[Review] Tokyo Dark Remebrance

Desenvolvedora: Cherrymochi
Publicadora: Unties
Gênero: Visual Novel point-and-click, terror psicológico
Data de lançamento: 07 de Novembro, 2019
Preço na eShop: US $19,99
Formato: Digital

Versão em vídeo

Tokyo Dark é um jogo de aventura indie no estilo point and click que mescla os tradicionais desenhos japoneses com um enredo de thriller psicológico. Conta a história do detetive Itō Ayami, que está procurando seu parceiro, o detetive Kazuki Tanaka, que desapareceu durante um caso.

O Gameplay

O game tem uma jogabilidade bem similar a outros jogos do estilo point and click, ou seja, não espere nada diferente do que apontar e clicar para interagir com os elementos do cenário. Apesar de ter uma jogabilidade sem muitas inovações, a movimentação da personagem no ambiente 2d é bastante fluida e fácil. Algo que agradou bastante foi o modo de interação com os personagens durante os diálogos que podem ser acelerados se necessário, sem afetar a experiência do jogo. Por se tratar de uma narrativa com pegada de terror, alguns elementos do cenário funcionam de acordo com nossa movimentação e exploração, além de contar com alterações em atributos de acordo com nossas escolhas no game, como por exemplo nossa sanidade mental. Isso enriqueceu lindamente a gameplay. O game foi lançado originalmente para PC e Mac em 2017, a versão de Nintendo Switch teve uma ótima solução para não precisar do uso do cursor, toda a seleção de elementos do cenário pode ser feita com os botões L e R. Com isso posso dizer que a gameplay me agradou bastante para um jogo desse gênero.

Os Gráficos

Os gráficos do game não decepcionam nem um pouco, principalmente se você for fã de animes e mangás. Durante muitas partes do jogo fiquei apenas admirando alguns cenários do jogo que contam com um estilo artístico bastante caprichado, com muitas cores e detalhes. Apesar de ser um cenário 2d, como é de costume nesse gênero, em alguns momentos os efeitos visuais deixam a experiência mais completa, a inserção de pequenos trechos no formato anime substitui bem o papel de computação gráfica. Nossa detetive também é muito caprichada e tem sprites de movimento bem feitos que combinam bastante o cenário em profundidade e enquadramento, dando força a impressão de estar fazendo parte de um anime.

A trilha sonora

Posso dizer que a trilha sonora é o ponto alto de todo jogo de terror e não poderia ser diferente aqui, o jogo tem ótimas trilhas e seus engenheiros de som tiveram êxito em retratar os momentos felizes e tristes com maestria. Quase todo game tem uma trilha sombria com efeitos sonoros bem aplicados naqueles momentos de susto, infelizmente alguns efeitos sonoros não me agradaram muito, como por exemplo o efeito do diálogo de conversação, se a conversa for muito extensa, o barulho de maquina de escrever irrita um pouco depois de um tempo. Contudo isso pode ser ajustado nos menus do jogos e não chega a ser um ponto fraco. Resumindo, só faltou mesmo a dublagem completa dos personagens, em alguns momentos acontecem a fala de alguns nomes e sons simples, mas não é a mesma coisa.

História

O enredo não é tão complexo, mas é sem dúvida intrigante e conta com uma boa narrativa. Em alguns momentos o jogo fica um pouco arrastando, porém não acontece muito e o conjunto de personagens com diferentes estilos ajuda a encorpar o roteiro do game. O jogo se passa em diferentes linhas do tempo da mesma história, e é bem legal ver Ito recordando memórias enquanto vamos tentando solucionar o caso em nossa cabeça. O desfecho recompensa bem as horas dedicadas ao jogo e isso é fundamental. Em muitos momentos a história me remeteu uma mistura de CSI com desenho japonês e essa mistura ficou bem interessante.

Conclusão

Tokyo Dark é um ótimo jogo indie que vêm somando a biblioteca do Switch. Se você nunca jogou games do gênero point and click, mas tem costume de ler, e jogar games com bastante dialogo como RPGs, provavelmente vai gostar dessa experiência. No geral ele é voltado para um público que busca um jogo adulto com pegada leve de terror e mistério, que se identifica com a cultura japonesa contata em lindas animações.


* Cópia para análise disponibilizada gentilmente pela Unties *

Avaliação: 8

Significado das notas de 1 a 10
1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *