
Com a chegada do Nintendo DS e Wii, a Nintendo começou a dar seus primeiros passos em relação aos seus serviços online lançando sua loja virtual para comprar e baixar softwares. Para ambas as plataformas, a Nintendo introduziu um recurso vivo até hoje em seus consoles chamado ‘Friend Code’. Os Friend Codes são sequências numéricas usadas para que um usuário encontre outros amigos e adiciona-los em sua lista de amigo em um console Nintendo – um sistema que gera controvérsias até hoje no Nintendo Switch, já que em todas as outras plataformas é possível escolher um nome de usuário.
Como parte de um vazamento recente envolvendo o Wii e outras plataformas anteriores (via Nintendo Life) da Nintendo, uma apresentação interna que dá uma visão do pensamento da Nintendo na época sobre o uso do Friend Code foi ao ar e traz uma explicação da decisão da Big N em usar códigos numéricos em vez de um simples nome de usuário. No documento, a Nintendo diz que “havia opiniões de que, em vez de números de 12 dígitos, um nome de tela escolhido livremente seria melhor”. No entanto, dois problemas potenciais foram citados. O primeiro foi que poderia haver uma alta probabilidade de nomes duplicados, o que exigiria “múltiplas reentradas” e vai contra o princípio de simplificar as coisas. Havia também o pensamento de que alguns nomes poderiam ser facilmente adivinhados, o que contradiz seu objetivo de ter um sistema “confortável” em vigor.
Curiosamente, o Wii U foi o único que não incluiu o uso de Friend Codes. No lugar, a Nintendo optou pela Nintendo Network ID, mas como vocês já sabem, a Nintendo voltou a reutilizar os Friend Codes no Nintendo Switch.