desfrutar da Wild Area, um ambiente grande em 3D totalmente explorável. Um dos atrativos da Wild Area é poder ver e se aproximar dos Pokémon que ali habitam. No entanto, a inclusão desta feature não foi planejada originalmente pela equipe de desenvolvimento.
Em entrevista ao site alemão Heute, o diretor Shigeru Ohmori explicou que Game Freak não tinha originalmente certeza de quantos Pokémon ele poderia exibir na tela ao mesmo tempo na Wild Area, o que poderia impedir o recurso de acontecer. Mas graças ao feedback positivo dos jogos Pokemon Let’s Go, isso era algo que o estúdio queria incluir.
Originalmente, não tínhamos certeza de quantos Pokémon poderíamos mostrar na tela ao mesmo tempo, em um nível técnico. Quando começamos o desenvolvimento no Sword & Shield, não estávamos pensando em usar esse recurso. No entanto, após o feedback que recebemos de Let’s Go, queríamos implementar esses ‘encontros visíveis’ nos novos jogos também. No entanto, encontros aleatórios na grama alta também estão nos jogos.