Data de lançamento: 1987
Gênero: Esporte
Modos de jogo: multiplayer, single player
Plataformas: Atari 2600, ZX Spectrum, DOS, Amiga, NES, Commodore 64, Atari ST, MSX, Apple IIGS, Amstrad CPC, Mega Drive, Sega Master System, Atari Lynx
Desenvolvedoras: Epyx, Rare, Choice Software
Estúdios: Sega, Epyx, Atari, Milton Bradley Company, U.S. Gold, Hands-On Mobile, Erbe Software, SA, Kixx, Commodore Gaming
Este clássico do gênero de esporte foi lançado inicialmente em 1987 para o Apple II e Commodore 64, feito pela Epyxs que também desenvolveu outros jogos de esporte como Summer Games e Winter Games. A popularidade do jogo no Brasil se deve as versão lançadas para MegaDrive e Master System onde era vendido como o nome de Jogos de Verão.
Ports
Com o passar dos anos o jogo foi ganhando ports para as mais diversas plataformas, possuindo mais de dez versões lançadas entre 1987 e 1991.A última a receber foi o Mega drive em 1991, claramente este tendo o visuais superiores às demais e sendo umas das versões com o melhor envelhecimento.
Embora tenha envelhecido mau, a maioria das versões conseguem ter similaridades sem precisar fazer fortes adaptações nas modalidades como foi com na BMX do Atari 2600. Para aqueles que já conhecem o jogo, ver essas versões pode ser uma experiência legal para analisar como suas limitações entre plataformas. No entanto, a única versão que aconselho ficar longe é a do ZX Spectrum que parece um dos jogos portáteis da Tiger.
Grande competição
O multiplayer do jogo é um de seus pontos altos, embora não seja simultâneo ainda é incrível e perfeito para reunir a galera, sendo possível até 8 jogadores que podem competir em todos os eventos como um campeonato. Todos os eventos são bem distintos e divertidos se o jogador souber o que fazer, uma coisa que acontecia frequentemente comigo era ser bom em alguns eventos é péssimo nos outros por não ter instruções. Ate certo ponto os jogos conseguem ser bem intuitivos mas necessitam praticar para um melhor entendimento, algo bem diferente de “Party Games” como Mario Patry, onde uma simples partida praticar já resolve todos os problemas. Some também a falta de leitura de manuais típica da época isso acabava gerando uma competição de “talento natural”, que se baseava em sorte e instinto mas que não deixava de proporcionar diversão e competitividade com os amigos.
Modalidades Esportivas
Half Pipe – o evento consiste em fazer manobras até o tempo acabar. Os direcionais são usados para se movimentar e fazer manobras, onde virando antes do personagem perder força faz com que ele volte com ainda mais força conseguindo ir em uma altura maior. Dependendo da área da Half Pipe uma manobra diferente pode ser feita.
Foot Bag (Embaixadinha) – esse é o evento mais tranquilo já que não penaliza os erros ou tem número máximo de tentativas. Embora exista um limite de tempo, ele acaba sendo o mais tranquilo. O objetivo é fazer embaixadinhas variando o máximo possível de movimentos para ganhar mais pontos com as combinações. Este evento possui os comandos mais complexos.
Esquerda e direta movimentam, baixo faz o personagem rodar, um botão pula e o outro dá o chute, cabeçada e joelhada. Os comandos de chute, cabeçada e joelhada são ajustados automaticamente dependendo da posição da bola em relação ao personagem.
A variação de combinações diferentes garante um bônus no final. Quanto maior a variedade de combos feitos mais pontos são ganhos. Existem onze combinações e decora-las faz toda diferença em uma partida, embora dada a variedade é bem possível de se conseguir algumas jogando de forma aleatória.
Surf – na teoria é o mais fácil, só que acaba sendo o mais tenso quando não se sabe como jogar. Por mais simples que a modalidade seja, a onda vindo sempre acaba deixando os iniciantes nervosos.
Basicamente só são usados os direcionais da esquerda e direita para girar o personagem. Fazer zig zag de forma correta faz ele ir mais rápido e assim conseguir distancia da onda tendo espaço para fazer as manobras.
