
A atual detentora da IP Cooking Mama, a Office Create, emitiu uma declaração em relação ao lançamento de Cooking Mama: Cookstar para o Nintendo Switch pela Planet Entertaiment – jogo este disponível em diversos varejistas, mas não na eShop.
De acordo com as palavras fa Office Create, a empresa licenciou o desenvolvimento do jogo em agosto de 2018, mas o mesmo foi rejeitado por não atender aos padrões de qualidade da Office Create. No entanto, a Planet Entertaiment lançou o título no Nintendo Switch sem consertar todos os problemas abordados e sem a aprovação da Office Create.
Além disso, uma versão para o PlayStation 4 está sendo desenvolvida sem autorização da Office Create, que inclusive você já pode encontrar listagens desta versão em sites como a Amazon Germany, Play-Asia e GameStop Italy. De acordo com a Office Create, ela não licenciou a Planet Entertainment para desenvolver uma versão do jogo para PlayStation 4. A empresa atualmente avaliando uma ação legal contra a Planet Entertainment, mas não compartilhou nenhuma informação adicional no momento.
Fiquem com declaração completa do Office Create abaixo.
Re: Lançamento não autorizado de Cooking Mama: Cookstar pela Planet Entertainment LLC
Gostaríamos de agradecer aos fãs e clientes por seu apoio ao longo dos anos à franquia Cooking Mama. Como muitos de vocês sabem, a Planet Entertainment LLC (sede: Connecticut, EUA; “Planet”) lançou recentemente Cooking Mama: Cookstar à venda nos EUA, Europa e Austrália. Esta foi uma versão não autorizada em violação ao contrato da Planet com a Office Create.
Em agosto de 2018, a Office Create licenciou a Planet para desenvolver o jogo Cooking Mama: Cookstar para o Nintendo Switch. Infelizmente, a qualidade das versões do jogo falhou em atender aos padrões que nossos clientes esperam e merecem. A Office Create rejeitou uma ampla gama de deficiências que afetam a sensação geral, a qualidade e o conteúdo do jogo. No entanto, apesar de ser contratualmente obrigado a corrigir as deficiências identificadas e reenviar o jogo corrigido para aprovação da Office Create, a Planet lançou Cooking Mama: Cookstar sem abordar todas as rejeições e sem a aprovação da Office Create.
Também aprendemos que a Planet e / ou seu distribuidor europeu estão promovendo o próximo lançamento europeu de uma versão para PS4 de Cooking Mama: Cookstar. A Office Create não licenciou a Planet (ou qualquer outra entidade) para criar jogos de Cooking Mama para PS4. A Office Create em si não esteve envolvido no desenvolvimento de nenhum jogo do PS4 Cooking Mama.
Em 30 de março de 2020, o Office Create notificou a Planet de seu cancelamento imediato da licença devido à violação material intencional do contrato de licença pela Planet. Apesar desse aviso, a Planet continua a anunciar e vender a versão não autorizada de Cooking Mama: Cookstar em seu site, em violação intencional dos direitos da Office Create. Até o momento, a Planet não confirmou o status da versão não autorizada do PS4.
A Office Create está avaliando todas as ações legais contra a Planet para proteger nossos clientes, direitos de propriedade intelectual e a série Cooking Mama. Enquanto isso, agradecemos a nossos clientes e fãs leais de Cooking Mama por seu apoio contínuo e lamentamos sinceramente qualquer confusão e decepção causada pela conduta do Planet.