O mais recente jogo da série de esportes/party game Mario & Sonic at the Olympic Games, Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020, trás como novidade um modo onde você pode jogar vários eventos em retrô apresentando personagens do universo de Mario e Sonic com uma aparência clássica.
Porém, algo interessante de se notar foi como a SEGA abordou o estilo gráfico deste modo. Nele, a SEGA trouxe Sonic da era 16-bit, mas optou por trazer Mario com seu visual em 8-bit dos clássicos Super Mario Bros. do NES.
Em entrevista à 4Gamer, o produtor Nobuya Ohashi e o diretor Noahiro Hirao falaram sobre essa decisão, no qual dizem que no tópico de como exibir os personagens em suas formas retrô, havia uma brecha visual entre os personagens de Super Mario Bros. e Sonic. A SEGA então acabou se encontrando com a Nintendo e o comitê das Olimpíadas para decidir quais seriam os visuais dos personagens.
Naohiro Hirao:
Recebemos feedback sugerindo que temos as animações dos personagens de Mario em paridade com os designs do Sonic, já que os personagens do Sonic tinham mais imagens para trabalhar. E então a Nintendo sugeriu sua idéia de usar versões de 8-bits de seus personagens.
Nós nos divertimos muito descobrindo as coisas – só conseguimos mover os personagens girando-os em 90 graus, e tivemos que voltar a usar as regras antigas do passado (risos). E havia os problemas óbvios, como a Peach; ela só tinha uma imagem, então como íamos animá-la? Bem, dando a ela uma animação trêmula, pouco a pouco, de cima para baixo … realmente a fez parecer que estava correndo (risos).