
A pandemia do COVID-19 fez com que diversas desenvolvedoras recuassem com seu planos para o primeiro semestre de 2020 empurrando seus jogos para a segunda metado do ano ou além disso. A Nintendo, no entanto, conseguiu manter todos os seus lançamentos da primeira metade do ano sem adiamentos mesmo com a pandemia global – Xenoblade Chronicles: Definitive Edition e ClubHouse Games: 51 Worldwide Classics seguem com suas respectivas datas para o final de maio e junho.
Embora a Nintendo tenha se esforçado para manter os fãs com jogos até o momento, em seu último relatório fiscal vimos que a partir de julho até dezembro não há quaisquer jogos first party para o Nintendo Switch, com exceção do remake de Famicom Tantei Club I & II, este com lançamento somente para o Japão neste ano. Talvez a sensação de que não teremos novidades neste segundo semestre seja pelo cancelamento da E3 e pelos rumores de que a Nintendo Direct tradicional de junho não acontecerá. Mas fique tranquilo, pois isso significa que não tenhamos nada em andamento para ainda este ano.
O presidente da Nintendo no Japão Shuntaro Furukawa afirmou durante uma sessão de perguntas e respostas com investidores nesta semana que a empresa tem “ jogos que estão programados para serem lançados durante esse período, exceto o que foi anunciado”. Furukawa explica que a situação atual do coronavírus, e o fato de seus desenvolvedores estarem trabalhando em casa, tem potencial ds afetar os planos de alguns lançamentos que estão preparando para ainda 2020.
Para nossa previsão, temos jogos que estão programados para serem lançados durante esse período (segunda metade do ano), além do que foi anunciado. No entanto, muitos funcionários da Nintendo e de nossos parceiros estão trabalhando em casa durante esse período. Considerando que os ambientes de trabalho entre casa e escritório são bem diferentes, pode ser cada vez mais difícil lançar nossos jogos de acordo com nossa programação atual, se a situação for prolongada. Atualmente, estamos prevendo que poderemos lançar nossos jogos de acordo com o cronograma.
No mesmo calendário de lançamentos divulgados pela Nintendo esta semana, vimos que a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Bayonetta 3 e Metroid Prime 4 ainda estão descritos como “TBA”, isso dá quase como certo que não veremos um lançamento em 2020. Pokémon Sword/Shield possui duas DLC de expansão em a serem lançadas, sendo a primeira já neste mês de junho, enquanto Super Smash Bros. Ultimate tem seu sexto personagens de DLC agendado para junho, que será um personagem de ARMS.