[Review] Collection of Mana

[Review] Collection of Mana

06/01/2020 0 Por Diiiih

Desenvolvedora: Square Enix
Publicadora: Square Enix
Gênero: RPG de Ação
Data de lançamento: 11 de junho de 2019
Preço: $39,99
Formato: Físico e Digital

Confira a versão em vídeo:


Seiken-Densetsu-Collection-Banner

Collection of Mana chegou ao ocidente oficialmente em junho de 2019 pela eShop, com sua versão física chegando um pouco mais tarde, em agosto do mesmo ano.

A coletânea é composta pela versão original dos três primeiros jogos: Seiken Densetsu: Final Fantasy Gaiden, que nos estados unidos ficou conhecido como Final Fantasy Adventure e na Europa Mystic Quest, Seiken Densetsu 2, que chegou ao ocidente como Secret of Mana e Seiken Densetsu 3, que até o momento nunca havia saído do Japão, sendo assim um jogo inédito no ocidente! Aqui, Seiken Densetsu 3 recebeu o nome de Trials of Mana.

Antes de começar a falar sobre cada jogo, devo destacar que foi adicionada uma galeria de músicas para cada título, que pode ser acessada antes de iniciar os jogos. Ainda, foram adicionadas diversas opções de idioma (infelizmente o português não está disponível) e foi adicionado também algumas facilidades nos jogos, como a possibilidade de salvar a qualquer momento do jogo e de retornar àquele ponto quando quiser, o famoso “Save State”. Ainda, Secret of Mana e Trials of Mana podem ser jogados em modo cooperativo para até três pessoas.

Final Fantasy Adventure

images-3

Seiken Densetsu, ou Final Fantasy Adventure, é um jogo de RPG de Ação lançado originalmente em 28 junho de 1991, diferente de Final Fantasy que era um RPG por turnos e, para quem não sabe, possui atualmente 3 versões: A primeira, lançada originalmente para o Game Boy, Sword of Mana, um primeiro remake feito para o Game Boy Advance que trouxe uma série de mudanças em relação ao jogo original, com a remoção de diversos elementos e a adição de novos, como por exemplo, agora você poderia jogar com um menino ou uma menina, e por fim, Adventures of Mana, lançado para celulares e o PS Vita. Este é o segundo remake do primeiro jogo, que na verdade é exatamente o mesmo jogo original, baseado em grid e tudo, só que com objetos em 3D. Se você reparar bem, é inclusive o mesmo mapa do jogo original.

FFASS_01

A maravilhosa trilha sonora do primeiro jogo também está de volta, agora rearranjada e com o chiptune 8-bits saindo para dar lugar a uma musica moderna.

Em Final Fantasy Adventure há um grande mundo a ser explorado, e ele é exibido na tela do Game Boy nos mesmos moldes que outro famoso jogo do portátil da Nintendo: The Legend of Zelda: Link’s Awakening, ou seja, tela a tela. Este jogo pega emprestado inclusive alguns elementos de sua série irmã, Final Fantasy, como o Chocobo e o Moogle por exemplo.

FFASS_06

Na versão de Switch, foi implementada uma série de filtros que variam desde a versão original em 4 tons de cinza, até uma simulação de cores como se estivesse jogando na telinha do próprio Game Boy, dando um charme a mais ao título

Com uma campanha de aproximadamente 10 horas de duração, espere muitas Dungeons para explorar, um grande mapa para desbravar e a origem da história de Mana para ser descoberta.

Secret of Mana

422742-hobby-consolas-hace-20-anos-secret-mana

Seiken Densetsu 2, ou Secret of Mana é o segundo jogo da série. Originalmente lançado para o Super Nintendo no dia 06 de agosto de 1993, o jogo pegou tudo que tinha no primeiro título e adicionou muitos, mas muitos novos conteúdos, contando uma nova história, introduzindo os elementais guardiões de Mana, mas mantendo pilares da série, Rabitecomo o próprio Mana, a espada sagrada, a árvore de mana, inimigos típicos, como o simpático e perigoso coelhinho amarelo, e agora o jogo introduz um trio de protagonistas, que possuem uma história muito mais complexa que a apresentada no primeiro jogo, cada um com suas próprias motivações, em que tudo converge num objetivo principal.

 

2SS_01

A jogabilidade continua a ser de RPG de Ação, e as magias passam a ser destravadas conforme você vai acumulando o poder das sementes de Mana e adquirindo os poderes dos espíritos guardiões elementais.

Aqui, há 8 diferentes armas que podem ser alternadas a qualquer momento entre os três membros do seu grupo, e conforme você utiliza certa arma, seu personagem vai ficando mais forte com a mesma, de modo que ao trocar para uma arma menos utilizada, seu poder será menor, por mais que o nível do personagem esteja alto.

2SS_06

Ainda, o poder das armas pode ser melhorados com o Ferreiro que aparece estrategicamente em cada vila do jogo, sendo que para isso você irá precisar coletar primeiro os orbs de melhoria para cada uma das 8 armas. Ao melhorar uma arma específica, além de seu poder aumentar, também irá destravar um nível para um ataque carregado, e quanto mais tempo você deixar a arma sendo carregada, mais potente e maior será o dano causado.

