Se algum dia houve rivalidade entre a Nintendo e a Microsoft no mercado de videogames, hoje elas estão juntas em diversas colaborações que renderam bons frutos para o Nintendo Switch. Para refrescar a memória de vocês, foi graças a Microsoft que tivemos ports de Cuphead, Hellblade Senua’s Sacrifice, New Super Lucky’s Tale, Ori and the Blind Forest, bem como a chegada de Banjo-Kazooie em Super Smash Bros. Ultimate.
A parceria entre as empresas teve uma grande repercussão positiva entre os fãs onde sempre estão a aguardar novos anúncios por parte da Microsoft no híbrido da Nintendo. Durante uma entrevista ao podcast IGN’s Unlocked, o chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, abordou a situação.
Phil Spencer, apesar de abafar um pouco as expectativas, diz que alguns dos lançamentos do Nintendo Switch foram promovidos pelos desenvolvedores e a empresa não quer que os consumidores se perguntem sobre quais plataformas todos os seus títulos podem acabar.
“O relacionamento com a Nintendo é ótimo. Doug Bowser e eu, conversamos com frequência. Furukawa-san, CEO da Nintendo e eu, nos conhecemos bem e temos conversas.
Vou dizer que a IP individual por IP para diferentes plataformas, posso ver que pode ficar meio confuso para os clientes ao longo do tempo. Nós estamos aprendendo. Algumas dessas IPs foram de nossos parceiros de desenvolvimento que queriam fazer isso, e queremos apoiar os desejos de nosso talento criativo; portanto, parte disso foi liderada por parceiros. Mas penso cada vez mais sobre o que significa uma experiência completa do Xbox em diferentes plataformas.
No momento, parece que quando qualquer jogo sai, é ‘Esse aqui vai? Este vai para lá? E eu prefiro poder definir uma expectativa no nível do Xbox para nossos fãs sobre onde as coisas estão indo. Pensei que tivéssemos feito isso com a nossa primeira pessoa quando conversamos sobre o lançamento de jogos no Xbox e PC, e recebi algumas críticas de certas pessoas em certos grupos sobre isso, mas pelo menos estabelecemos uma expectativa sobre isso, e é melhor nos ver chegar a esse ponto nas diferentes peças de hardware em que estamos. Então acho que vou deixar por aí.
Definitivamente, tenho muito respeito pelo papel que a Nintendo desempenha e adoro ter ótimos jogos em sua plataforma. Mas eu realmente não amo essa idéia de que, para todos os nossos jogos, há um pequeno boato de que isso acabará no Switch ou não, e eu acho que devemos definir uma expectativa melhor para nossos fãs do que isso.