A pontuação desse evento não depende de pontos feitos de forma acumulativa como os outros, mas sim de uma média de cada categoria. As categorias pulos, número de voltas e tubo concedem no até 2.5 cada enquanto o tempo na prancha da um 1.5. Basicamente você precisa fazer um pouco de tudo para garantir uma boa pontuação.
Roller Skating (Patins) – uma corrida de patins em um calçadão cheio de obstáculos que devem ser desviados enquanto se mantém a velocidade. O evento exige reações rápidas para desviar dos obstáculos e aproveitas as poças para fazer mais pontos.
Use os direcionais de cima e baixo para controlar os movimentos de cada uma das pernas. Quanto mais rápido se aperta intercalando mas rápido e reto se vai. Então é um pouco complicado desviar de forma eficaz indo para cima ou para baixo, sendo que a melhor alternativa é o pulo que fica no botão de ação. Isso não vale para versão de NES onde um botão avança e outro pula.
A pontuação é baseada no desvio de obstáculos e passando pelas poças que fazem a personagem rodar. Os obstáculos são muito naturais e fazem parte do cenário, então das primeiras vezes muitos podem passar desapercebidos.
Flying Disk (Frisbee) [Evento inexistente na versão de MegaDrive] – um amigável jogo de frisbee no parque. Atirar o frisbee é extremamente fácil, a velocidade da barra é bem baixa fazendo ser simples acertar perto do centro da força e do ângulo. A dificuldade desse evento esta na hora de pegar o frisbee: a forma que se pega define os pontos ganhos, pegando ele acima da cabeça ou se jogando para pegar garante os melhores pontos.
Para selecionar a força e o ângulo se deve apertar os direcionais da direita para velocidade e da esquerda para o ângulo. Assim, o frisbee é lançado e o controle muda para o receptor que se movimenta nos direcionais e usa o de cima para levantar a mão e um dos botões para se jogar e tentar pegar o frisbee.
BMX – este é como uma junção de bicicleta e MotoCross. Na versão de MegaDrive este era o evento principal, o mais aguardado e o mais disputado. Como se já não fosse bastasse, o tempo apertado e o sistema de três vidas ainda é possível quebrar o pescoço quando se erra uma manobra e faz o personagem literalmente morrer. Embora o jogo só diga que ele machucou a cabeça a musica no fundo faz parecer que ele realmente morreu.
Se movimentando para cima e para baixo usando as setas e os botões para acelerar e pular na pista de MotoCross, saber como usar as subidas e descidas para fazer as melhores manobras para garantir pontos é essencial assim como manter a velocidade constantemente.
No final da pista existe um buraco que deve ser pulado, e do outro lado há uma moto caída. Essa moto tornava o evento mais interessante, onde na época ninguém sabia como ou se era possível pegá-la. Mas sempre que alguém chegava no final e conseguia pular, todo mundo fica nervoso para saber se a pessoa conseguiria pegar a moto – era algo meio fantasioso porque não sabíamos se realmente aquilo era possível mas acho que esse era o motivo que fazia essa parte ser tão mágica.
Ainda vale a pena?
No seu lançamento o jogo teve muita popularidade, que refletiu em inúmeros ports. Pensar numa sequência nos dias de hoje seria algo ainda bem-vindo considerando principalmente o Nintendo Switch utilizando os Joy-Cons, mas acredito que bombaria bem mais na geração passa, onde jogos como este vendiam igual água no Wii e Nintendo DS.
Hoje em dia não é mais tão comum encher a casa para jogar videogame quanto antes e as partidas tendem a ser online. Mas esse jogo funciona melhor jogando local, para aqueles que jogavam na época do MegaDrive, Master System e dos ‘Famiclones’, aconselho tentar um emulador, controle USB em um PC/notebook ligado à TV. Acho que seria a melhor maneira de recriar a experiência dos anos 90, claro, se conseguir juntar bastante gente numa tarde de final de semana.
- Lançamentos em mídia física da semana — 30/09 a 04/10, 2024 | SWORD ART ONLINE: Fractured Daydream, I☆CHU: Chibi Edition, e mais - 29/09/2024
- Próximos lançamentos em mídia física para Nintendo Switch | Outubro, 2024 - 27/09/2024
- Lançamentos em mídia física da semana — 23/9 a 27/9, 2024 | The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, REYNATIS e mais - 22/09/2024