Na versão de Switch, Secret of Mana pode ser jogado em tela *quase* cheia, com duas bordas mostrando uma arte da série, ou com a imagem um pouco menor, mostrando mais da arte de fundo.

2SS_05

Secret of Mana ganhou um remake aos moldes de Adventures of Mana: É exatamente o mesmo jogo original baseado em grid só que com objetos em 3D. É o mesmo mapa, está tudo lá, inclusive o mini mapa que fica disponível no canto da tela é o mapa do jogo original. Este remake está disponível para o PS4, Vita e PC.

Trials of Mana

trials-of-mana-duran

O terceiro jogo da coletânea é Seiken Densetsu 3, que no ocidente recebeu o nome de Trials of Mana. Este é um jogo que foi lançado já no final da vida do Super Nintendo, no dia 30 de setembro de 1995, quando os consoles concorrentes Sega Saturn e o PlayStation original já estavam no mercado há bastante tempo, e também sendo ainda o ano anterior à chegada do sucessor do Super Nintendo, o Nintendo 64.

Atualmente, um remake de Trials of Mana está em desenvolvimento para ser lançado no Nintendo Switch e PS4, mas diferente dos outros remakes, este será um remake completo, uma reimaginação total do título original, aos moldes de um RPG moderno.

3SS_03

Sobre o jogo original, Seiken Densetsu 3 ficou exclusivo do Japão por 23 anos, mas isso não impediu os fãs de traduzirem o jogo em emuladores e aqui por muito tempo ele ficou conhecido como Secret of Mana 2, antes de ser oficialmente batizado como Trials of Mana.

Se Secret of Mana evoluiu em cima de Final Fantasy Adventure, Trials of Mana foi além. O jogo mantém o mesmo estilo RPG de Ação dos jogos anteriores e possui os mesmos elementos pilares da série: a árvore de Mana, a espada sagrada, os 8 espíritos elementais, o coelhinho amarelo continua aqui, assim como outros inimigos introduzidos em Secret of Mana também aparecem. Outro elemento curioso que está de volta é o canhão introduzido em Secret of Mana. Este canhão é uma espécie de atalho entre as regiões do mundo. O personagem simplesmente é “atirado” para o seu próximo destino.

3SS_04

Com mundo e história novos, Trials of Mana agora inova apresentando ao jogador a possibilidade de escolher 3 entre 6 protagonistas disponíveis. Cada um deles tem sua própria história, vilões, estilo de gameplay, personalidade, formas de ver o mundo, e tudo o que você faz com um personagem pode ser visto de uma forma diferente com outro, e assim, o fator replay do game foi elevado às alturas.

Trials of Mana também introduz a possibilidade de mudar de classe conforme o seu personagem atinge certo nível. Cada um dos seis personagens pode mudar entre seis classes diferentes, isso sem contar a própria classe inicial.

Outra coisa nova neste jogo é que agora há um sistema de dia e noite, e muita coisa muda. Há segmentos da história que só acontecem em certa hora do dia, os monstros também são diferentes, e por exemplo, aparecem zumbis e imp à noite, enquanto os monstros durante o dia são outros.

3SS_06

Mais uma coisa interessante que foi apresentada neste título é que toda vez que você dorme na pousada aparece que aquele novo dia é o dia de um espírito elemental específico, e isso significa que a magia deste espírito estará mais forte neste dia.

Trials of Mana é um jogo riquíssimo em história e estratégia, e com certeza joga-lo apenas uma vez ou mesmo duas não será o suficiente para ver tudo o que o jogo tem a oferecer.

Similar a Secret of ManaTrials of Mana pode ser jogando em tela *quase* cheia, com duas bordas mostrando uma arte da série, ou com a imagem um pouco menor, mostrando mais da arte de fundo.

Seu único “defeito” é um pequeno lag que possui durante os menus, mas este é um defeito que a versão original possuía e foi mantida na coletânea de propósito, e por isto, “defeito” entre aspas.

Conclusão

Collection of Mana reúne os três primeiros títulos da longa série Mana, iniciada lá no Game Boy clássico no início dos anos 90. Trazendo muitas horas de gameplay entre os três títulos, uma trilha sonora maravilhosa e histórias interessantes, esta coletânea é um prato cheio para quem gosta de jogos de RPG, e é uma coletânea obrigatória para quem já conhece a série mas nunca terminou algum dos títulos. Na verdade, a coletânea inteira já vale pelo simples fato de ter Trials of Mana oficialmente localizado no ocidente após ficar 23 anos exclusivo do Japão.

* Review feito com a cópia adquirida por mim *

Avaliação: 9,5/10

Significado das notas de 1 a 10
1 – Melhor vomitar do que jogar isso
3 – Vai fazer outra coisa.
5 – Só jogue se você for MUITO fã mesmo…
6 – Jogo legal pra se divertir e se distrair.
8 – jogo bom, vale bem seu tempo e dinheiro!
9 – Jogo excelente que vai deixar uma marca em você!
10 – Jogo obrigatório!